• Milhares de Projetos de P&D ao mesmo tempo?
    Receba a nossa ferramenta exclusiva e gratuita para Gestão de Múltiplos Projetos de P&D!

    E mais: participe da comunidade privada de +2500 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos. Sem spam. Só inovação.

STARTUPS E INCUBADORAS DE ALIMENTOS NA FANCY FOOD SHOW 2018

Nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho aconteceu em Nova York a Fancy Food Show, edição de verão da maior feira de alimentos especiais da América do Norte. A feira é um misto de tudo o que está acontecendo no setor alimentício americano: desde as grandes empresas tradicionais deste mercado até os pequenos novos entrantes, vindos de todas as partes do mundo.

Durante três dias, se encontram no Javit Center mais de 34 mil visitantes, com mais de 2400 expositores, em busca dos novos – e antigos – alimentos que podem estourar nas gôndolas nos meses seguintes.

Nesta série de posts, vamos buscar agrupar os alimentos mais interessantes que apareceram na feira – neste post, vamos falar sobre a Incubator Village, que reuniu incubadoras especializadas em alimentos no terceiro andar da feira.

 

INCUBATOR VILLAGE NA FANCY FOOD SHOW 2018

Uma oportunidade de conhecer negócios promissores no seu início é conferir quem está passando por um processo de incubação ou aceleração. Para entrar em um deste processos, a startup se candidata, é analisada por um time de especialistas em negócios e passa a receber alguma forma de mentoria, treinamento, conexão com outros empresários (dependendo do programa). Normalmente a empresa passa a ocupar o espaço físico da incubadora, sendo que a maioria das incubadoras com foco em alimentos nos EUA têm, além do espaço de escritório, uma cozinha industrial compartilhada.

Aceleradoras com foco em alimentação são mais raras e bastante pontuais no Brasil. Tivemos o programa da Jasmine, no ano passado, que focou na mentoria Em São Paulo, a Oficina da Mesa é um coworking com cozinha compartilhada que está iniciando seu esquema próprio de incubação.

Já nos EUA, este é um mercado bem estabelecido. A maioria das incubadoras que estavam expondo na Fancy Food atuam no esquema de mensalidade: ao invés da incubadora pedir uma parcela de cotas da startup como retribuição pelo processo, a startup paga um valor mensal pelos serviços e uso da cozinha comercial. No caso da Chobani, não há nenhum tipo de pagamento.

Veja as entrevistas com as incubadoras da Chobani, Hope and Main, Oregon University Food Innovation Center e com as empresas incubadas Phit, Eggurt e Improper Goods.

Mais empresas encontradas na Incubator Village:

 

IMPROPER GOODS: ingredientes para coquetéis, como bitters e xaropes, feitos em pequena escala. A empresa recebeu o prêmio sofi Gold e Produto do Ano 2018, do Sofi Awards, com o seu bitter de cardamomo.

EGGURT: fermentado tipo iogurte feito a partir de ovo. OVO. Ovo mesmo.

PHIT: xaropes alcalinos para saborização de água.

GINJAN: a empresa fabrica bebidas orgânicas à base de gengibre, inspirada no que os fundadores bebiam enquanto crianças na Guinea.

WISE MOUTH: Chás prontos para beber com inspiração na dieta chinesa, adoçados com fruta monge.

VICTORY DANCE FOODS: granola ganhadora do prêmio bronze do sofi Awards e o meu prêmio de melhor nome de empresa 😉 A empresa produz alimentos naturais para café da manhã.

PALM’S: molhos prontos picantes. A empresa também faz catering e molhos para salada.

BAUMANN’S BEST BOTANICALS: shrub de diferentes sabores, entrando na onda dos vinagres para beber. Prêmio de melhor chapéu da feira 😉

 

 

Este é o segundo post da cobertura da Fancy Food Show. No primeiro, falamos sobre produtos alimentícios upclycled – quer saber o que é isso? No segundo, sobre os alimentos veganos que encontramos por lá – e olha que foram muitos!

Sobre Cristina Leonhardt

Eu quero que você alcance todo o potencial de inovação que existe dentro da sua empresa de alimentos. Se conseguirmos criar um produto diferenciado, não teremos mais consumidores. Teremos uma legião de fãs. Quer me conhecer melhor - pode me adicionar no Linkedin: www.linkedin.com/in/cristina-leonhardt/
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Milhares de Projetos de P&D ao mesmo tempo?
    Receba a nossa ferramenta exclusiva e gratuita para Gestão de Múltiplos Projetos de P&D!

    E mais: participe da comunidade privada de +2500 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos. Sem spam. Só inovação.