OS PRODUTOS DA CAIXA DA INOVAÇÃO – HORIZONTE 21 FOOD

Postado em 12/02/2021 por Cristina Leonhardt
Compartilhe

Eu acredito que comida se experimenta e conhecimento também. Desde o primeiro Horizonte Food, a Tacta se esforçou em mostrar o que eram as apostas da inovação de alimentos no Brasil não apenas no palco, mas também no físico. Não faz sentido para nós que um evento fale, mostre e discuta alimentos mas que a comida do coffee-break seja uma padronização de pão de queijo, fruta e biscoitinho.

(Nada contra o pão de queijo, fruta e biscoitinho, mas eu quero ver inovação!)

Assim nasceu a Mesa da Inovação, um dos momentos mais aguardados do Horizonte Food, em que a galera se aglomera e se digladia para conhecer os alimentos mais inovadores segundo a nossa curadoria.

As pessoas claramente adoram os produtos da Mesa

O primeiro evento, lá em 2018, teve apenas 27 pessoas. Em 2020, já éramos mais de 450 visionários e visionárias de alimentos ávidos por inovação. A Mesa cresceu em produtos, em tamanho e em curiosidade.

A Mesa da Inovação é a nossa maneira de não apenas falar de inovação de alimentos, mas de mostrar como se faz. De honrar os esforços de empresas grandes e pequenas por todo o Brasil, que estão abrindo seus espaços e testando futuros muito antes deles estarem completamente espalhados por aí.

Para a edição de 2021, que será online, a Mesa da Inovação se transformou na Caixa da Inovação – e neste post nós iremos conhecer os produtos que foram escolhidos a dedo para fazerem parte desta curadoria que é entregue na sua casa.

CAIXA DA INOVAÇÃO 2021

Vamos conhecer os produtos que fazem parte da curadoria da Caixa da Inovação de 2021? A preferência é sempre pelos produtos que você já conheceu no Instagram do Sra Inovadeira. Além destes, buscamos produtos que foram lançados em 2020 e que de alguma forma representem todos os espectros da inovação de alimentos: um panorama bem abrangente para poder entender o que está sendo feito de norte a sul do país.

Um dos desafios deste ano é logística: você irá perceber que buscamos apenas produtos que fossem shelf stable, paar poder entregar em todo o país.

Quer conhecer os selecionados? Vamos a eles:

Arbolê

As Lascas Crocantes são um cracker saudável, natural, sem glúten, sem lactose e sem açúcar, com aquele toque de brasilidade, utilizando derivados da mandioca, como o polvilho. Valorizam os benefícios da linhaça dourada e trabalham com os mais simples e naturais ingredientes, nos sabores:  Alho Poró, Gergelim, Lemon Pepper, Manjericão e Páprica Picante.

Multigood – Dr Good

A aposta da Fini no mercado de suplementos é a linha Dr Good. O Multigood é o polivitamínico em formato de goma de gelatina zero açúcares, com vitamina A, C, B, D, E, ácidos fólico e pantotênico, biotina, iodo e zinco.

Barrinha Proteica – Pic-Me + Danone Nutricia

A barrinha proteica FORTIFIT e Pic-Me foi desenvolvida por médicos e nutricionistas pensando em oferecer nutrientes essenciais para manter a estrutura física saudável por mais tempo. É a primeira barrinha fortificada do mercado: a única que oferece em um só produto, proteínas, cálcio, vitamina D e colágeno para manter articulações saudáveis. Tudo isso sem adição de açúcares ou adoçantes em um produto clean label.

Granola Salgada – Grano Square

A Grano Square buscou desenvolver uma opção de acrescentar nutrientes às refeições, seja café da manhã, almoço ou lanche, com um produto salgado. Granola é um produto muito rico nutricionalmente e é uma forma muito prática de incrementar um prato com fibras, proteínas, vitaminas, antioxidantes, sem falar na saciedade que ela adiciona.

Pão sem glúten com Coco – Jasmine Alimentos

A Jasmine Alimentos foi pioneira ao introduzir no Brasil em 2016 uma planta dedicada para a produção de pães e bolos sem glúten, que conta com a tecnologia de atmosfera modificada nas embalagens. O Pão com Coco, lançado em agosto de 2020, possui lascas da fruta além de ser rico em minerais, fibras e antioxidantes.

Do seu Forno – Wickbold

Acompanhando a tendência de assar pão em casa, a Wickbold lançou uma mistura para pão nos sabores Original, Australiano, Integral e Grãos Ancestrais. O pacote já com fermento biológico e um QR Code para acessar conteúdo exclusivo desenvolvido para quem está aprendendo. A linha Do seu Forno você já conheceu aqui.

Frutiê – Fini

Na linha de indulgência, a Fini entra com tudo no movimento vegano, com a sua primeira linha certificada pela Sociedade Vegetariana Brasileira As balas são formuladas com pectina. Essa linha foi desenvolvida com foco no público adulto e com isso temos perfis de aromas frutais e mais “azedinho”.

Mayoh – Faba

A MayOh! é uma maionese à base de aquafaba – a água do cozimento do grão de bico – que não excluí nenhuma tribo e convida a todos os veganos, vegetarianos e onívoros/carnívoros a desfrutarem de produtos feitos a partir de plantas.
Ela vem em três versões:
Original, Ervas Verdes e Chipotle. Mayoh é o primeiro produto de varejo da startup Faba, startup finalista do Desafio Visionários do Horizonte 20 Food.

N.Ovo Receitas- N.Ovo

O N.Ovo foi desenvolvido para substituir o ovo tradicional em preparações culinárias, com 100% ingredientes de origem vegetal. Ele possui as mesmas características funcionais na culinária que o ovo tradicional e foi desenvolvido para que tenha exatamente a mesma capacidade de dar liga, emulsificar  a massa, proporcionar firmeza e estrutura às receitas. A N.OVO é uma spin-off da Ovos Mantiqueira.

Kits de Sementes – Isla Sementes

O movimento de agricultura urbana só ganhou força durante a pandemia – e a Isla participa ativamente desta revolução. As embalagens dos kits de sementes também podem ser utilizadas como sementeiras para o plantio e além das sementes, que acompanham manual de cultivo, o kit vem com uma novidade: o adubo organomineral. Além disso, conta com qr code na parte externa, demonstrando tudo que conta dentro da caixinha

Trigo de Origem – Moageira Irati

A plataforma Irati Trigo de Origem tem como base a conexão entre os elos da cadeia do trigo, no intuito de desenvolver uma farinha de produção nacional ideal para pães de longa fermentação. O projeto contou com pesquisa de grãos, variedades selecionadas e adaptadas, desenvolvimento de produtores, novas técnicas de moagem e seleção e profissionais de aplicação. Um QR Code no rótulo dá acesso a informações sobre a rastreabilidade e qualidade da farinha (como dados sobre a força alveográfica, absorção de água, P/L) ajudando aos padeiros caseiros a fazerem seus pães com mais precisão. Este ingrediente levou o 2º lugar do Food Ingredients Innovation Awards em 2020 – o prêmio de inovação da FISA.

Mint Vit C – Florestal Alimentos

Única bala mastigável rica em Vitamina C do país, que não entra na categorias suplemento. A Florestal é experiente em ambas as linhas: food e consumer health.

Bites – Bauducco

Pedaços de Panettone e de Chocottone® cobertos com
chocolate ao leite, o que preserva a massa fofa e úmida. A intenção é expandir o consumo dos produtos típicos das festas natalinas para todo o ano.

Choco Nutrients – Puravida

Achocolatado vegano, sem açúcar e multivitaminado, acrescentado das formas biodisponíveis de 20 vitaminas e minerais. O Choco Nutrients é elaborado com 51% de cacau, o principal produto de chocolate da Puravida.

+ Supersaúde, Nestlé, Inova Mate e EasyDrinks!

Além dos produtos, quem recebe a Caixa leva uns mimos da Tacta que não posso contar ainda!

A Caixa da Inovação é um dos nossos modos de continuar criando experiências únicas que ajudem aos visionários e visionárias de alimentos a entenderem o mercado de alimentos – e também perceberem as mudanças que ainda são necessárias neste front.

Ah, e a minha palestra no evento este ano vai ser sobre este post aqui, atualizado: quais serão os paradoxos que a indústria de alimentos irá enfrentar em 2021?

Quer participar desta experiência incrível? Então rola a página até embaixo que eu tenho uma surpresinha de última hora para você.

Quer saber como foram os eventos dos anos anteriores? Então se liga aqui:

Aprendizados Essenciais e Cenários Futuros do Horizonte 20 Food (ebook gratuito do evento)

As vozes mais marcantes sobre o futuro das proteínas no Horizonte 20 Food

Melhores momentos do Horizonte 20 Food

Inovação de Alimentos no Horizonte 19 Food

Melhores momentos do Horizonte 18 Food

A Caixa da Inovação é uma das três experiências do Horizonte 21 Food, que este ano terá uma edição online. Além da Caixa, os participantes contarão com:

Vozes do Horizonte: palestras de pensadores sobre o futuro dos alimentos em 2021

Construindo Horizontes: atividade colaborativa de construção de cenário para 2026, com participação de todos os inscritos

Os ingressos que dão direito à Caixa da Inovação estão disponíveis apenas até o dia 15 de fevereiro – então garanta já a sua. E eu tenho um presentinho: usando o cupom EUSOUINOVACAO, você garante 25% de desconto* para ter a caixa mais deliciosa na sua casa!

Inscreva-se abaixo e venha construir conosco este Horizonte de alimentos

*cupom não cumulativo, válido apenas para o ingresso que contém a Caixa da Inovação

Compartilhe esse artigo. Vamos revolucionar o mercado de alimentos!

Juntos podemos causar um grande impacto através de pequenas ações: compartilhe e espalhe a mensagem.

Receba a planilha exclusiva e gratuita para Gestão de Projetos de P&D!

E mais: participe da comunidade privada de +4000 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos.

Sem spam. Só inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba a planilha exclusiva e gratuita para Gestão de Projetos de P&D!