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Entrevistas Negócios Criativos

A VELIVERY TRANSFORMOU UM SITE DE VEGETARIANISMO EM NEGÓCIO

Postado em 09/02/2018 por Luciana Monteiro
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Negócios criativos são sempre surpreendentes, mas tem aqueles encantadores e pelos que nos apaixonamos. A Velivery é um exemplo disso: nascida como uma spin-off de um site de vegetarianismo, a empresa tem o propósito de trazer conveniência para o consumidor vegetariano ou flexitariano.
Muitas vezes não temos noção de como algumas coisas simples são restritas para grupo. E aí uma nova ideia pode ser uma grande solução e fazer todo sentido para aquelas pessoas. Você conhece a expressão “nos maiores problemas é onde estão as melhores oportunidades”?
O Benhur e o Guilherme foram além, viram a necessidade do mercado e se aproximaram dos seus usuários e, nessa relação, nasceu a Velivery, uma plataforma que entende o que é ser vegetariano. A Velivery faz delivery de comida vegetariana, atendendo atualmente nas cidades de Porto Alegre, Rio de Janeiro e Fortaleza.
Com pioneirismo e um lindo propósito, esses jovens estão ajudando a construir uma nova relação com os alimentos e colocando sua marca no mundo.
Vamos ver como tem sido a experiência deles em fazer e acontecer?!?!


VELIVERY

velivery

Conte-nos um pouco sobre a história pessoal dos fundadores: quem são vocês e como chegaram aqui?

Benhur Antunes (27), formado em Design pela ESPM SUL e Guilherme Ebling (29), publicitário, formado também pela ESPM SUL, amigos de longa data e nascidos no interior do Rio Grande do Sul. Trabalharam por muito tempo no mercado publicitário e depois fizeram dupla criativa em um departamento de marketing do mercado segurador.
Após Benhur Antunes se tornar vegetariano, os amigos viram neste mercado uma oportunidade perfeita para empreender e usar todo o seu conhecimento adquirido na comunicação. Em busca de um estilo de vida mais saudável, enxergaram na dificuldade em encontrar opções para sua alimentação, um público ainda carente e com uma demanda latente por conteúdo, referências de locais, dicas e conhecimento sobre a causa. Assim em março de 2015, os jovens lançaram o portal de conteúdo www.souvegetariano.com.
 

Quando e como a empresa nasceu?

Depois de alguns meses trabalhando com o blog souvegetariano.com, os sócios estavam a procura de novas formas de rentabilizar o projeto e viram no mercado de delivery uma oportunidade de trabalhar um modelo de negócio, já validado em um nicho ainda não explorado, e com grande potencial de crescimento.
Foi então que desenhamos o site e com um valor de 5 mil reais viabilizamos a programação e lançamos em dezembro de 2015 o site www.velivery.com.br (9 meses após o lançamento do souvegetariano.com).
O projeto tinha a intenção de usar todo o know-how de público e linguagem adquirido no portal de conteúdo, para desta vez trabalhar em conversão de clientes e monetização para o crescimento dos negócios.
 

Qual o grande sonho e propósito da empresa?

Popularizar a culinária vegetariana e aproximar as pessoas de uma alimentação mais consciente e saudável.
velivery

Como é trabalhar com projetos inovadores disruptivos na prática? Que desafios e surpresas vocês encontraram no caminho?

É muito motivador ter uma empresa que pode se tornar referência em um mercado em ascensão, com possibilidade de desenvolver novos segmentos de produtos, criar novos diferenciais e explorar de uma maneira ampla todo o nicho já conquistado.
Os desafios de ser pioneiro em alguma atividade trazem de um lado o medo de errar e, por outro, uma vontade imensa de conquistar novos horizontes ainda não descobertos.
 

Por que vocês consideram que a sua solução é única no mercado em que atuam? O que fez vocês acreditarem nela e colocarem a empresa em prática?

Nossa solução não é exclusivamente única, mas trabalhamos para que a nossa linguagem e relacionamento que temos com parceiros e usuários se tornem um atributo tangível de mercado. Apesar de o Velivery proporcionar uma solução tecnológica, não acreditamos que o diferencial da operação seja a plataforma, e sim todo o know-how adquirido.
Sabemos que concorrentes sempre vão existir, mas por sermos pioneiros, acreditamos que com um trabalho sério, verdadeiro e de qualidade, vamos conseguir cada vez mais conectar o mercado, apresentar valor de marca e criar laços de afeto com todos os envolvidos.
Somos uma startup que conhece muito bem o nosso nicho e sabemos conversar com cada peculiaridade dele. O apoio de todas as pessoas que ouviram ou se relacionaram com o projeto fez com que tivéssemos certeza do sucesso e a motivação certa para continuar trabalhando. Além de claro, a nossa natural evolução pessoal e espiritual que a alimentação vegetariana proporcionou.
velivery

Qual é o conhecimento importante para o negócio que você não tinha antes de fundar a empresa? Como conseguiu trazer esta expertise para o negócio?

Não tínhamos conhecimento em Tecnologia.
O site souvegetariano.com e velivery.com.br foram construídos através de desenvolvedores freelancers. Nós criamos toda a parte de arquitetura, design e terceirizamos este serviço de programação. Atualmente contamos com um sócio desenvolvedor, que trabalhou na viabilização dos apps iOS e Android, e hoje cuida também de toda nossa infraestrutura de T.I
 

O capital para iniciar a startup foi próprio ou de investidores? 

Capital próprio, até agora.
 

De que forma vocês incluem o consumidor nos desenvolvimentos de novos produtos? Vocês trabalham com co-criação? Tem exemplos para citar de projetos em que o consumidor esteve envolvido?

Estamos a todo tempo atento a feedbacks que recebemos da plataforma. Por sermos uma startup ainda em crescimento, nem sempre conseguimos de uma maneira dinâmica solucionar todos os problemas ou melhorias sugeridas, mas temos toda a atenção de responder aos usuários e deixar este espaço aberto para o diálogo.
O público vegetariano é muito engajado e rotineiramente recebemos dicas e indicações de novos parceiros. Damos muito valor a este canal de relacionamento sincero com os nossos usuários, e principalmente preservar por um atendimento humano, transparente e verdadeiro.
O processo de co-criação será mais bem explorado assim que a empresa tiver mais recurso para poder levar a diante ideias inovadoras e não convencionais.
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Inovar é um risco, empreender é um risco, o que fez você ter coragem em ir para o mercado com a sua solução?

No meu caso, mais do que ter uma empresa que visa o lucro, tenho uma empresa que visa um propósito. Propósito que se tornou primeiramente pessoal, e logo em seguida coletivo.
Acreditamos em um futuro com mais compaixão e em pessoas mais conectadas com a sua alimentação. Acreditamos em uma sociedade que irá descobrir através da alimentação um novo comportamento e relacionamento entre pessoas, animais e meio ambiente.
 

Quais são os seus principais aprendizados até agora?

  • Sempre estou na frente, descobrindo que estou atrás;
  • Não existe nada pronto, apenas em processo de melhoria;
  • Inicie! Não crie obstáculos para empreender, apenas comece;
  • Supere! Quando pensar em desistir é porque está quase lá;
  • Com o amor se vai muito mais longe.

 


 

 
Estamos mapeando a inovação de alimentos realizada por empreendedoras e empreendedores visionários no mundo todo. Negócios que buscam novas relações com a comida, com o usuário, com a natureza e com o dinheiro serão capazes de mudar também o que o público pensa da indústria de alimentos.
Tem um negócio criativo em alimentos que merece estar aqui? Nós queremos lhe conhecer! Entre em contato conosco.

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