• Receba a planilha exclusiva e gratuita para Gestão de Projetos de P&D!

    E mais: participe da comunidade privada de +4000 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos. Sem spam. Só inovação.

MELHORES MOMENTOS E INOVAÇÕES DA FISA 2018

Entre 21 e 23 de agosto, aconteceu em São Paulo a Food Ingredients South America – maior feira de ingredientes do Brasil, e uma das maiores do mundo. Com mais de 250 expositores e um público 26% superior ao de 2017, quem prestigiou a FISA deste ano esteve na sua maior edição. É comum que muitas empresas exponham apenas a cada dois anos, e é nos anos pares que a feira cresce.

A FISA segue sendo a principal vitrine de ingredientes para o nosso mercado: ao longo do ano, as empresas deste setor desenvolvem produtos e aplicações, apostando no que seus clientes irão buscar nos 3 dias de feira. Redução de custo já foi um dos grandes motores de desenvolvimento, porém já há algum tempo outros desafios têm se mostrando mais presentes nos protótipos apresentados nos stands.

Em 2018, foi muito forte a presença de versões naturais dos ingredientes tradicionais, soluções para redução de glúten, açúcar e sal, e proteínas (principalmente de fontes vegetais).

 

LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO

Este ano marcou a primeira edição do Laboratório de Inovação, um evento Tacta em parceria com a UBM (que é a organizadora da FISA). O Laboratório de Inovação proporcionou aos visitantes uma nova forma de experimentar a feira, mais ativa e mão na massa, cheia de conteúdo sobre inovação e design thinking.

No terceiro dia, 25 visionários participaram de uma palestra sobre Inovação e Ingredientes, seguida de um tour por stands de empresas selecionadas, então rumando para o Laboratório de Inovação em si, onde desenvolveram conceitos de produtos inovadores para atender a uma persona conhecida.

Se você esteve lá, sabe que falamos sobre Criatividade e como colocar o usuário no centro das decisões tomadas pelo Desenvolvimento de Produtos. Foram 2h30 intensas de muita troca e pensamento abdutivo.

A galeria completa e o link para a apresentação que foi usada na Palestra e no Laboratório de Inovação você confere aqui.

 

PREMIAÇÃO FOOD INNOVATION AWARDS

Quem levou o prêmio mais cobiçado da noite – Produto Alimentício mais Inovador – foi a Seara, com a sua linha Rotisserie, que você já conheceu no nosso Instagram. A equipe ficou tão empolgada que teve até sarrada comigo, descendo do palco.

 

A grande campeã da noite, contudo, foi a Fini, que venceu na categoria Produto Alimentício Funcional mais Inovador com a bala de gelatina Cálcio + Vit C e levou o segundo lugar na categoria Produto Alimentício mais Inovador com o Tubes Churros. Ficamos muito felizes em vermos nosso aluno Murilo no palco, recebendo estes prêmios – era nítido que a equipe inteira estava extasiada.

 

E, claro, teve sarrada também 😉

 

Nossas alunas Carolina e Fernanda, da Duas Rodas, subiram ao palco com o iSugar, terceiro lugar na categoria Ingrediente Funcional mais Inovador.

 

Os demais vencedores da noite você pode ver aqui.

 

ENCONTRO DE VISIONÁRIOS

O ponto alto da nossa visita à FISA é este encontro de networking informal, sem inscrições, sem programação e livre, que acontece todos os anos no primeiro dia, um pouco antes do Coquetel que divulga o resultado do Food Innovation Awards. Este ano tivemos a MAIOR turma conosco, desde que o encontro começou a acontecer (a primeira edição na FISA foi em 2016).

Olha a galera que esteve conosco.

Ah, e quando perguntei o que o povo queria gritar para tirar aquela foto especial e animada, adivinha o que me falaram lá do fundo?

SARRADA 😮

 

Pois teve grito de sarrada na FISA, para todos os stands próximos ficarem nos olhando, pasmos. Vocês são demais, visionários!

Teve muita gente querida que esteve na FISA nos demais dias – tirou uma foto conosco? Então você está na nossa GALERIA DE VISIONÁRIOS!

 

ENTREVISTAS

Como não poderia deixar de ser, este ano também fizemos entrevistas na FISA com fornecedores de ingredientes e outros atores que estavam por lá. Então se você não conseguiu passar pela feira, ou não deu conta de visitar todos os stands, está aqui um tour virtual do que estava sendo apresentado por lá.

 

MINTEL

 

NOVA INGLATERRA

 

 

TRIUNFO

 

INGREDION

 

DAXIA

 

ROUSSELOT

 

VOGLER

 

DOEHLER

 

CAMPUS

 

MANE

 


E você? O que mais lhe chamou a atenção este ano? Quais expositores estavam antenados com o que o mercado está buscando? Quem poderia ser deletado da feira?

Conta aí para mim nos comentários a sua percepção sobre o nosso mercado de alimentos 😉

Ah, e segue valendo o nosso guia de Boas Práticas de Feiras  (BPF 😉 para os íntimos), que criamos no ano passado, para a FISA 2017. Por lá, temos dicas de visitação e exposição para quem quer fazer bonito e aumentar o networking em qualquer feira de negócios. Passa lá!

 

Sobre Cristina Leonhardt

Mãe, viajante, escritora e apaixonada por inovação. Fundadora do site Sra Inovadeira e co-fundadora da Tacta Food School, onde atua como Diretora de Inovação para projetos de Gestão Estratégica de P&D e Desenvolvimento de Produtos. Mentora da Terra Accelerator. Eu quero que você alcance todo o potencial de inovação que existe dentro da sua empresa de alimentos. Se conseguirmos criar um produto diferenciado, não teremos mais consumidores. Teremos uma legião de fãs. Quer me conhecer melhor: pode me adicionar no Linkedin
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Receba a planilha exclusiva e gratuita para Gestão de Projetos de P&D!

    E mais: participe da comunidade privada de +4000 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos. Sem spam. Só inovação.