SRA INOVADEIRA RESPONDE: COMO ENCONTRAR ARTIGOS CIENTÍFICOS RELEVANTES

Postado em 12/08/2016 por Cristina Leonhardt
Compartilhe

A pergunta desta semana vem do Paraná, com a nossa querida leitora Edineri, figurinha tarimbada de todos os webinars do canal 😉 O que ela me diz: saímos da faculdade, e passamos a ter cada vez menos contato com a pesquisa acadêmica, até que, em determinado momento, não conseguimos mais distinguir o que é uma pesquisa relevante de uma, digamos, “meia boca”.
Em meio à montanha de artigos que são publicados todos os meses em revistas científicas, é difícil discernir quais resultados são robustos, e quais resultados são mais um “ponto fora da curva” para se tornarem evidência de um avanço científico e tecnológico naquele tema.
(Atire a primeira pedra quem nunca encontrou dois artigos chegando a conclusões exatamente opostas para a mesma pergunta).
E então?

Como encontrar artigos científicos relevantes?

 

(A irmã da) Sra Inovadeira responde:

Cara Edinéri! Nesta aqui, aproveitei a presença da minha doutoranda mais especial para responder a sua pergunta. Perguntei para ela como uma pessoa que esteja começando a aprender sobre um tema novo pode encontrar artigos científicos relevantes sobre aquele tema. Afinal, é o que mais faz uma pesquisadora, não?
Saca o vídeo.

Obrigada pela ajuda, Alessandra! Para quem não a conhece, minha querida irmã está indo fazer doutorado um dos mais renomados institutos de P&D em nanoeletrônica do mundo – o IMEC, em Leuven, na Bélgica.
Durante a faculdade, um professor comentou que são raros os profissionais que, após formados, seguem lendo as publicações científicas que eram tão comuns durante a graduação. Decidi que faria diferente, e mantenho até hoje a média de ler um artigo científico por semana – até em viagens.
(Call me CDF. I don’t mind.
Sou curiosa demais para deixar tanto conhecimento passar batido na minha frente sem dar uma espiada.)
Eu sou super fã de usar artigos científicos para formar a minha visão sobre o assunto – quando estava escrevendo minha contribuição para o livro de Tecnologia de Pescado, usei apenas artigos publicados nos 5 anos anteriores para basear minha escrita.
E não apenas para temas mais acadêmicos os artigos são importantes: se você quer se manter atualizado no seu campo de atuação, dentro da indústria mesmo, tem que manter um radar ligado para publicações da sua área. Pode procurar: há pesquisas feitas em diversos assuntos, inclusive em temas mais “soft” da área de gestão. Ler pesquisas sobre um tema é uma excelente forma de sair do achismo que (infelizmente) impregna a nossa área de P&D.
Uma forma mais “sustentável” de manter este radar funcionando é se cadastrar com o tema em algum sistema de atualizações. Os principais bancos de dados de artigos científicos permitem este cadastro.
[envira-gallery id="800"]
Espero que tenham gostado do vídeo, e conto com vocês para definir o tema da próxima semana! Se tem uma pergunta relacionada à área de P&D e Inovação de Alimentos, escreve aqui nos comentários (ou me mande no contato@srainovadeira.com.br).
 

consumidor, desenvolvimento, inovação, engenharia, P&D, alimento, R&D, gestão, user, centered, deisgn

WEBINAR COMIGO! DIA 15/08, ÀS 19H. Inscrições clicando aqui!


Lembro a todos que temos o webinar sobre “Como incluir o Consumidor no Desenvolvimento de Alimentos” na segunda-feira, e as inscrições estão acontecendo aqui.
Vamos falar sobre as práticas que você pode implementar na sua empresa para trazer o consumidor (ou melhor, usuário 😉 ) para o seu lugar correto: o centro das decisões.
 
 
 
 
 
 
O curso de Formação em Inovação de Alimentos está ganhando o mundo! Temos inscrições abertas para Jundiaí, SP, Palmas, TO e Belo Horizonte, MG. Escolha a cidade mais próxima de você e vem fazer esta imersão em Inovação comigo!
[envira-gallery id="723"]

Compartilhe esse artigo. Vamos revolucionar o mercado de alimentos!

Juntos podemos causar um grande impacto através de pequenas ações: compartilhe e espalhe a mensagem.

Receba a planilha exclusiva e gratuita para Gestão de Projetos de P&D!

E mais: participe da comunidade privada de +4000 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos.

Sem spam. Só inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba a planilha exclusiva e gratuita para Gestão de Projetos de P&D!