fbpx » MEUS DESEJOS PARA OS VISIONÁRIOS DE ALIMENTOS EM 2017

MEUS DESEJOS PARA OS VISIONÁRIOS DE ALIMENTOS EM 2017

Postado em 28/12/2016 por Cristina Leonhardt
Compartilhe

Aparentemente não há debate sobre 2016: todo mundo só quer que acabe. De minha parte, devo reconhecer, 2016 foi um ano fantástico. Não é qualquer ano aquele em que você nasce, não é? Pois a Sra Inovadeira nasceu e cresceu em 2016, fez amigos, frequentou a Asa Norte (#not).
2016 está acabando e eu gostaria de agradecer a todos que fizeram a diferença por aqui. E, também, deixar meus desejos-pitacos para os visionários em 2017.
Uns desejos para sermos mais revolucionários. Uns pitacos para você que quer fazer a diferença no mercado de alimentos.

Desejo que você meta o pé na porta em 2017

desejos 2017, comida, tecnologia, P&D, alimentos, R&D, food, engenharia, ciência, pesquisa, desenvolvimento, oportunidade, sra inovadeira, inovação,
Começando com o pé direito esta lista de desejos (#pun-intended), eu desejo que você reconheça o seu valor, se empodere e brigue suas brigas. Desejo que você faça valer toda essa visão que tem dentro de si e que mostre ao mundo como é possível fazer um P&D diferente. Desejo que você não peça permissão: que conquiste seu espaço com dedicação, inteligência e método.
Eu desejo que você olhe para dentro de si mesmo e reconheça o Sol brilhando dentro do peito, e não aceite nada menos do que isso. Você merece brilhar. Vá lá e conquiste o mundo.
2017 será diferente de 2016 se você fizer diferente. Não tem mais ninguém – além de você – para mudar 2017. Faça a diferença.

Desejo que você estabeleça um procedimento de P&D em 2017

desejos 2017, comida, tecnologia, P&D, alimentos, R&D, food, engenharia, ciência, pesquisa, desenvolvimento, oportunidade, sra inovadeira, inovação
Eu desejo que você reconheça que o P&D é um processo como qualquer outro. Sim, que exige criatividade, mas que também exige método. Eu desejo que você arregace as mangas, descreva este método – que pode mudar de empresa para empresa – melhore o que tem que ser melhorado, e coloque para funcionar.
Eu desejo que você unifique os registros entre os pesquisadores que trabalham com você, para que em 2018 vocês tenham um banco de projetos único e fácil de ser entendido. Desejo que você aprenda muito nesse processo, e enxergue as oportunidades de melhorias e de mudança. Desejo que você seja o líder desta mudança.

Desejo que você escute seu usuário em 2017

desejos 2017, comida, tecnologia, P&D, alimentos, R&D, food, engenharia, ciência, pesquisa, desenvolvimento, oportunidade, sra inovadeira, inovação
Desejo que o usuário seja o centro de tudo o que você fizer. Mesmo nos projetos de redução de custo, eu desejo que você pense no que o usuário precisa, quer, e não é atendido. Desejo que o usuário não perceba que a identidade do produto foi perdida – e sim, que você ofereceu opções a ele.
Desejo que você o coloque num pedestal, bem no centro da sua sala, e que faça dele o principal objetivo do P&D por aí.
Eu desejo que você de fato escute o usuário: converse com ele, formal ou informalmente. Desejo que você faça os primeiros avanços para ter um desenvolvimento centrado no usuário – e para mudar o rumo da empresa em que você trabalha.

Desejo que você comemore suas vitórias e as suas falhas em 2017

desejos 2017, comida, tecnologia, P&D, alimentos, R&D, food, engenharia, ciência, pesquisa, desenvolvimento, oportunidade, sra inovadeira, inovação,
Desejo que você veja o mundo de uma forma mais colorida – nem branco, nem preto, mas cinza, turquesa, bordô, laranja, anil, maravilha. Que suas vitórias sejam aprendizados, e você entenda bem porque aconteceram. Que suas falhas sejam aprendizado, e você entenda bem porque aconteceram.
Desejo que você escape do pensamento binário de ganhar ou perder. Desejo que você reconheça o mundo como ele de fato é: uma grande complexidade de processos atuando simultaneamente, em que uma vitória hoje traz consequências devastadoras amanhã. E uma falha amanhã pode ser a chave do sucesso no futuro.
Eu desejo que você reconheça tudo isso, e seja feliz tanto com as suas vitórias, quanto com as suas falhas. Que saiba sorrir em face da derrota, e junte os aprendizados do processo para se fortalecer – e fazer esse Sol aí brilhar ainda mais forte.

Desejo que você seja uma metamorfose ambulante em 2017

desejos 2017, comida, tecnologia, P&D, alimentos, R&D, food, engenharia, ciência, pesquisa, desenvolvimento, oportunidade, sra inovadeira, inovação
Desejo que você abrace a mudança, se jogue, não se prenda ao que já foi.
Que você entenda o seu processo, que o desenhe e reforce entre seus colegas, mas que esteja pronto para destruí-lo e reconstruí-lo quantas vezes forem necessárias. Desejo que você seja a pessoa que aceita mudanças, que as acolhe, que as lidera.
Desejo que você não demore muito a reconhecer que algo precisa mudar, e que diga muito mais sim do que não.
Desejo que você seja um maluco beleza, desses que a gente não entende muito, e que essa mudança traga a mentalidade de aprendizado que é tão importante para quem trabalha em P&D.
Desejo que você tome decisões malucas, que insira o caos no início do projeto, que teste coisas que pareçam absurdas, que você se entregue para esse processo cheio de frustrações, que é o caminho mais seguro para a criatividade.

Desejo que você seja uma fagulha de inspiração em 2017

desejos 2017, comida, tecnologia, P&D, alimentos, R&D, food, engenharia, ciência, pesquisa, desenvolvimento, oportunidade, sra inovadeira, inovação
Desejo que você inspire as pessoas ao seu redor – que junte ao redor de si um time de gente fina, elegante e sincera, que aposte na mudança tanto quanto você. Que não sejam muitos a princípio, mas que sejam comprometidos com a causa da inovação. Que vocês levem para frente esse projeto de trazer o usuário para o centro, e que aos poucos contaminem toda a empresa com essa energia boa que acontece quando a gente de fato escuta.
Desejo que você seja essa mudança, seja essa fagulha, que você inspire pessoas dentro e fora de P&D e que você use esse Sol dentro do peito para iluminar o caminho e atrair mais gente fina, elegante e sincera para a sua órbita.
Desejo que você seja esse líder formal e informal que carrega todos ao redor para um futuro mais empático, mais inovador, mais solidário.

Agora, um para mim: desejo que sigamos juntos em 2017

Caro visionário e cara visionária – temos muitos planos para 2017.
O Sra Inovadeira continua firme e forte, e agora faz parte da Tacta Food School, uma empresa criada a partir do sonho de empoderar os colegas e levar conhecimento prático e empático para onde ele não é tão acessível.

Pois em 2017 eu desejo que sigamos juntos: que nos encontremos em webinars, em cursos, em feiras. Que troquemos e-mails e que nos conheçamos ainda mais. Que aumentemos essa rede de colaboração e, principalmente, que confiemos uns nos outros para torná-la cada vez mais relevante.
Desejo, principalmente, que você chegue ainda mais longe porque estávamos próximos – porque aí sim, eu poderei comemorar a minha vitória.

Feliz 2017, visionários! Vem muito mais pela frente!

Compartilhe esse artigo. Vamos revolucionar o mercado de alimentos!

Juntos podemos causar um grande impacto através de pequenas ações: compartilhe e espalhe a mensagem.

Receba a planilha exclusiva e gratuita para Gestão de Projetos de P&D!

E mais: participe da comunidade privada de +12000 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos.

Sem spam. Só inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba a planilha exclusiva e gratuita para Gestão de Projetos de P&D!