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A LISTA DEFINITIVA: 343 TENDÊNCIAS EM ALIMENTOS EM 2022

Postado em 01/02/2022 por Cristina Leonhardt
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A nossa tradicional lista das listas de tendências para alimentos do ano está de volta! Em 2022, eu fui capaz de compilar 343 tendências de 43 emissores diferentes – divididos em consultorias, empresas de ingredientes, empresas de equipamentos, imprensa, associações, empresas diversas do setor de alimentos e supermercados. É muita gente predizendo o que será o ano, e nesse balaio de gato tem empresa muito séria, que faz suas próprias pesquisas, e um tanto de gente que só dá chute mesmo.

Fica muito complicado para o leitor leigo perceber a diferença, principalmente quando o material é bem apresentado. Portanto, como sempre recomendo: veja esta lista com bastante cuidado e entenda a fundamentação sobre a qual se apoiam essas previsões em cada um dos casos. Não tem problema nenhum em usar especialistas, por exemplo, para falar sobre o futuro dos alimentos – como muitas das listas abaixo fazem. O problema está em colocar a informação sem dar nenhuma credencial para a sua validade.

Outro cuidado a ser feito é entender qual é o viés que permeia a lista de tendências proposta: você verá que as empresas que atuam em um mercado tendem a puxar a brasa para o seu assado quando falam de tendências do ano. Ou seja – é quase uma profecia auto-cumprida, a própria empresa diz que vai acontecer e no final do ano a tendência cujos produtos ela vende se concretiza em vendas. Que surpresa!

O que se destaca nas tendências em 2022

2022 está claramente marcado pelo Glocal: a tensão entre consumir local e manter uma mentalidade global. Isso se expressa de diversas formas, aparecendo na valorização de produtos locais, na preocupação com o desperdício e os resíduos, no upcycling. É um movimento que vem tomando corpo nos últimos anos com bastante força, e as marcas não poderão mais desconsiderar em suas rotas de inovação. O crescimento do consumo do café robusta é um dos exemplos da ponta desta tendência.

Questões associadas à saúde continuam em voga, especialmente saúde do intestino – o que também já aparecia em listas passadas. A saúde afeta o consumo de bebidas alcóolicas, com uma preocupação crescente com o nível de álcool ingerido – bebidas com zero ou baixo teor alcóolico são a bola da vez.

É claro que o mundo caminha para plant-based, que consta na grande maioria das listas, de diferentes formas. Leite e queijo parecem ter os holofotes este ano, porém ovos merecem atenção.

No meio de toda essa consciência no consumo, temos a tendência da contra-mão: as pessoas buscando escapismo, indulgência, comida emocional, drinks dos anos 90 e por aí vai. É o ser humano sendo humano, uma complexidade ambulante.

O que me lembra de dizer a você: desenvolver novos alimentos com base em relatórios de tendência é muito arriscado. Faça as suas próprias pesquisas com o seu próprio público (ou deixe a Tacta fazer para você), e saiba o que está acontecendo de verdade no seu mercado.

O que não está presente nas listas de 2022? veja que algo que nos últimos 2 anos foi muito discutido – comida desenvolvida por inteligência artificial – nem passa perto das tendências em 2022. A indústria de alimentos pelo visto vai demorar um pouco mais para embarcar nessa onda (apesar de que robôs aparecem aqui e ali).

Já são 6 anos de tendências publicadas: com as listas de 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 você pode criar um bingo para conferir quem são os oráculos mais certeiros do nosso glorioso mercado.

Leia a lista das listas abaixo com parcimônia, entendendo que muitos dos emissores de tendências estão nos Estados Unidos ou Europa – ou seja, falam de uma realidade que não é a nossa.

A Lista das Listas: 337 Tendências para alimentos em 2022

CONSULTORIAS

A TRENDWATCHING lista 22 tendências para 2022 – destas, as seguintes falam diretamente com o mercado de alimentos.

1) Enraizado glocalmente

2) Estado do local

3) Micromovimentos

A INNOVA MARKET INSIGHTS traz uma lista de 10 tendências para 2022

4) Planeta compartilhado

5) Plant-based: tela para inovação

6) Do tech para a mesa

7) Mudando ocasiões

8) Voz do consumidor

9) Glória do intestino

10) De volta às raízes

11) Experiências amplificadas

12) Upcycling redefinido

13) Meu alimento, minha marca

A MINTEL tem uma lista de tendências de produtos de consumo

14) No controle

15) Prazer por todo lado

16) Verificação da ética

A SPOONSHOT traz 9 tendências para 2022 e além, empregando a inteligência artificial que você conheceu no Happy FoodTech 2021

17) Muito bom juntos: sinergias entre alimentos

18) Respire facilmente: o eixo intestino-pulmões

19) Aromas e habilidades dos sentidos

20) Os robôs estão chegando

21) Do laboratório para o garfo

22) Leite plant-based vem de grãos

23) Crescendo o upcycling

24) Pós-bióticos

25) Rotulagem de carbono está aqui para ficar

A BAUM + WHITEMAN fala das tendências para o mercado de alimentos e restaurantes:

26) Os robôs não estão vindo, eles já estão aqui (gente, vamos fazer um acordo aí sobre os robôs?)

27) Frango plant-based por tudo em 2022

28) Chile crunch: condimento do ano

29) Alimentos que farão crescer raízes

30) Explosão populacional de ghost-kitchens… Pisando nos dedos dos pés um do outro

31) Acalmem-se, demônios do sabor! Recomponham-se

32) Nunca jante em um lugar que serve café da manhã?

33) Pedindo no bar

34)Reduzindo o teor alcoólico

35) Não! A Alta gastronomia não está morta

A AF&Co e CARBONATE trazem juntas o relatório de tendências Através da lente, com:

36) Prato quente do ano: laksa

37) Sobremesa do ano: raspadinha (quem iria imaginar isso?)

38) Drinks do ano: revival dos coquetéis dos anos 80 (Curaçao Blue hahahaha)

39) Cozinha do ano: Caribenha

40) Cozinha em crescimento: indiana

41) Cidade de comida do ano: Nashville (EUA, é claro)

42) Empanadas

43) Cozinha louca de rica

44) Você gostaria de um acompanhamento de história com isso?

45) Pescado fora d’água

46) Serviço de mesa chega aos extremos

47) Uma festa de chá adequada para o Chapeleiro Maluco

48) Café da manhã taiwanês

49) Beliscos rápidos

50) Listas de alimentos com um ponto de vista

51) Robôs levantam a barra (e trabalham no bar) (mais robôs)

52) Como você passa café?

53) A bolha não irá se romper

54) O Smoothie no porta-cerveja (ou alguma tradução que o valha)

55) Gins globais, sabores locais

56) Goles rápidos

A DATASSENTIAL tem 10 tendências em alimentos e sabores para prestar atenção em 2022

57) Noodles yuba

58) Sal preto

59) Sikil Pak

60) Pimentas chiltepin

61) Palmito 2.0 (deixem nosso palmito em paz, seus gringos)

62) Chaat

63) Sorvete não-lácteo de outro nível

64) Pizza indiana

65) Shashlik

66) Rum asiático

A WGSN fala em 6 tendências:

67) Alga heroína do meio-ambiente

68) Café pós-arábica

69) Arroz jollof

70) O baijiu irrompe

71) Koji

72) Prebióticos aparecendo

A LOUDTT traz seus insights para alimentos em 2022

73) Sem/baixo álcool

74) Tudo plant-based

75) Adaptogênicos e Nootrópicos

76) Nutrição personalizada

77) Fermentação

78) Delivery ultrarrápido

79) Automação

80) Novos formatos de lojas

81) Produtização

82) Curadoria

83) Escapismo

84) Exploração de sabores

85) Além do esperado

86) Collabs

87) Indulgência

88) Nostalgia

89) Influencers S/A

90) Valores compartilhados

91) Comunidade

92) Transparência

93) Energia limpa

94) Glocal

95) Descarte zero

Empresas de ingredientes

A SENSIENT traz a sua cor do ano

96) Rosa radiante (até 2021 chamado de coral)

A ADM traz a sua versão das tendências de consumo para 2022

97) Veremos um conjunto de produtos com poder pós-biótico

98) Alternativas longínquas de carne e fontes de proteína inesperadas irão disparar

99) Produtos nutricionais personalizados serão o status quo (truco)

100) Alimentos para amigos de peles se tornarão mais Premium e personalizados

101) Carnes e Laticínios produzidos cuidadosamente estarão em todos os lugares

102) Saúde Holística, Personalizada e Bem-estar tomam o centro do palco

A FIRMENICH, que sempre aposta na cor do ano da Pantone, este ano diz que o sabor será:

103) Botânico mágico (eu só penso em cogumelos, mas não acho que era isso que eles queriam dizer?)

A TATE & LYLE traz as suas perspectivas para o que será 2022 em alimentos:

104) Transparência

105) Plant-based

106) Redução de açúcar

107) Saúde intestinal

108) Conveniência

109) Snacks bons para você

Empresas de equipamentos

A INDUMAK chegou com a sua lista “nada” tendenciosa kkk

110) Alimentos mais saudáveis

111) Sustentabilidade

112) Automação dos processos produtivos

113) Aumento do varejo e uso de embalagens menores

114) Embalagens inteligentes

Imprensa

O site THE MANUAL, que ensina os homens a viverem uma vida mais engajada (seja lá o que isso quer dizer), fala que as tendências de 2022 para alimentos são:

115) Ghost Kitchens

116) Dominância das plantas

117) Embalagens sustentáveis

118) Menus limitados, mas criativos

119) Fusão de alimentos

Já o DELISH traz os alimentos ou receitas que ganharão tração em 2022:

120) Bebidas não-alcóolicas

121) Manteiga de girassol (?)

122) Menus menores

123) Tudo plant-based

124) Leite de batata (?)

125) Mais garçons robôs (?)

126) Ghost kitchens (?)

127) Cogumelos (?)

128) Coquetéis engarrafados

129) Martinis expressos (?)

130) Um boas-vindas canino (?)

O NEW YORK TIMES assume que tendências are a bitch, já que as previsões de 2021 (com vacina) eram de uma super economia que flopou. Mas vamos seguir à risca o manual do final de ano e continuar a predizer sem qualquer embasamento, porque dá audiência.

131) Ingrediente do ano: cogumelos (eu sabia)

132) Bebida do ano: drinks dos anos 1980

133) Frango, feito em laboratório

134) Algas para o resgate

135) Nostalgia de doces

136) O crescimento do robusta

137) Serviços de mesa saborosos

138) Açúcar e doce-cante (doce + picante)

139) Sabor do ano: hibisco (que a Firmenich falou que tinha sido o sabor do ano de 2019)

140) Um foco na Índia

141) Vibe do ano: gentileza e compreensão (em ano de eleição? Não no Brasil)

142) Um buffet de outras mordidas

Lá nas terras da Rainha, o INDEPENDENT faz suas apostas para 2022

143) Tudo com umami

144) Leites plant-based

145) Retorno da fusão

146) Vamos comer bolo

A HELLO! traz a sua lista de 8 tendências para 2022:

147) Pasta de umami

148) Comida caribenha

149) A tendência reducetariana

150) Alimentos infusionados com gim

151) Vinho com CBD

152) Chocolate ao leite de aveia

153) Molhos de salada estão de volta (hello, anos 90)

154) Pasta de dente mastigável (oi???)

O PINTEREST, que diz ter acertado 80% das previsões em 2021, soltou a sua lista para alimentos (e ela é super divertida):

155) Gente é para brilhar

156) É assim que eu gótico (sério?)

157) Vem, vai ter bolo

158) Muito além do aniversário

159) A vez do xadrez

160) Chá para toda hora

161) A graça da Grécia

162) Sombra e água fresca

163) No ritmo de cada um

164) Criança interior

165) Soprando estrelinhas

166) Luxo sem limite (previ aqui)

167) Ancestralidade no prato

168) Diversão em horário comercial

A HAUS VON EDEN traz a lista:

169) Desperdício zero

170) Exóticos locais

171) Onívoro real

Também tem dedo da MARTHA STEWART nas tendências de alimentos para 2022:

172) Ingredientes: hibisco, yuzu e cúrcuma

173) Alimentação ambientalmente consciente

174) Ativos congelados

175) Grãos em crescimento

176) Bolhas funcionais

177) Bebidas com menos álcool

178) Nós ainda estamos comendo em casa

179) Quando comemos fora, queremos experiências personalizadas de refeições

No Brasil, a PEQUENAS EMPRESAS, GRANDES NEGÓCIOS fala de 8 tendências para negócios de alimentos em 2022:

180) Inflação deve ditar negociações e preços

181) O ano dos reencontros

182) Sustentabilidade na prática

183) Proteína diversificada

184) Foodtechs no radar

185) Senso de comunidade

186) Valorização das equipes

187) Delivery mais assertivo

O METRÓPOLIS também tem suas tendências, focadas no mercado de bares e restaurantes:

188) Os preços estão subindo

189) Drinques prontos engarrafados

190) Traz o doguinho

191) Comidinhas rápidas

192) Valorização do produto local

193) Colaboração entre os chefs

194) Delivery e take-out vieram para ficar

195) Cozinha afetiva

196) Ingredientes que potencializam a imunidade

197) Eventos e mesas em área externa

Na terra da rainha, a SPECIALTY FOOD MAGAZINE traz uma lista de tendências que vão subir em 2022:

198) Comida flexitariana

199) Café da manhã maior e melhor

200) Cogumelos

201) Coqueteis engarrafados

202) Sobremesas nostálgicas

203) Sabores japoneses

O MOB KITCHEN traz as suas 11 contribuições – mostrando como cada pessoa vê as tendências de alimentos da sua própria perspectiva:

204) Spätzle

205) Leite integral

206) Insetos comestíveis

207) Congee (para você ver como o Moro tem uma carreira internacional ?)

208) Banha

209) Ainda mais carne falsa

210) Pintxos (que não têm nada a ver com a foto do Lula malhadão)

211) Ainda mais leite alternativo

212) Produtos ambientalmente conscientes

213) Carne cultivada em laboratório

214) Baijiu (tchau tchau)

Lá da Alemanha, o TAKEAWAY diz que estas são as tendências que irão definir 2022 em alimentos.

215) Sandos inesquecíveis do Japão

216) O crescimento da embalagem reutilizável

217) Os maiores nomes da conveniência se tornam livre de carne

218) Uma queda pela comida taiwanesa

219) Apimente a sua vida com temperos em abundância

220) Culinária de comida de conforto

221) Abra espaço para os cogumelos (SIM!)

O YELP traz a sua lista de tendência para três setores:

Alimentos

222) Panquecas de macadâmia

223) Pão de ovo

224) Croffle

225) Malasada

226) Pizza blonde

227) Cones de pizza

228) Pão calic

Bebidas

229) Negroni

230) Degustações de cerveja

231)Espresso martini

Indústria

232) Pets são bem-vindos

233) O retorno do bar de esportes

234) Jantar a qualquer momento

235) WiFi com aquele café

236) Esperar é tão 2019

237) Ghost Kitchens

O YAHOO fala das tendências que serão imensas em alimentos em 2022:

238) Comidas ancestrais

239) Explorando o mundo através da comida

240) Boa saúde intestinal

241) Bolos descolados e não usuais

242) Adeus, cronuts: olá, croffles

243) Tábuas de charcutaria, mas faça elas do tamanho de uma mordida – e alcóolicas

244) Chá da tarde = novo happy hour

Já o BIG TRAVEL SEVEN diz que as tendências serão:

245) Tendências de alimentos do Tik Tok

246) Onívoros reais

247) Bebidas de baixo ou sem teor alcóolico

248) Vegourmets

249) Leite de cevada

250) Upcycling

251) Comida de laboratório

A FOLHA faz um apanhado das tendências na gastronomia para inspirar novos negócios em 2022:

252) Refeições saudáveis entregues em casa

253) Conexão tecnológica entre produtores e consumidores

254) Bebidas com benefícios de saúde e energia

255) Novas ocasiões de consumo de vinho (sim!)

256) Ingredientes plant-based voltados ao mercado B2B

257) Negócios de um só produto

Associações

A lista do IFT este ano traz:

258) Consolidação da carne alternativa

259) Consumidores discriminadores se tornarão mais escolhedores

260) Upcycling acima

261) Mais alternativas ao leite

262) Uma era mais inteligente para o processamento de alimentos

263) Tudo está calmo

264) Food safety relaxada para alimentos artesanais

265) Novos insights sobre dieta e câncer

266) Movendo-se para embalagens mais inteligentes

267) Uma barreira no caminho do “novo normal”

Quem está de olho no mercado de veganos tem que conferir a lista de tendências de alimentos 2022 do PETA:

268) Estrelas dos frutos do mar realmente sustentáveis

269) Mais marcas de ovos amigas das galinhas

270) Mais inovações de fast food

271) Mais celebridades se tornarão veganas em 2022

272) Cadeias tudo-vegano continuam a expandir

273) Cadeias derrubam o sobrepreço do leite vegano e tornam padrão o leite de amêndoa

274) Alta gastronomia se torna vegana

O SEBRAE (que tecnicamente não é uma associação), fala sobre quatro pontos importantes de atenção para alimentos e bebidas:

275) Atenção à Saúde Física e Emocional

276) Alta do Delivery

277) Alinhamento de valores éticos e sustentáveis

278) Opções com preços acessíveis

Empresas diversas do setor de alimentos

A BLUE BOOK SERVICES, que é focada no mercado de hortifrutigranjeiros, traz uma lista de 5 tendências para alimentos em 2022

279) Comida fácil

280) Evolução dos restaurantes

281) Inovação de embalagens

282) Fazendas indoor

283) Cogumelos (eu avisei ?)

A BIDFOOD, fornecedora do setor de food service, também tem a sua lista de 5 (is a magic number)

284) Saúde é riqueza

285) Sabores menos viajados

286) O efeito Greta

287) O fator uau (esse aqui)

288) Celebrando ser britânico

A KeHE identificou 10 macrotendências usando seus gurus da inovação ??‍♂️

289) Aventura de comida

290) Boom das foodtechs

291) Curioso pela sobriedade

292) Propósito duplo

293) A conveniência continua

294) Apagando as linhas da dieta

295) Indulgência permissível

296) Crescendo a sua comunidade local

297) Se tornando grão-nular

298) Colaboração funcional

A NAKED NUTS também contribui com a sua percepção sobre 2022:

299) Alimentação saudável

300) E-food

301) Beleza de dentro para fora

302) Desperdício zero

303) Ritmo da natureza

304) Produtos vegetarianos e veganos

305) Sobremesas sem açúcar

Supermercados

Não sei vocês, mas eu amo um supermercado. Em 2022, até o ASSAI colocou o dedo nas tendências, confirmando a relevância dos atacarejos para o varejo de alimentos. Lá vamos nós:

306) Coxinha no copo

307) Brisket

308) Barra de wafer

309) Sorvete premium (free from) (misturando duas coisas, mas ok)

310) Obetô

311) Efood

O WHOLE FOODS já é até famosinho aqui esta lista, não é?

312) Agricultura ultraurbana (que você já viu aqui)

313) Você faz YUZU

314) Reduzitarianismo

315) Hibusco está acontecendo

316) Bebidas com menos álcool

317) Grãos que retribuem

318) Colha a semente de girassol

319) O momento da moringa

320) Efervescência funcional

321) A cúrcuma decola

O KROGER também entra na dança das tendências com seus colegas supermercados:

Sabores emergentes:

322) Umami

323) Tudo é tudo

324) Sabores de tequila

325) Sabores #tbt

Premiunização de itens

326) Alimentos baseados no planeta

327) O brilho do supermercado

328) Hiperlocal

Mudanças de comportamento

329) Beleza e saúde naturais

330) Bom o suficiente para compartilhar

331) Todos a bordo da charcutaria

O ROLDÃO ATACADISTA fala em:

332) Comida de mãe/vó (aquele machismo nosso de cada dia)

333) Ingredientes que contribuem para a melhora da imunidade

334) Novos sabores de café

335) Marmitas mensais vendidas on line

336) Áreas externas e ventiladas

337) O instagramável ainda está em alta

Bônus: 2022, pandemia, Tik Tok e por que não pedir aos influenciadores da rede sobre as tendências de alimentos que eles percebem? Bora lá, na lista compilada pelo THE KITCHN

338) Caqui

339) Macarons

340) Cozinha de camping

341) Cogumelos

342) Vinagres sofisticados

343) Frutas no macarrão

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