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É chegada a minha época do ano favorita: aquela em que atores prováveis e não prováveis se reúnem no universo online para jogar para o mundo as suas previsões sobre o mercado de alimentos. A partir de outubro de cada ano, as listas de tendências em alimentos começam a pular na minha frente e vão se empilhando, em número cada vez maior, até a hora em que digo chega e publico esta lista das listas.
Podemos ver claramente que a pandemia deixou a maior parte dos emissores de tendências zonzos mais cautelosos: as tendências se repetem com maior frequência, como se uns se apoiasse nos dados dos outros para conseguirem reduzir a incerteza inerente a fazer predições.
Há poucos ingredientes na lista – onde no passado líamos “couve-flor” ou “sorvete preto”, agora vemos tendências mais associadas a comportamentos, como “comida caseira” e “chef em casa”. Uma forma de aumentar a taxa de acerto da lista de tendências é deixá-la mais genérica. Mesmo assim, alguns se arriscam no gengibre, quesabirria e grão de bico, como você verá a seguir.
O que todas as listas trazem são os efeitos da pandemia perdurando por pelo menos mais um ano – comportamentos dos quarenteners que em 2020 foram mais localizados, e que se prevê que irão se espalhar pela sociedade em 2021. Coisas como comida de chef em casa (seja via educação ou kits de refeição), comida de conforto (seja cozinhando ou comprando), comida regional (com sabores e compra local) e viagens através da comida dão a tônica da maior parte das apostas do ano.
O que isso quer dizer para você: a importância de estar com os ouvidos e olhos sempre muito atentos para o que está acontecendo ao seu redor. 2021 não se construirá do nada – os comportamentos do ano serão moldados pelos aprendizados e experiências do ano anterior. Ou seja: o que você fez durante o ano, o que sua família, amigos e vizinhos fizeram dão boas pistas do como o mercado mais regional, ao seu redor, vai se comportar. Mudanças de comportamento localizadas podem se espalhar e decolar, como vimos com os padeiros caseiros.
Como eu tenho dito muitas vezes, o futuro já chegou. Só não está uniformemente distribuído. Wiliam Gibson
É claro que, ao mesmo tempo, você vive numa bolha: quer saber mesmo o que vai acontecer na sua região, tem que se misturar – mantendo o distanciamento, hein? – com pessoas não tão iguais a você.
Este ano também vemos o aparecimento dos climatarianos (termo devidamente adicionado no nosso Pequeno Dicionário da Inovação de Alimentos): movimento impulsionado pela pandemia, que avalia o impacto sobre os recursos naturais nas decisões de compra. É o que já tínhamos previsto no Horizonte 30 Food: ninguém escapará da sustentabilidade. E a indústria de alimentos precisa rapidamente incorporar esta lógica em Pesquisa e Desenvolvimento.
Já são 5 anos de tendências publicadas: com as listas de 2017, 2018, 2019 e 2020 você pode criar um bingo para conferir quem são os oráculos mais certeiros do nosso glorioso mercado.
Leia a lista das listas abaixo com parcimônia, entendendo que muitos dos emissores de tendências estão nos Estados Unidos ou Inglaterra – ou seja, falam de uma realidade que não é a nossa.
CONSULTORIAS
1) Pandemomento
2) Projetado para o bem-estar
3) Plant-ado
4) Transcycling
5) Sustentabilidade além da milha
6) Rotulagem de carbono
7) Positivo para a Terra
8) Do laboratório para a mesa
9) O triunfo da transparência
10) Planta-para frente
11) Ajustado para caber
12) Nova alimentação omnichannel
13) Em sintonia com a imunidade
14) Hackeando a nutrição
15) Humor: a nova ocasião
16) Misturas de produtos: quando as tendências colidem
17) Nostalgia moderna
18) Era dos influencers
19) Corrida pelo açúcar
20) Grão de bico: de bom para ótimo
21) Adjacentes do CBD
22) Os climatarianos estão chegando (como se você já não tivesse dúvida sobre o que é flexitariano!)
23) Sem ossos a respeito, a alfarroba ressurgirá
24) Gorduras à frente (eu vi isso acontecer em 2020 na região da cintura ?)
25) Tudo em moderação
26) Restaurantes fantasmas para ghost-kitchens
27) Jantares serão diferentes em 2021. E além.
28) Espere nem menos restaurantes. Por que isso é bom?
29) Diga adeus a menus impressos
30) Seus chefs favoritos não estão mais cozinhando lá
31) Quão permanentes são as mudanças de comportamento nos hábitos alimentares?
32) Marcas de restaurante em cozinhas caseiras
33) Aventuras globais para os abrigados
34) Cozinha africana e afro-americana
35) Dieta do ano: flexitariana, com uma vantagem para o veg
36) Imunidade é a nova sustentabilidade
37) Comida do ano: quesabirria
38) Bebida no ano: coquetéis quentes
39) Cozinha do ano: chinesa-americana (+ indiana regional, afro-caribenha, cingapura/malaia, judia)
40) Traga seu restaurante favorito para casa
41) Compre como um chef
42) Marcas virtuais são o novo food truck
43) Não, você não pode se servir
44) Ingredientes de alimentos na ascensão: monkfruit, espinheiro marinho, okara, cáscara, chocolate de fruta inteira, queijo vegano, jaca, palmito, flor de bananeira
45) Vinhos com um pouco de TLC e um pouco de THC
46) Só se acalme
47) Coquetéis de bar engarrafados e encaixotados em kits
48) Coquetéis para uma multidão
49) Café de alta qualidade rápido, finalmente
50) Ingredientes de bebida na ascensão: sodas amargas, leite impossível, suco de beterraba, uva gamay, suco de amla, MCT, cacau reishi
51) Setor mais enxuto
52) Qualidade com menos estrelas
53) Interação social reduzida
54) Delivery consolidado
55) Dark kitchen
56) Experiência digital
57) Conforto moderno
58) O chef do futuro
59) Cozinha regional americana
60) Fusebiquity futura (fusion + ubiquity)
61) Plant-based evoluído
62) Boosters da saúde global e imunidade
63) Expanda a sua mente (é isso mesmo que vc pensou ? )
64) 10 sabores, pratos e ingredientes para conhecer em 2021: raiz de chicória, sudachi, hortifrutigranjeiros do futuro, alfarroba, curry do próximo nível, kheer, guisado, mel fermentado, madressilva, sementes de nigela)
EMPRESAS DE INGREDIENTES
65) Laranja do Sol nascente (que eu achei incrível)
66) Vermelho
67) Um enfoque mais proativo para nutrir o corpo e a mente
68) A sustentabilidade toma o centro do palco
69) O microbioma do intestino imerge como o portão para o bem estar
70) Boom plant-based expande para além do pão
71) A transparência constrói a confiança do consumidor
72) Gengibre
73) Limão Yuzu
E continua seguindo a Pantone, que este ano também trouxe 2 cores do ano (cinza e amarelo). Que o seu namorado lhe olhe do jeito que a Firmenich olha para a Pantone. Explicações aqui.
IMPRENSA
74) Kits de refeição de chefs
75) Drinks em lata
76) Vegetal do ano: faça sua escolha
77) Sabor do ano: cheesecake basco queimado (quero provar)
78) Alimentos para o quarto de dormir
79) Gostos caseiros
80) Rótulos que valem a pena ler (a Alimentus vai curtir essa tendência)
81) Desperdício, aparado
82) Delivery, evoluído
83) Hábitos do lockdown que permanecem
84) Causa do ano: fome
85) Vendas de alimentos online turbinadas, sustentabilidade uma necessidade
86) Luxo acessível no caso de carnes; interesse em proteínas nicho
87) Tirando os animais do sistema de alimentos
88) Direct-to-consumer, imunidade e plant-based incendiando
89) Plant-based continuará a evoluir para planeta-based
90) Cogumelos de reforço imunológico e pos-bióticos naturais
91) Bebidas infusionadas com CBD
92) Produções significativamente aumentadas de fazendas indoor
93) Os primeiros 1000 dias
94) Snacks de ingrediente único
95) Uma nova onda de otimismo, com a tecnologia como capacitador
96) Como o tráfego a pé em supermercados irá afetar a a experimentação e exploração?
97) DTC, plant-based e keto
98) Saúde é o driver nº01 em carnes plant-based
99) Hortifrutigranjeiros localmente produzidos
100) Fornecimento local, transparência
101) Produção de alimentos sustentável
102) Insosso está banido
103) Tábuas de charcutaria épicas
104) Você é o top chef
105) Charcutaria no próximo nível
106) Priorização da dieta plant-based
107) Molhos, temperos e condimentos picantes ?
108) Climatarianismo será a norma
109) Aulas para cozinhar junto estão aqui para ficar
110) Kits de refeição dão uma guinada para o epícuro
111) Kombucha ganha um empurrão alcóolico (adooooro)
112) Tábuas de charcutaria ramificam-se
113) A Air Fryer irá brilhar mais que a Instant Pot (o que já é verdade no Brasil, mas ainda não vemos alimentos exclusivamente desenvolvidos para a Air Fryer)
114) Picante é o novo umami
115) Vitaminas e suplementos
116) Hard kombucha alcóolica
117) Novas carnes alternativas
118) Comidas upcycled
119) CBD… em tudo
120) Café além do copo (yeahhhhhhhhhhhh ☕)
121) Comida de bebê de outro nível
122) Novos tipos de óleo
123) Marcas de bebidas alcóolicas de celebridades (????)
124) Grão de bico, grão de bico e mais grão de bico
125) Jerky de frutas e vegetais
126) Kits de refeição e delivery inovadores]
127) Comida de conforto clássica
128) Apimente!
129) Sobremesas sofisticadas, menos doces
130) Birria
131) Pizza no estilo de Detroit
132) Hard Seltzer
133) Mel apimentado
134) Frango frito
135) Sanduíche japoneses ou “sandos”
136) Fervidos de frutos do mar
137) Boba
138) Boosters de imunidade
139) Saúde mental
140) Localismo
141) História passada
142) Climatariano
143) Flexitarianismo
144) Revisão da cultura da dieta
145) Kits de refeição
146) Transparência (again, baby, I know. Aqui tem alguns exemplos brasileiros)
147) Nutrição infantil
148) Óleos de cozinha alternativos serão algo em 2021 (a contar pelo preço do óleo de soja, consigo ver vantagem)
149) Comida upcycled pode ser uma tendência em 2021 (adoro como essa já entrega certa incerteza)
150) Se prepare para a tendência da hard kombucha em 2021
151) Carnes plant-based permanecerão populares em 2021
152) Adicione jerky de vegetais à sua lista de tendências em 2021
153) Vinhos em caixa não irão embora em 2021 (ainda bem, acho muito digno)
154) Copaíba pode ser uma tendência em 2021 (é nóis)
155) Ghost-kitchens podem se tornar uma tendência em 2021 pela necessidade
156) Kits de comida continuarão a ser uma tendência de alimentos em 2021
157) Mais consumidores buscarão alimentos bons para o intestino em 2021
158) Falando simplesmente, comida saudável será uma tendência em 2021
159) Jantares em ocasiões especiais
160) Mergulho mais fundo nas rotas de comida pretas
161) Menus de degustação individualizados
162) Cozinha de tradição
163) Experiências de restaurante em casa
164) Mais classes de culinária virtuais
165) Condimentos
166) Tofu
167) Comida de conforto
168) Gentileza
169) Negócios diversificados
170) Mais fermentação e conservas
171) Advocacy política
172) Reforma da indústria de restaurantes
173) Restaurantes de destino
174) Cogumelos
175) Açúcares alternativos
176) Precauções de higiene
177) Ainda mais local
178) Serviço rápido e apenas-delivery
179) Esperança
180) Comida (mais) local
181) Chef em casa
182) De olho no lixo
183) Bebidas alcóolicas mistas
184) O meio ambiente no prato
185) O chef saiu da cozinha
186) O consumidor está mais atento à saúde da mente e do corpo
187) O consumidor busca transparência e confiança
188) O consumidor se preocupa com o impacto no ambiente e, consequentemente, com a sustentabilidade da sociedade
189) Coquetéis um pouco saudáveis
190) Um retorno ao conforto
191) Aulas virtuais de culinária que exploram as origens dos alimentos e a cozinha global
192) Um esforço maior para se tornar livre de desperdício
193) Hacking nutricional e saúde imunológica acima de tudo
194) Terroir transcende o vinho
195) Apimentando a despensa
196) Ghost-kitchens e serviço sem contato
197) Nostalgia é rei
198) Maconha estará em tudo
199) Sanitização é de uma hora para outra sexy
200) Traga o ano do Magnun (?)
201) Mais nutrição consciente
202) Mídias sociais (especialmente Tik Tok) irá nos trazer mais próximo da nossa comunidade de comida
203) Responsabilidade, tratamento justo da equipe, e equidade na produção de alimentos, restaurantes e mídia
204) Mezcal é a nova tequila
205) Containers usados para refeições ao ar livre
206) Indulgências veganas e um boom de comida funcional
207) Traga os tacos (te quiero)
208) Alimentos embalados plant-based, modelos de restaurantes híbridos e coquetéis enlatados
O mais engraçado é que o próprio texto admite que ninguém conseguiu prever a falta de papel higiênico em 2020, mas tem CERTEZA de que as próximas tendências são estas. Ou seja, tem gente que não aprende nem na dor.
209) Se tornar vegano para desacelerar a mudança climática e evitar pandemias
210) Gororoba vegana domina menus de cadeias de fast-food
211) É tempo de peixe e porco veganos brilharem
212) Restaurantes e marcas de alimentos pulam na onda vegana
213) Negócios liderados por negros adequadamente brilhando
214) Mudando o enviesado através dos alimentos
215) Vegetais carnudos
216) Uma onda de novas opções de ovo veganas
217) TikTok se torna um paraíso de alimentos vegano
218) Vinho vegano que lhe diz que é vegano
219) Abra espaço para chocolate ao leite vegano
220) Corredores de panificação no supermercado ganham uma reforma vegana
221) Deliveries veganos não podem ser parados
222) 2021 para trazer estabilidade (em forma bebível)
223) Mais empresas de alimentos e bebidas escutam à PETA, finalizam os testes em animais.
224) Transparência
225) Embalagem
226) Funcionalidade
227) Alimentos upcycled
228) O poderoso grão de bico
229) Premiumização e a ascensão do rum
230) Funcional plus
231) Conveniência
232) Sustentabildade
233) Inovação de embalagem
INDÚSTRIA DE ALIMENTOS
234) Novas rotinas e rituais
235) Sobras intencionais
236) Mel apimentado
237) Charcutaria criativa
238) Viajar através dos alimentos
239) Petiscos ao longo do dia
240) Waffer-tudo
241) Bem-estar
DELIVERY
242) Apimentando a despensa
243) Os Estados Unidos do Keto
244) Coquetéis (menos) culpados
245) Comprando com um propósito
246) Guerreiros da semana – compras na hora estão em crescimento
SUPERMERCADOS
247) Bem estar está servido
248) Café da manhã épico todos os dias (aqui em casa está assim)
249) Básicos incendiados
250) Café além da caneca
251) Comida de bebê, toda crescida
252) Alimentos upcycled
253) Troca de óleo
254) Booch (alguém traduz, please) alcoolizado (para falar de hard kombucha)
255) O poderoso grão de bico
256) Jerky de frutas e vegetais
257) Refeições fáceis para cozinhar no segundo fôlego
258) Cozinha consciente
259) Bolhas com benefícios
260) Plantando raízes nos laticínios
261) Inovação nas nozes
262) Traga a picância
263) Alimentos uber-premium
264) Petiscos decadentes
265) Alimentos à prova de futuro
266) Buscando conforto
267) Alimentos cetogênicos
268) Sabores globais e favoritos de restaurantes chegam em casa
269) Mania de cogumelo (se você segue meus Stories no Instagram/Facebook, sabe que estou nesta)
270) Para o planeta
271) Inovação fresca
272) Cozinhar é o novo deslocamento para o trabalho
273) Compra de comida online floresce
274) Comprando produtos britânicos
275) Comida de graça (essa também faz meu estilo)
276) Vidros de geleia a postos
277) Baixo e sem
278) Baristas caseiros
279) Cozimento lento acelera
280) Essenciais asiáticos
281) Rosé no inverno (para mim, em qualquer estação)
ASSOCIAÇÕES
282) Cozinhar/comer em casa
283) Comida de restaurante em casa
284) Mudanças nos clássicos
285) Entretenimento comestível
286) Compra baseada em valores
287) Viagens globais sem sair de casa
288) Ingredientes
289) Revolução contínua plant-based
290) Menos açúcar e açúcar natural (no sentido de naturalmente presente)
291) Halva
292) Fruta pão, a nova superfruta?
293) Rotulagem nutricional frontal promove a nutrição (quem diria, não? tem gente no Brasil jurando de pé junto que não trará nenhum impacto)
294) A mudança climática pode ajudar a aumentar a produção de arroz
295) Impressão 3D de produtos à base de leite
Após 2 anos me copiando, a Eater resolveu desistir e reduziu imensamente a sua lista das listas. Portanto, se você quer continuar tendo o maior banco de dados de listas da internet, salve este artigo!
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