• Receba a planilha exclusiva e gratuita para Gestão de Projetos de P&D!

    E mais: participe da comunidade privada de +4000 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos. Sem spam. Só inovação.

A VYA É UM RESTAURANTE ONLINE COM INGREDIENTES BRASILEIROS

Como conciliar conveniência com comida de verdade e um toque de criatividade? Este é o propósito da Vya, restaurante online situado no bairro de Sumaré, SP. A empresa foi fundada em 2017 pelos sócios Lapo Lazzati (CEO), Jeremie Leclerq (COO) e Gaspard Voiseau (Growth) com o propósito de trazer gastronomia à paulistaníssima “tele-entrega”.

vya restaurante online, inovação, alimentos, sra inovadeira. ped, pesquisa, desenvolvimento, restaurante, vya, lapo, geremie, gaspard, empreendedor, empreendedorismo

Lapo, Jeremie e Gaspard

Neste caso, “web-entrega”, já que todos os pedidos são feitos via o site da jovem empresa.

Lapo, Jeremie e Gaspard se conheceram através de um amigo em comum que se tomou depois investidor: a empresa já levantou R$ 2 milhões em aportes, em duas rodas de investimento. O dinheiro está sendo usado para abrir uma nova unidade mais ao sul da capital paulista, visto que o raio-limite de entrega, que não compromete o produto, é de 4km.

Estive na empresa a convite do Lapo Lazzati, que conheci através de um dos grupos mais fantásticos de Inovação de Alimentos: o Exponential Food. Era uma manhã ensolarada de outubro, logo após a entrevista com a Farofala, e eu encontrei a cozinha a pleno vapor, preparando os pedidos que estavam agendados para aquele dia.

Antes da cozinha, contudo, um papo na sala de reuniões: um grande branco cheio de fórmulas dominava a parede, algo raro de se encontrar em um restaurante. É aí que descubro que o italiano Lapo é economista, com passagem por companhias de diversos segmentos, até entrar no mundo dos alimentos através da Bacio di Latte. O que são as fórmulas no quadro? A criação de um algoritmo de previsão de demanda para orientar os planos de supply chain e crescimento da empresa.

Já na sala de reuniões eu percebo que este não é o seu típico e empírico negócio de alimentos.

A conversa vai até o outro lado da rua, onde conheço o chef de cozinha, o pessoal da entrega e os demais sócios – também estrangeiros. Jeremie e Gaspard são amigos franceses e já haviam empreendido em alimentos: seu Mousieur B foi um dos food trucks mais famosos do Rio de Janeiro, servindo hambúrguer gourmet e deixando uma legião de fãs tristes em terras cariocas quando fechou as portas em 2016.

Quando elogio a elegância e simplicidade da marca, e particularmente a cenoura, Gaspard abre um sorriso me contando que brigou muito por ela: para ele, um símbolo das coisas simples e perfeitas, ligadas à terra e cheias de identidade.

vya restaurante online, inovação, alimentos, sra inovadeira. ped, pesquisa, desenvolvimento, restaurante, vya, lapo, geremie, gaspard, empreendedor, empreendedorismo

O espírito da comida despretensiosa, usando ingredientes locais em preparações gastronômicas e criativas e se completa com o chef Patrick Bragato. Brasileiro nascido na França, ele tem uma trajetória de busca pessoal pelo conhecimento e técnica na cozinha (que nos conta na entrevista).

Vamos conhecer este negócio criativo?

 

A entrevista foi realizada em outubro/17 – de lá para cá, a empresa já cresceu bastante! Hoje serve cerca de 140-170 pratos por dia!

Você não conhece um restaurante sem provar de sua comida, não é? Neste caso, um nhoque de batata doce com pesto de capuchinha, do projeto Fazenda.

Das mãos do próprio chef.

Estava uma delícia 😉
 


 
BÔNUS PARA VISIONÁRIOS!

Está em São Paulo e deseja conhecer esta proposta bacana?

A Vya nos concedeu um bônus de 10% para os primeiros 100 pedidos realizados com o código vyasrainovadeira.

Corre lá!

Sobre Cristina Leonhardt

Mãe, viajante, escritora e apaixonada por inovação. Fundadora do site Sra Inovadeira e co-fundadora da Tacta Food School, onde atua como Diretora de Inovação para projetos de Gestão Estratégica de P&D e Desenvolvimento de Produtos. Mentora da Terra Accelerator. Eu quero que você alcance todo o potencial de inovação que existe dentro da sua empresa de alimentos. Se conseguirmos criar um produto diferenciado, não teremos mais consumidores. Teremos uma legião de fãs. Quer me conhecer melhor: pode me adicionar no Linkedin
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Receba a planilha exclusiva e gratuita para Gestão de Projetos de P&D!

    E mais: participe da comunidade privada de +4000 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos. Sem spam. Só inovação.