SUSTENTABILIDADE NAS CORPORAÇÕES – UMA ENTREVISTA COM LEONARDO LIMA DA ARCOS DORADOS

Postado em 12/11/2020 por Rebeca Leão
Compartilhe

Os impactos ambientais que enfrentamos hoje, como aquecimento global, esgotamento dos recursos naturais, queimadas e extinção de espécies, são resultados de ações que aconteceram ao longo de muitos anos.

Da mesma forma, os problemas sociais e as dificuldades de desenvolvimento econômico são, na sua grande maioria, consequências de decisões políticas tomadas há tempos, que refletem até hoje na vida de pessoas.

Isso significa que nós sofremos impactos das gerações anteriores, e que gerações futuras serão impactadas pelas nossas ações.  Qual é o futuro que você espera para os seus filhos e os filhos dos seus filhos?

A sustentabilidade é fundamental para que consigamos suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender as futuras.

Os consumidores estão atentos a isso e cada vez mais procuram por um consumo consciente, observando e questionando o posicionamento das empresas. Neste sentido, muitas corporações possuem, como uma das missões, promover o desenvolvimento sustentável através de projetos impactem positivamente a comunidade ao seu redor.

Grandes empresas têm tomado para si a responsabilidade de resolver problemas sociais e ambientais, entendendo que isso também contribui para a sobrevivência da marca. Uma delas é a Arcos Dorados, a principal fraqueadora do McDonald’s no Brasil.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA ARCOS DORADOS

Essa semana, pude conversar com Leonardo Lima, Diretor Corporativo de Sustentabilidade da Arcos Dorados, que nos contou sobre as ações que a companhia tem para promover o desenvolvimento sustentável da comunidade.

A Arco Dorados é a maior empresa do setor e utiliza o tamanho e escala para apoiar projetos de sustentabilidade. Leonardo conta que o Mcdonalds recebe todos os dias 2 milhões de brasileiros: “para eles está concentrado todo nosso esforço”, comentou o diretor.

Com o objetivo de desenvolver estratégias que fomentem o desenvolvimento sustentável e o compromisso social dentro da empresa, surgiu a Receita do Futuro. Estratégia de impacto social e ambiental, que inclui os temas relacionados a sustentabilidade na rotina dos negócios, estabelecendo ações relevantes para toda a Cia e a sociedade.

A Receita do Futuro foi criada em 2017, logo após a companhia, com a clara visão de que se deve devolver e apoiar as comunidades que lhes brindam com a sua confiança e preferência, em todo o mundo.

“O QUE VOCÊ DEVOLVE À COMUNIDADE QUE CONFIA E MANTÉM A SUA MARCA?”

PROJETOS DESENVOLVIDOS NA RECEITA DO FUTURO

A Receita do Futuro está baseada em 5 grandes ingredientes:

  • Abastecimento sustentável;
  • Ação contra o câmbio climático;
  • Envases sustentáveis e reciclagem;
  • Emprego juvenil;
  • Apoio às comunidades e famílias que servem.

Os ingredientes estão sustentados por um Programa de Desenvolvimento Sustentável que é aplicado em toda a empresa e onde o Desenvolvimento Sustentável em Foco tem um papel fundamental.

O Diretor de Sustentabilidade disse que as empresas têm um papel fundamental no Desenvolvimento Sustentável do país em que operam.

“Elas geram riquezas e através dos seus negócios podem resolver os problemas que afligem a sociedade.”


Doação de lanches em comunidades vulneráveis do México

Através do conceito de valor compartilhado, a Receita do Futuro está ajudando os países onde operam a gerar mais empregos, diminuir suas emissões de gases de efeito estufa, educar as pessoas sobre o Desenvolvimento Sustentável e promover cadeias de abastecimento sustentáveis.

Pela NEO (Novas Oportunidades de Empregabilidade), a Receita do Futuro trabalha para melhorar as oportunidades de emprego para milhares de jovens, e, desde o lançamento no Chile, em 2017, 5.000 jovens foram beneficiados.

No projeto Junior Achievement, milhares de jovens entre 15 e 17 anos são alcançados através de programas presenciais e virtuais, onde desenvolvem as habilidades socioemocionais necessárias para o século XXI: pensamento crítico, criatividade, comunicação, colaboração, iniciativa e liderança.

Com o objetivo de diminuir o impacto ao meio ambiente, em 2018 a economia de energia de operação da companhia atingiu 15%, e, na Argentina e na Colômbia, as tigelas de salada de plástico foram substituídas por uma opção de fibra renovável certificada pelo FSC, gerando redução estimada de 130 toneladas por ano.

Como também um dos resultados da Receita do Futuro, em 2019, a produção de carne sustentável quadruplicou, e mais de 5 milhões de livros foram distribuídos por toda a região da América Latina com o objetivo de aproximar cada vez mais as crianças da leitura, desenvolver imaginação, criatividade e fortalecer os laços familiares.

Essas são algumas das diferentes ações realizadas pela Receita do Futuro que possuem os pilares nos cinco ingredientes.

PRINCIPAIS BARREIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO NOSSO PAÍS

Leonardo considera que uma das principais barreiras principal barreira para o desenvolvimento sustentável é o baixo conhecimento e nível de consciência da população em geral. “Estamos acostumados a viver o presente, o curto prazo. Nessa dimensão de tempo, possivelmente não veremos muitos câmbios, mas não é essa a realidade que nos enfrentaremos a frente”, comentou o diretor.

É preciso aumentar o nível de consciência da população em geral e em especial, dos líderes.

 É fundamental ter uma visão de médio e longo prazo, em que sejamos responsáveis pelo futuro que nos reserva.  

30ª EDIÇÃO DO PROGRAMA DESENVOLVIMENTO

O programa de Desenvolvimento Sustentável em Foco é o maior de educação corporativa para o desenvolvimento sustentável do Brasil.  Até a edição 29, o programa chegou à marca de 3.500 participantes e ultrapassará os 4.000 com a 30ª, edição.

O Programa conta com várias palestras para falar sobre Gestão de Resíduos, Economia Circular, Valor Compartilhado, Gestão da Mudança, Compromisso Social, Capitalismo Consciente entre outras.

Com um índice de aprovação de 100% dos participantes, sabemos que o Programa tem proporcionado grandes mudanças em quem participa”, comentou Leonardo.

INSCRIÇÃO PARA A 30ª EDIÇÃO

O diretor garante que quem participar do programa sairá diferente e melhor de como começou. “Longe de ser um curso tradicional, queremos proporcionar um olhar diferente ao que estamos vendo todos os dias. Já não enxergamos muitas coisas que são muito ruins. Estamos acostumados e nos sentimos conformáveis com vários problemas graves que enfrentamos”, afirmou o diretor.

O Programa busca mostrar os problemas por uma nova perspectiva diferente, aumentando o nível de consciência dos indivíduos, e buscando consequências positivas para cada um e a sociedade como um todo.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

Você pode realizar a inscrição, que é gratuita, para o programa por aqui.


Compartilhe esse artigo. Vamos revolucionar o mercado de alimentos!

Juntos podemos causar um grande impacto através de pequenas ações: compartilhe e espalhe a mensagem.

Receba a planilha exclusiva e gratuita para Gestão de Projetos de P&D!

E mais: participe da comunidade privada de +4000 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos.

Sem spam. Só inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba a planilha exclusiva e gratuita para Gestão de Projetos de P&D!