• Receba a planilha exclusiva e gratuita para Gestão de Projetos de P&D!

    E mais: participe da comunidade privada de +4000 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos. Sem spam. Só inovação.

RETROSPECTIVA SRA INOVADEIRA 2018

2018 foi um ano muito desafiador aqui no Sra Inovadeira e na Tacta. Lançamos dois cursos (Formação em P&D Avançada e Formação em Assuntos Regulatórios) e abrimos duas novas cidades – São Paulo e Curitiba – o que trouxe mais complexidade para a nossa operação. Além disso, 2018 foi um ano em que a Tacta se aprofundou na sua missão de fazer uma revolução no mercado de alimentos através da educação, levando programas de treinamento in company para empresas de todo o país.

E tudo isso mantendo as publicações de textos inéditos, vagas, realizando webinars: continuando a levar conteúdo gratuito, de relevância, para visionários e visionárias de alimentos.

 

(Como? Basicamente não dormindo. Por quê? Porque a gente acredita no poder transformador do conhecimento.)

 

Vem comigo conhecer os melhores momentos do ano por aqui:

 

JANEIRO

O ano começou com a nossa já tradicional lista de tendência para alimentos, que este ano foram 160 e incluíram as predições de um banco 😮 (Sim, pasmem. Passa um coelho na rua e ele quer dizer quais serão as tendências para o ano.)

Neste mês também publicamos aqui o último post da série que explica a diferença entre testes de bancada, piloto e industriais e três entrevistas na coluna Negócios Criativos, que mostra empreendedores que estão fazendo a sua própria revolução em alimentos – Vya, Feitosa Gourmet e a nossa primeira entrevista internacional da coluna, Nima.

Já comecei o ano, refletindo sobre as responsabilidades e competências da liderança no que se trata de BPF e HACCP na Docile (um dos programas de treinamentos da Tacta mais transformadores do ano!).

 

FEVEREIRO

Fevereiro foi o mês da primeira edição do Horizonte 18 Food, um evento que tem tudo a ver com o que a Tacta pensa sobre o mercado de alimentos: ele falou de futuro, porém de um futuro palpável e próximo, falou de inovação, qualidade e regulatórios, tudo junto, porque é junto que se caminha. Neste nosso primeiro protótipo, tivemos 27 participantes, 5 palestrantes e 8 empresas na Mesa da Inovação. Foi incrível pensar um evento fora da caixa, que não fosse apenas um ciclo de palestras, e que pudesse materializar nossa filosofia de aprendizado mão na massa, criando diversas oportunidades aumentar o networking dos participantes.

Já aqui no site, saiu a lista de programas do Netflix para visionários (sempre uma mão na roda nas férias, hein?), entrevista com a Velivery para o Negócios Criativos, o céu e o inferno que é trabalhar em P&D, e um post com exemplos de transparência de empresas brasileiras (a maioria, nem tão transparente assim, mas cheia de bossa no marketing).

No Youtube, inaugurando a série de webinars 2018, falamos sobre o papel do Gestor de P&D – (que é diferente do papel dos pesquisadores, não é, colega?)

Neste mês, o projeto Sra Inovadeira completou 2 anos! Alguém acredita que já se passou todo este tempo?

 

MARÇO

Março foi o mês em que começamos as novas turmas de Formações em Gestão de P&D e Gestão da Qualidade em Campinas, Fortaleza e Lajeado. Coisa boa: cheiro de material novo, turma cheia de vontade de aprender e muitas novas amizades se formando.

Logo após o Horizonte, no início do mês, saiu uma reflexão sobre a capacidade de inovar da indústria de ingredientes (em um mercado que não inova). Eu compartilhei minhas dicas sobre como entrar em P&D e na coluna Negócios Criativos, tivemos a entrevista com a Não de Queijo.

Março teve webinar sobre Ferramentas da Inovação empregadas em P&D, com a professora Cecília D’Alessandro.

 

ABRIL

Ah, Abril! Que mês incrível: saiu matéria minha na Época Negócios (uhuu) versão online e também entrevista para a edição incrível sobre inovação em alimentos. (Garanti sozinha a tiragem do mês: comprei um monte de exemplares e presenteei todo mundo. <3).

Orgulho define.

E a matéria online saiu bem quando estava com meus amigos da Planta, ajudando a definir o futuro desta plataforma de inovação colaborativa em que tanto acredito (e que surgiu junto com a Sra Inovadeira – praticamente irmãs).

Neste mês também tivemos o nosso primeiro webinar patrocinado, pelos nossos amigos da Vogler, que vieram compartilhar conhecimento técnico sobre alginatos na panificação. Foi um grande passo para nós, que viemos desde 2016 realizando webinars gratuitos sobre temas da ciência, tecnologia, gestão e mercado de alimentos. Foi incrível ver que uma empresa acreditou neste propósito e quis apostar nele!

Falando em webinar, falamos sobre Food UX: como a gente pode trazer a mentalidade de User Experience para a área de alimentos, com o nosso professor Gustavo Soares.

Abril teve entrevistas com a Food Finder, post sobre registros de projetos na série Organizando o seu processo de P&D.

Em Curitiba, começou a Formação em Gestão de P&D!

 

MAIO

Maio, quando a Formação Avançada em P&D começou em Campinas, trouxe um passo a passo para definir a estratégia de inovação da sua empresa. Teve também um compilado de iniciativas de inovação aberta em empresas de alimentos.

Um dos textos mais lidos do ano trouxe uma chamada às armas para visionários e visionárias de alimentos: seja a mudança que você espera na indústria!

mudança na indústria de alimentos

A Formação em Gestão de P&D de São Paulo trouxe novos e maravilhosos alunos para o módulo de Gestão do Processo de P&D.

 

JUNHO

Em junho, o peso do ano já começou a se fazer sentir – posso ver isso claramente pelas postagens: ZERO textos novos 🙁 porém ainda 12 vagas em P&D publicadas!

Para minha defesa, foram três clientes incríveis atendidos no mês: Obrigado, Ingredion, Supernosso, além de uma palestra na Uniritter. Ah, e no final do mês, começou a cobertura da Summer Fancy Food – que você ainda pode conferir nos posts e destaques do Instagram.

Tô perdoada? 😉

 

JULHO

Foi incrível a oportunidade na Summer Fancy Food – entrar como imprensa me deu passe livre para todos os eventos da feira, além de receber informações atualizadas e privilegiadas todos os dias na cabine de imprensa. Além dos dias na feira, fiz um apanhado de comida na Whole Foods, Trader Joe’s, Walgreens, CNS, Chelsea Market e mais um montão de restaurantes por Manhatann (que você encontra no destaque NY Food do Instagram).

Fiquei nos States até o dia 6 de julho e voltei trazendo, além de um monte de amostras, uma megainfecção de pulmão, que me deixou 15 dias de molho em casa. (O corpo começou a dizer: desacelera. A mente, contudo, não aceita tais conselhos.)

De alguma forma, ainda consegui publicar dois artigos sobre que encontrei na feira – um sobre alimentos upcycled e outro sobre alimentos veganos.

No final do mês, ainda participei pela terceira vez do júri dos FI Innovation Awards da Food – onde tive o prazer de presenciar alunos e professores da Tacta competindo pelo maior prêmio de inovação de alimentos do Brasil

 

AGOSTO

Agosto trouxe o nosso 6° e maior encontro de visionários até a data na FISA – foram 50 pessoas ao menos reunidas para a foto mais animada do dia. Quer saber por quê? Porque o povo gritou, a todos os pulmões, no meio do mundo corporativo de alimentos…

Sarrada!

Vocês são demais 😀

Inauguramos este ano na FISA o Laboratório de Inovação – em que o pessoal pode colocar a mão na massa, desenvolvendo novos conceitos de produtos com os lançamentos mais inovadores que encontramos por lá! Dá uma olhada na galeria do que rolou.

Depois da FISA, saiu o tradicional post de cobertura dos melhores momentos e inovações da feira e a galeria com todas as fotos de visionários que tiramos por lá (será que você aparece?).

Finalizando a cobertura da cobertura da Fancy Food, saiu artigo sobre startups e incubadoras de alimentos que estavam expondo e os projetos e alimentos mais inovadores que encontrei (este último, com o patrocínio dos nossos amigos da Tradal).

Agosto também foi mês da Jornada da Alimentação em Lajeado, em que Dafné e eu palestramos e da megafesta de 10 anos do Idea Labs da Ingredion, em que falei sobre as Competências para Inovação.

Neste mês também foram anunciados os mentores da Terra Accelerator, uma das maiores aceleradoras de alimentos do mundo – comigo no time 😉

Momento orgulho II do ano. <3

 

SETEMBRO

Setembro foi mês de planejamento na Tacta! Peça primeira vez, reunimos toda a equipe em Lajeado, por três dias, para discutir o nosso futuro e planejar 2019. Foi um momento muito especial, que já se faz sentir (já viram as cidades novas que vêm por aí? E o Horizonte 19 Food em São Paulo e Curitiba – já fez sua inscrição?).

Aqui no site, saiu mais um artigo da série Organizando o seu P&D, desta vez falando sobre definir o seu Mapa de Entregas de projetos de novos produtos.

Teve palestra no Degusta 2018 da Duas Rodas sobre Design Thinking em Alimentos.

Voltando com nossos webinars, falamos sobre o uso do humor em alimentos – afinal, why so serius?

 

OUTUBRO

Outubro traz a Semana da Alimentação, que este ano falou sobre meios para erradicar a fome – que ainda atinge 815 milhões de pessoas, apesar do desperdício de alimentos – até 2030. Foi momento de palestras nas Semanas Acadêmicas da UFRGS (minha alma mater), FURB e UNISINOS, falando sobre o futuro da área de P&D de alimentos frente às demandas das novas gerações.

Neste mês também teve mentoria com a Empresa Júnior da Engenharia de Alimentos da UFRGS, em que discutimos questões de desenvolvimento de produtos como consultoria – briefing, contratos, direitos, deveres e afins. Foram 4h muito bacanas com gente jovem e cheia de garra!

Falando um pouco de tendências (#mejulgue), eu abro o jogo sobre quais mercados me parecem mais promissores em alimentos – onde eu colocaria minhas fichas caso estivesse montando uma nova indústria na área.

 

NOVEMBRO

Todo mundo já se encaminhando para o final do ano, mas por aqui as coisas continuam em franco desenvolvimento. Participei do evento O Futuro da Alimentação com o Sebrae-RS, que discutiu caminhos para a área de A&B, falando sobre o uso de Inteligência artificial em P&D.

Você pode ver este tema debatido no artigo publicado no mesmo mês, que conta com exemplos da área de alimentos.

Neste mês também começamos um novo programa de treinamento com nossos amigos da IFF!

 

DEZEMBRO

Dezembro trouxe a publicação da entrevista com o pessoal da Gastroterapia (que estará no Horizonte 19 Food falando sobre como a gastronomia pode transcender o consumo e atuar na promoção da felicidade).

Continuando no tema comida, trouxe uma reflexão sobre por que gostamos de nos ver como indústria e não como uma grande cozinha – como isso pode estar no cerne da rejeição à Big Food de que muitos de nós reclamamos hoje em dia.

Também falamos sobre o impacto da alimentação infantil sobre a inovação em alimento no Brasil.

Lá na Tacta, lançamos o calendário de cursos 2019 com condições especiais para os nossos assinantes (você já viu?).

Finalizando o ano – e o calendário maluco de viagens de 2018 (ufa!) – teve workshop com a Matprim e Alnutri.

 

 

Também foram 158 vagas em P&D publicadas ao longo do ano, 9 webinars gratuitos171 posts no Instagram, incontáveis Stories por lá, milhões de mensagens nos nossos grupos de Whatsapp com os alunos Tacta.

2018 foi um ano incrível e muito desafiador em questões de balanço vida e trabalho.

E 2019 vem aí, com novos cursos, novas cidades e novos e empolgantes desafios (tanto de carreira, quanto pessoais). Para alguém que é apaixonada por inovação como eu, que incrível poder se reinventar a cada esquina, criando cursos e eventos diferentes de tudo o que se vê no mercado.


 

 

Agora quero saber de você: como foi o seu 2018? Quais foram as suas maiores conquistas? O que pretende alcançar em 2019?


 
A Alimentus Consultoria também preparou um Vale a Pena Ver de Novo 2018 lá no site, com destaque para a montanha de novas legislações de alimentos que foram publicadas no ano. Passa lá!
nbsp;


nbsp;

O que 2019 reserva para o mercado de alimentos?

Abrindo as portas de 2019 e descortinando os cenários futuros e palpáveis para este ano, pensadores de diferentes áreas de alimentos trazem a sua resposta a esta pergunta. Um evento para tratar de inovação, P&D, marketing, legislação, qualidade, empreendedorismo e experiências de consumo e preparar você para os desafios do ano.

Venha discutir conosco os caminhos possíveis para o mercado de alimentos neste ano que se inicia.

Nós acreditamos que Inovação, Qualidade e Regulatórios precisam andar juntas. Inovação deve ter responsabilidade e atendimento à legislação. Qualidade deve acompanhar os movimentos das novas tecnologias e mudanças do cenário de consumo.

Horizonte 19 Food: um olhar abrangente e multifocal sobre o mercado de alimentos em 2019.

Vamos observar e construir juntos este Horizonte 19 Food!

O evento acontece em São Paulo nos dias 31/01 e 01/02/19 e em Curitiba nos dias 21 e 22/02/19.

Sobre Cristina Leonhardt

Mãe, viajante, escritora e apaixonada por inovação. Fundadora do site Sra Inovadeira e co-fundadora da Tacta Food School, onde atua como Diretora de Inovação para projetos de Gestão Estratégica de P&D e Desenvolvimento de Produtos. Mentora da Terra Accelerator. Eu quero que você alcance todo o potencial de inovação que existe dentro da sua empresa de alimentos. Se conseguirmos criar um produto diferenciado, não teremos mais consumidores. Teremos uma legião de fãs. Quer me conhecer melhor: pode me adicionar no Linkedin
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Receba a planilha exclusiva e gratuita para Gestão de Projetos de P&D!

    E mais: participe da comunidade privada de +4000 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos. Sem spam. Só inovação.