fbpx » A LISTA DEFINITIVA: 295 TENDÊNCIAS EM ALIMENTOS EM 2021

A LISTA DEFINITIVA: 295 TENDÊNCIAS EM ALIMENTOS EM 2021

Postado em 11/01/2021 por Cristina Leonhardt
Compartilhe

É chegada a minha época do ano favorita: aquela em que atores prováveis e não prováveis se reúnem no universo online para jogar para o mundo as suas previsões sobre o mercado de alimentos. A partir de outubro de cada ano, as listas de tendências em alimentos começam a pular na minha frente e vão se empilhando, em número cada vez maior, até a hora em que digo chega e publico esta lista das listas.

O que se destaca nas tendências em 2021

Podemos ver claramente que a pandemia deixou a maior parte dos emissores de tendências zonzos mais cautelosos: as tendências se repetem com maior frequência, como se uns se apoiasse nos dados dos outros para conseguirem reduzir a incerteza inerente a fazer predições.

Há poucos ingredientes na lista – onde no passado líamos “couve-flor” ou “sorvete preto”, agora vemos tendências mais associadas a comportamentos, como “comida caseira” e “chef em casa”. Uma forma de aumentar a taxa de acerto da lista de tendências é deixá-la mais genérica. Mesmo assim, alguns se arriscam no gengibre, quesabirria e grão de bico, como você verá a seguir.

O que todas as listas trazem são os efeitos da pandemia perdurando por pelo menos mais um ano – comportamentos dos quarenteners que em 2020 foram mais localizados, e que se prevê que irão se espalhar pela sociedade em 2021. Coisas como comida de chef em casa (seja via educação ou kits de refeição), comida de conforto (seja cozinhando ou comprando), comida regional (com sabores e compra local) e viagens através da comida dão a tônica da maior parte das apostas do ano.

O que isso quer dizer para você: a importância de estar com os ouvidos e olhos sempre muito atentos para o que está acontecendo ao seu redor. 2021 não se construirá do nada – os comportamentos do ano serão moldados pelos aprendizados e experiências do ano anterior. Ou seja: o que você fez durante o ano, o que sua família, amigos e vizinhos fizeram dão boas pistas do como o mercado mais regional, ao seu redor, vai se comportar. Mudanças de comportamento localizadas podem se espalhar e decolar, como vimos com os padeiros caseiros.

Como eu tenho dito muitas vezes, o futuro já chegou. Só não está uniformemente distribuído. Wiliam Gibson

É claro que, ao mesmo tempo, você vive numa bolha: quer saber mesmo o que vai acontecer na sua região, tem que se misturar – mantendo o distanciamento, hein? – com pessoas não tão iguais a você.

Este ano também vemos o aparecimento dos climatarianos (termo devidamente adicionado no nosso Pequeno Dicionário da Inovação de Alimentos): movimento impulsionado pela pandemia, que avalia o impacto sobre os recursos naturais nas decisões de compra. É o que já tínhamos previsto no Horizonte 30 Food: ninguém escapará da sustentabilidade. E a indústria de alimentos precisa rapidamente incorporar esta lógica em Pesquisa e Desenvolvimento.

Já são 5 anos de tendências publicadas: com as listas de 2017, 2018, 2019 e 2020 você pode criar um bingo para conferir quem são os oráculos mais certeiros do nosso glorioso mercado.

Leia a lista das listas abaixo com parcimônia, entendendo que muitos dos emissores de tendências estão nos Estados Unidos ou Inglaterra – ou seja, falam de uma realidade que não é a nossa.

A Lista das Listas: 295 Tendências para alimentos em 2021

CONSULTORIAS

A TRENDWATCHING lista 21 tendências para 2021 – destas, as seguintes falam diretamente com o mercado de alimentos.

1) Pandemomento

2) Projetado para o bem-estar

3) Plant-ado

4) Transcycling

5) Sustentabilidade além da milha

6) Rotulagem de carbono

7) Positivo para a Terra

8) Do laboratório para a mesa

A INNOVA MARKET INSIGHTS tem 10 tendências de alimentos e bebidas que devem acelerar a inovação em 2021

9) O triunfo da transparência

10) Planta-para frente

11) Ajustado para caber

12) Nova alimentação omnichannel

13) Em sintonia com a imunidade

14) Hackeando a nutrição

15) Humor: a nova ocasião

16) Misturas de produtos: quando as tendências colidem

17) Nostalgia moderna

18) Era dos influencers

A SPOONSHOT traz 8 tendências para 2021 e além (usando inteligência artificial)

19) Corrida pelo açúcar

20) Grão de bico: de bom para ótimo

21) Adjacentes do CBD

22) Os climatarianos estão chegando (como se você já não tivesse dúvida sobre o que é flexitariano!)

23) Sem ossos a respeito, a alfarroba ressurgirá

24) Gorduras à frente (eu vi isso acontecer em 2020 na região da cintura ?)

25) Tudo em moderação

26) Restaurantes fantasmas para ghost-kitchens

BAUM+WHITEMAN predizem as tendências mais quentes em restaurantes e hotéis em 2021

27) Jantares serão diferentes em 2021. E além.

28) Espere nem menos restaurantes. Por que isso é bom?

29) Diga adeus a menus impressos

30) Seus chefs favoritos não estão mais cozinhando lá

31) Quão permanentes são as mudanças de comportamento nos hábitos alimentares?

32) Marcas de restaurante em cozinhas caseiras

33) Aventuras globais para os abrigados

34) Cozinha africana e afro-americana

35) Dieta do ano: flexitariana, com uma vantagem para o veg

36) Imunidade é a nova sustentabilidade

A AF&CO e sua spin-off CARBONATE indicam suas apostas para a indústria da hospitalidade. Nas tendências para alimentos temos:

37) Comida do ano: quesabirria

38) Bebida no ano: coquetéis quentes

39) Cozinha do ano: chinesa-americana (+ indiana regional, afro-caribenha, cingapura/malaia, judia)

40) Traga seu restaurante favorito para casa

41) Compre como um chef

42) Marcas virtuais são o novo food truck

43) Não, você não pode se servir

44) Ingredientes de alimentos na ascensão: monkfruit, espinheiro marinho, okara, cáscara, chocolate de fruta inteira, queijo vegano, jaca, palmito, flor de bananeira

45) Vinhos com um pouco de TLC e um pouco de THC

46) Só se acalme

47) Coquetéis de bar engarrafados e encaixotados em kits

48) Coquetéis para uma multidão

49) Café de alta qualidade rápido, finalmente

50) Ingredientes de bebida na ascensão: sodas amargas, leite impossível, suco de beterraba, uva gamay, suco de amla, MCT, cacau reishi

A SCUADRA faz uma lista das tendências 2021 no setor de restaurantes e delivery

51) Setor mais enxuto

52) Qualidade com menos estrelas

53) Interação social reduzida

54) Delivery consolidado

55) Dark kitchen

56) Experiência digital

A DATASSENCIAL emprega análise de big data para trazer as suas tendências em 2021

57) Conforto moderno

58) O chef do futuro

59) Cozinha regional americana

60) Fusebiquity futura (fusion + ubiquity)

61) Plant-based evoluído

62) Boosters da saúde global e imunidade

63) Expanda a sua mente (é isso mesmo que vc pensou ? )

64) 10 sabores, pratos e ingredientes para conhecer em 2021: raiz de chicória, sudachi, hortifrutigranjeiros do futuro, alfarroba, curry do próximo nível, kheer, guisado, mel fermentado, madressilva, sementes de nigela)

EMPRESAS DE INGREDIENTES

A SENSIENT traz a sua cor do ano

65) Laranja do Sol nascente (que eu achei incrível)

Já para a EXBERRY, a cor do ano será

66) Vermelho

A ADM entra no jogo com 5 tendências para 2021

67) Um enfoque mais proativo para nutrir o corpo e a mente

68) A sustentabilidade toma o centro do palco

69) O microbioma do intestino imerge como o portão para o bem estar

70) Boom plant-based expande para além do pão

71) A transparência constrói a confiança do consumidor

A FIRMENICH diz que o sabor do ano na verdade são dois

72) Gengibre

73) Limão Yuzu

E continua seguindo a Pantone, que este ano também trouxe 2 cores do ano (cinza e amarelo). Que o seu namorado lhe olhe do jeito que a Firmenich olha para a Pantone. Explicações aqui.

IMPRENSA

O NEW YORK TIMES lista 11 desenvolvimentos que devem incendiar 2021:

74) Kits de refeição de chefs

75) Drinks em lata

76) Vegetal do ano: faça sua escolha

77) Sabor do ano: cheesecake basco queimado (quero provar)

78) Alimentos para o quarto de dormir

79) Gostos caseiros

80) Rótulos que valem a pena ler (a Alimentus vai curtir essa tendência)

81) Desperdício, aparado

82) Delivery, evoluído

83) Hábitos do lockdown que permanecem

84) Causa do ano: fome

A FOOD NAVIGATOR USA entrevistou líderes da área de alimentos sobre as suas predições no assunto. A lista:

85) Vendas de alimentos online turbinadas, sustentabilidade uma necessidade

86) Luxo acessível no caso de carnes; interesse em proteínas nicho

87) Tirando os animais do sistema de alimentos

88) Direct-to-consumer, imunidade e plant-based incendiando

89) Plant-based continuará a evoluir para planeta-based

90) Cogumelos de reforço imunológico e pos-bióticos naturais

91) Bebidas infusionadas com CBD

92) Produções significativamente aumentadas de fazendas indoor

93) Os primeiros 1000 dias

94) Snacks de ingrediente único

95) Uma nova onda de otimismo, com a tecnologia como capacitador

96) Como o tráfego a pé em supermercados irá afetar a a experimentação e exploração?

97) DTC, plant-based e keto

98) Saúde é o driver nº01 em carnes plant-based

99) Hortifrutigranjeiros localmente produzidos

100) Fornecimento local, transparência

101) Produção de alimentos sustentável

É sempre interessante a lista que o PINTEREST traz das tendências em alimentos

102) Insosso está banido

103) Tábuas de charcutaria épicas

104) Você é o top chef

O Yahoo Life! traz 7 tendências que você verá EM TODO LUGAR em 2021 (mas só publicaram 3)

105) Charcutaria no próximo nível

106) Priorização da dieta plant-based

107) Molhos, temperos e condimentos picantes ?

Para se desculpar, o mesmo site traz uma OUTRA lista de 7 tendências de alimentos que irão reinar supremas em 2021 (na coluna Purewow)

108) Climatarianismo será a norma

109) Aulas para cozinhar junto estão aqui para ficar

110) Kits de refeição dão uma guinada para o epícuro

111) Kombucha ganha um empurrão alcóolico (adooooro)

112) Tábuas de charcutaria ramificam-se

113) A Air Fryer irá brilhar mais que a Instant Pot (o que já é verdade no Brasil, mas ainda não vemos alimentos exclusivamente desenvolvidos para a Air Fryer)

114) Picante é o novo umami

O BIG SEVEN TRAVEL, site de viagens que parece que gostou de publicar a sua lista de tendências de alimentos, traz novamente suas apostas

115) Vitaminas e suplementos

116) Hard kombucha alcóolica

117) Novas carnes alternativas

118) Comidas upcycled

119) CBD… em tudo

120) Café além do copo (yeahhhhhhhhhhhh ☕)

121) Comida de bebê de outro nível

122) Novos tipos de óleo

123) Marcas de bebidas alcóolicas de celebridades (????)

124) Grão de bico, grão de bico e mais grão de bico

125) Jerky de frutas e vegetais

126) Kits de refeição e delivery inovadores]

127) Comida de conforto clássica

128) Apimente!

129) Sobremesas sofisticadas, menos doces

O YELP utiliza o seu massivo banco de dados para prever tendências, com base nas frases e palavras de busca com mais crescimento entre 2019 e 2020. Em alimentos temos:

130) Birria

131) Pizza no estilo de Detroit

132) Hard Seltzer

133) Mel apimentado

134) Frango frito

135) Sanduíche japoneses ou “sandos”

136) Fervidos de frutos do mar

137) Boba

A HEALTHLINE traz as 10 tendências topíssimas de alimentos e nutrição no horizonte de 2021

138) Boosters de imunidade

139) Saúde mental

140) Localismo

141) História passada

142) Climatariano

143) Flexitarianismo

144) Revisão da cultura da dieta

145) Kits de refeição

146) Transparência (again, baby, I know. Aqui tem alguns exemplos brasileiros)

147) Nutrição infantil

O site MASHED nos brinda com a sua leitura do que será tendência em 2021 (e quer rankear no Google para o termo DESESPERAMENTE)

148) Óleos de cozinha alternativos serão algo em 2021 (a contar pelo preço do óleo de soja, consigo ver vantagem)

149) Comida upcycled pode ser uma tendência em 2021 (adoro como essa já entrega certa incerteza)

150) Se prepare para a tendência da hard kombucha em 2021

151) Carnes plant-based permanecerão populares em 2021

152) Adicione jerky de vegetais à sua lista de tendências em 2021

153) Vinhos em caixa não irão embora em 2021 (ainda bem, acho muito digno)

154) Copaíba pode ser uma tendência em 2021 (é nóis)

155) Ghost-kitchens podem se tornar uma tendência em 2021 pela necessidade

156) Kits de comida continuarão a ser uma tendência de alimentos em 2021

157) Mais consumidores buscarão alimentos bons para o intestino em 2021

158) Falando simplesmente, comida saudável será uma tendência em 2021

A FOOD & WINE reconhece que precisa de um pouco mais de humildade para falar de tendências em alimentos. Aqui está a lista de 2021

159) Jantares em ocasiões especiais

160) Mergulho mais fundo nas rotas de comida pretas

161) Menus de degustação individualizados

162) Cozinha de tradição

163) Experiências de restaurante em casa

164) Mais classes de culinária virtuais

165) Condimentos

166) Tofu

167) Comida de conforto

168) Gentileza

169) Negócios diversificados

170) Mais fermentação e conservas

171) Advocacy política

172) Reforma da indústria de restaurantes

173) Restaurantes de destino

174) Cogumelos

175) Açúcares alternativos

176) Precauções de higiene

177) Ainda mais local

178) Serviço rápido e apenas-delivery

179) Esperança

O canal NOSSA, no UOL também trouxe sua lista, idealizada pelo nosso amigo Rafael Tonon, o jornalista das estrelas gastronômicas

180) Comida (mais) local

181) Chef em casa

182) De olho no lixo

183) Bebidas alcóolicas mistas

184) O meio ambiente no prato

185) O chef saiu da cozinha

A MIT SLOAN MANAGEMENT REVIEW BRASIL traz 3 tendências em que a indústria de alimentos deve concentrar sua atenção em 2021

186) O consumidor está mais atento à saúde da mente e do corpo

187) O consumidor busca transparência e confiança

188) O consumidor se preocupa com o impacto no ambiente e, consequentemente, com a sustentabilidade da sociedade

O REAL SIMPLE tem CERTEZA que as tendências para 2021 são nada menos do que 20

189) Coquetéis um pouco saudáveis

190) Um retorno ao conforto

191) Aulas virtuais de culinária que exploram as origens dos alimentos e a cozinha global

192) Um esforço maior para se tornar livre de desperdício

193) Hacking nutricional e saúde imunológica acima de tudo

194) Terroir transcende o vinho

195) Apimentando a despensa

196) Ghost-kitchens e serviço sem contato

197) Nostalgia é rei

198) Maconha estará em tudo

199) Sanitização é de uma hora para outra sexy

200) Traga o ano do Magnun (?)

201) Mais nutrição consciente

202) Mídias sociais (especialmente Tik Tok) irá nos trazer mais próximo da nossa comunidade de comida

203) Responsabilidade, tratamento justo da equipe, e equidade na produção de alimentos, restaurantes e mídia

204) Mezcal é a nova tequila

205) Containers usados para refeições ao ar livre

206) Indulgências veganas e um boom de comida funcional

207) Traga os tacos (te quiero)

208) Alimentos embalados plant-based, modelos de restaurantes híbridos e coquetéis enlatados

O mais engraçado é que o próprio texto admite que ninguém conseguiu prever a falta de papel higiênico em 2020, mas tem CERTEZA de que as próximas tendências são estas. Ou seja, tem gente que não aprende nem na dor.

O site da PETA lista 15 tendências em alimentos veganos para ficar de olho em 2021

209) Se tornar vegano para desacelerar a mudança climática e evitar pandemias

210) Gororoba vegana domina menus de cadeias de fast-food

211) É tempo de peixe e porco veganos brilharem

212) Restaurantes e marcas de alimentos pulam na onda vegana

213) Negócios liderados por negros adequadamente brilhando

214) Mudando o enviesado através dos alimentos

215) Vegetais carnudos

216) Uma onda de novas opções de ovo veganas

217) TikTok se torna um paraíso de alimentos vegano

218) Vinho vegano que lhe diz que é vegano

219) Abra espaço para chocolate ao leite vegano

220) Corredores de panificação no supermercado ganham uma reforma vegana

221) Deliveries veganos não podem ser parados

222) 2021 para trazer estabilidade (em forma bebível)

223) Mais empresas de alimentos e bebidas escutam à PETA, finalizam os testes em animais.

A FOODBEV, fazendo jus ao nome, tem duas listas de tendência – esta é para alimentos

224) Transparência

225) Embalagem

226) Funcionalidade

227) Alimentos upcycled

228) O poderoso grão de bico

A segunda lista da FOODBEV fala de tendências em bebidas

229) Premiumização e a ascensão do rum

230) Funcional plus

231) Conveniência

232) Sustentabildade

233) Inovação de embalagem

INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

A HORMEL, que no Brasil produz a marca Ceratti, colabora com 8 tendências para o nosso big mapa 2021

234) Novas rotinas e rituais

235) Sobras intencionais

236) Mel apimentado

237) Charcutaria criativa

238) Viajar através dos alimentos

239) Petiscos ao longo do dia

240) Waffer-tudo

241) Bem-estar

DELIVERY

O INSTACART analisou seus dados e acredita que as tendências para alimentos em 2021 serão:

242) Apimentando a despensa

243) Os Estados Unidos do Keto

244) Coquetéis (menos) culpados

245) Comprando com um propósito

246) Guerreiros da semana – compras na hora estão em crescimento

SUPERMERCADOS

A já tradicional lista dos alimentos mais trendy do WHOLE FOODS traz

247) Bem estar está servido

248) Café da manhã épico todos os dias (aqui em casa está assim)

249) Básicos incendiados

250) Café além da caneca

251) Comida de bebê, toda crescida

252) Alimentos upcycled

253) Troca de óleo

254) Booch (alguém traduz, please) alcoolizado (para falar de hard kombucha)

255) O poderoso grão de bico

256) Jerky de frutas e vegetais

O FRESH MARKET também entra na dança das tendências

257) Refeições fáceis para cozinhar no segundo fôlego

258) Cozinha consciente

259) Bolhas com benefícios

260) Plantando raízes nos laticínios

261) Inovação nas nozes

262) Traga a picância

263) Alimentos uber-premium

264) Petiscos decadentes

O KROGER faz suas 7 apostas para 2021

265) Alimentos à prova de futuro

266) Buscando conforto

267) Alimentos cetogênicos

268) Sabores globais e favoritos de restaurantes chegam em casa

269) Mania de cogumelo (se você segue meus Stories no Instagram/Facebook, sabe que estou nesta)

270) Para o planeta

271) Inovação fresca

Já na terra da Rainha, o WAITROSE tem 10 comidas e bebidas da quarentena que vieram para ficar

272) Cozinhar é o novo deslocamento para o trabalho

273) Compra de comida online floresce

274) Comprando produtos britânicos

275) Comida de graça (essa também faz meu estilo)

276) Vidros de geleia a postos

277) Baixo e sem

278) Baristas caseiros

279) Cozimento lento acelera

280) Essenciais asiáticos

281) Rosé no inverno (para mim, em qualquer estação)

ASSOCIAÇÕES

O painel da SPECIALTY FOOD ASSOCIATION prediz as tendências de 2021

282) Cozinhar/comer em casa

283) Comida de restaurante em casa

284) Mudanças nos clássicos

285) Entretenimento comestível

286) Compra baseada em valores

287) Viagens globais sem sair de casa

288) Ingredientes

289) Revolução contínua plant-based

290) Menos açúcar e açúcar natural (no sentido de naturalmente presente)

291) Halva

Já a IFT faz as seguintes apostas para 2021

292) Fruta pão, a nova superfruta?

293) Rotulagem nutricional frontal promove a nutrição (quem diria, não? tem gente no Brasil jurando de pé junto que não trará nenhum impacto)

294) A mudança climática pode ajudar a aumentar a produção de arroz

295) Impressão 3D de produtos à base de leite

Após 2 anos me copiando, a Eater resolveu desistir e reduziu imensamente a sua lista das listas. Portanto, se você quer continuar tendo o maior banco de dados de listas da internet, salve este artigo!



A Tacta Food School está com as inscrições abertas para o curso de Expedição por P&D – Gestão de Processos!

Neste curso, você irá aprender a definir um processo de P&D que seja adequado à organização e seus Objetivos Estratégicos de Inovação. Planejar entradas, etapas e saídas capazes de entregar projetos de desenvolvimento de produtos com agilidade e segurança. Conhecer ferramentas para avaliação de portfólio de projetos e indicadores de P&D.

Faça já sua inscrição clicando no botão abaixo:



Quer saber quais são as minhas apostas para o futuro dos alimentos? Então receba gratuitamente o ebook Horizonte 30 Food, com as 11 questões que devem marcar o mercado de alimentos – uma leitura do nosso futuro em 33 páginas.

Compartilhe esse artigo. Vamos revolucionar o mercado de alimentos!

Juntos podemos causar um grande impacto através de pequenas ações: compartilhe e espalhe a mensagem.

Receba a planilha exclusiva e gratuita para Gestão de Projetos de P&D!

E mais: participe da comunidade privada de +12000 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos.

Sem spam. Só inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba a planilha exclusiva e gratuita para Gestão de Projetos de P&D!