FOOD FINDER NA LUTA CONTRA O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS PROCESSADOS

Postado em 27/04/2018 por Luciana Monteiro
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Ainda hoje vivemos uma realidade de que um terço de toda a comida produzida no mundo vira lixo. Nesse mesmo mundo em que ainda existem pessoas morrendo de fome, essa comida/lixo usa dos nossos recursos naturais e compromete todo o sistema. E mal sabemos que esse lixo tem um custo, para nós, consumidores, e para o planeta.
As irmãs Grace e Gillian tinham como desafio reconstruirem-se dos próprios tombos, porém dessa vez pensaram em ter um negócio que fosse uma solução para humanidade. Nessa nova vibe, elas fundaram a Food Finder, que tem como propósito combater o desperdício no mundo e gerar valor para toda a cadeia envolvida.
Acompanhem essa inspiradora entrevista com a Food Finder, que me encheu de orgulho e esperança de ver um mundo melhor.

 


 

FOOD FINDER


Entrevista com Gillian Alonso, CEO da Food Finder®, startup de matchmaking B2B e economia circular na indústria de alimentos.
 
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Conte-nos um pouco sobre a história pessoal dos fundadores: quem são vocês e como chegaram aqui?

Minha sócia fundadora é a Grace Alonso Arruda, psicóloga, publicitária e minha irmã. No momento, ela atua como missionária em desenvolvimento social e lançou o desafio para mim, que já fui empresária, quebrei e fui contratada para ser o CEO da Food Finder.
O desafio foi criar uma solução capaz de diminuir o desperdício de alimentos e, ao mesmo tempo, aumentar o acesso das populações menos favorecidas à alimentação. No início, pensamos em levantar doações dos alimentos que seriam descartados. Esse projeto foi inclusive premiado em concurso internacional.
Entretanto, logo percebemos que o modelo não se sustentaria, sob o ponto de vista econômico. Dessa forma, iniciamos uma jornada bem trabalhosa de identificar possíveis empresas interessadas em vender produtos próximos à data de vencimento para consumo e também aquelas que gostariam de adquiri-los, já que as especificidades do mercado de alimentos é muito grande.
 

Quando e como a empresa nasceu?

A Food Finder nasceu em meados de 2016, quando participamos de um programa de pré-aceleração na OCEAN Samsung, em convênio com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Entrevistamos vários prováveis clientes e parceiros, até descobrirmos qual o segmento que mais se beneficiaria da nossa proposta de negócios. Depois disso, aprimoramos nosso conhecimento no programa Inovativa Brasil e finalmente validamos a solução no final do ano passado, com o apoio da Escola de Negócios do SEBRAE.
 

Qual o grande sonho e propósito da empresa?

Queremos que muitas toneladas de alimentos sejam poupadas do descarte. Nosso propósito é garantir que todos os elos envolvidos na cadeia se beneficiem. O fornecedor, que aumenta sua receita e reduz gastos com descarte; o comprador que reduz seu custo com matéria prima e o terceiro setor, que poderá receber doações por nosso intermédio, quando for o caso. Além, é claro, de preservar o meio ambiente.
 
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Como é trabalhar com projetos inovadores disruptivos na prática? Que desafios e surpresas vocês encontraram no caminho?

Acredito que nosso maior desafio é poder contar com programadores de sistemas que se interessem em abraçar a causa. Tivemos muita sorte em conseguir isso, mas essa queixa é bem comum entre os empreendedores com quem conversamos.  No momento, buscamos ampliar nossa equipe de desenvolvedores, para estarmos preparados para a escalabilidade que planejamos .
 
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Por que vocês consideram que a sua solução é única no mercado em que atuam? O que fez vocês acreditarem nela e colocarem a empresa em prática?

Na verdade, o negócio não é um total desconhecido. No nosso caso, porém, temos um foco bem específico, o que nos diferencia. Somos uma empresa direcionada exclusivamente ao modelo B2B; trabalhamos com uma seleção de alimentos industrializados e atuamos no segmento de grandes consumidores. Nossa rede de relacionamento nos coloca em grande vantagem em relação a possíveis concorrentes.

Qual é o conhecimento importante para o negócio que você não tinha antes de fundar a empresa? Como conseguiu trazer esta expertise para o negócio?

No caso da fundadora, Grace, ela conhece bem as demandas sociais que motivaram a criação da Food Finder. Em seu expertise, ela associou três área do conhecimento: a publicidade (foi a responsável pela comunicação da empresa), a psicologia e o desenvolvimento comunitário. Já eu sou nutricionista, mestre e doutora pela USP e atuo como consultora, professora universitária, diretora acadêmica e autora de publicações da área. Recentemente, agregamos uma administradora de empresas, certificada SAP e especialista em gestão de projetos, além de uma gestora de marketing e desenvolvedora de negócios.
Apesar de todo esse background, o conhecimento da metodologia Lean Startup foi decisivo para estarmos alinhados com o que há de mais moderno em negócios de base tecnológica.
 

O capital para iniciar a startup foi próprio ou de investidores?

A Food Finder foi criada com recurso limitado e próprio, apesar de ser robusta e estar preparada para expansão de seu escopo. No momento, a empresa se mantém de forma orgânica com seus próprios resultados. Isso não quer dizer que não estejamos abertos a avaliar propostas de investimentos. Contudo, somos essencialmente uma “bootstraper”.
 

De que forma vocês incluem o consumidor nos desenvolvimentos de novos produtos? Vocês trabalham com co-criação? Tem exemplos para citar de projetos em que o consumidor esteve envolvido?

A identificação do perfil consumidor é de fundamental importância na construção de uma solução tecnológica. Buscamos constantemente conhecer o que o cliente pensa, fala, ouve, sente e deseja. Mas, o mais contundente é saber quais são as suas dores e como ele lida com esses problemas.
Fizemos centenas de entrevistas com donos de restaurantes dos vários segmentos, gestores de supermercados, CEOs de indústrias de alimentos e até mesmo os cozinheiros foram entrevistados. Dessa maneira, descobrimos o que o comprador procura e isso possibilita a busca pelos produtos certos, com os maiores descontos.
 

Inovar é um risco, empreender é um risco, o que fez você ter coragem em ir para o mercado com a sua solução?

Minha irmã sempre foi empresária e eu também, o que nos trouxe uma vantagem competitiva em relação aos que se aventuram. No meu caso especificamente, não havia outra solução, a não ser levantar do tombo e me reinventar, já que quebrei uma vez, como disse anteriormente. A certeza, porém, de que a Food Finder é uma solução necessária à humanidade, nos motiva a acreditar que seremos em breve a maior referência nacional em economia circular na indústria de alimentos.
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Quais foram os seus principais aprendizados até agora?

É difícil dizer, pois foram muitos. Mas destaco aqui quatro deles que norteiam a Food Finder em sua trajetória:

  • Seja humilde.
  • Não acredite em tudo o que se apresenta, sem antes verificar os fatos com maior precisão e sob vários ângulos.
  • Não desista no primeiro “não” recebido.
  • Tudo o que planejar e fizer deverá ter como alvo a satisfação do seu cliente.

Estamos mapeando a inovação de alimentos realizada por empreendedoras e empreendedores visionários no mundo todo. Negócios que buscam novas relações com a comida, com o usuário, com a natureza e com o dinheiro serão capazes de mudar também o que o público pensa da indústria de alimentos.
Tem um negócio criativo em alimentos que merece estar aqui? Nós queremos lhe conhecer! Entre em contato conosco.

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