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A LISTA DEFINITIVA: 548 TENDÊNCIAS EM ALIMENTOS EM 2025

Postado em 29/01/2025 por Amanda Iamaguchi Fantini Ribeiro
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Sim, 548 tendências (você não leu errado).

A cada ano encontramos mais e mais tendências. Começamos nossas pesquisas no final de 2024 e agora no início de 2025 terminamos compilando 548 tendências de 63 emissores diferentes – divididos em consultorias, empresas de ingredientes, de embalagens e equipamentos, imprensa, associações, empresas diversas do setor de alimentos, empresas de outros segmentos e supermercados. Além disso, esse trouxemos mais empresas do setor de suplementos e restaurantes.

Para o leitor leigo, pode ser bastante desafiador diferenciar as informações, especialmente quando o conteúdo é bem elaborado e apresentado. Por isso, nossa recomendação é sempre a mesma: analise a lista com atenção e procure entender as bases que sustentam cada uma dessas previsões. Não há nada de errado em contar com especialistas, por exemplo, para abordar o futuro dos alimentos – como muitas das listas a seguir fazem. O problema surge quando essas informações são apresentadas sem nenhuma referência ou respaldo que valide sua credibilidade.

Outro ponto importante é identificar o viés por trás das listas de tendências apresentadas. Empresas que operam em determinados mercados muitas vezes adaptam essas previsões para atender aos próprios interesses. Isso cria uma espécie de profecia autorrealizável: a empresa declara que algo será uma tendência, e ao final do ano, os produtos que ela promove acabam ganhando mercado, como “comprovado” pela tendência inicial (este é um assunto que a Cristina discutiu um pouco com o Kim Trieweiler, no episódio da Rádio Sra Inovadeira).

O que se destaca nas tendências em 2025

Nos últimos meses, mergulhei em mais de 60 listas de tendências alimentares. E uma coisa ficou clara: todo mundo tem uma lista para chamar de sua (mas nem sempre significa em que são listas autorais). As empresas lançam suas previsões anualmente, cada uma trazendo seu próprio recorte do que considera mais relevante. Mas, no fim das contas, como assimilar tantas tendências que, no fundo, parecem dizer a mesma coisa?

Para identificarmos os termos mais comuns, realizamos uma análise de frequência que nos permite visualizar essa repetição:

Frequência dos termos mais mencionados pelas marcas e emissores em análises de tendências alimentares. A contagem considera variações no singular e plural, feminino e masculino, bem como termos semelhantes (por exemplo: Personalizado, Personalização, Personalizadas).

Certos padrões tornam-se cada vez mais evidentes. O comportamento de consumo está cada vez mais alinhado a macrotendências como sustentabilidade (n = 22), saúde (n = 16), bem-estar (n = 13) e funcional (n = 12), muitas vezes interligadas. Queremos produtos que ofereçam um ganho real para nosso corpo e mente. Nesse cenário, destacam-se os alimentos voltados para a saúde intestinal (ricos em prebióticos e probióticos) e aqueles que prometem benefícios para a saúde mental – auxiliando a desacelerar em meio a rotinas exaustivas e a combater a fadiga digital promovida pelas telas e redes sociais. No campo da sustentabilidade, já abordado em análises anteriores aqui na Sra Inovadeira, há um foco crescente em práticas que efetivamente reduzam o desperdício (n = 3) e as emissões de carbono (n = 4). Entretanto, mais do que promessas, essas iniciativas precisam se transformar em ações, demonstrado um impacto real e significativo.

Outra tendência inegável é a ascensão da inteligência artificial no setor de alimentos (que em 2024 foi mencionada apenas 4 vezes nas tendências, e este ano, 12 vezes) . Muito se fala sobre como a IA pode personalizar experiências, otimizar processos e acelerar inovações. Mas é importante atentarmos que estas inovações, para serem confiáveis é preciso haver transparência e segurança.

E bem, no meio de tantas previsões, me peguei pensando: a palavra “tendência” parece, em certo momento, perder o sentido, pois repetimos tanto que ela, que certo momento ela se esvazia, como acontece com palavras ditas em looping. Nas redes sociais, tudo é chamado de “trend”, mas será que realmente é? Uma tendência de verdade transforma comportamentos e altera a forma como vivemos. É preciso analisar o impacto de cada movimento para distinguir o que realmente merece esse título. Moda é algo novo construído a partir do que já existe; hit é o que as pessoas consomem ou fazem para se sentir parte de algo; e hype é quando uma multidão enlouquece por algo. Entender essas diferenças é essencial para não banalizarmos o conceito de tendência.

E então, para finalizar, ironicamente uma das grandes tendências para os negócios hoje é justamente… fazer listas de tendências rs. Mas, no fim, o mais importante não é apenas listar o que está por vir, e sim entender como essas mudanças se conectam com as pessoas e com a forma que consumimos os alimentos.

Um olhar crítico e a performatividade das tendências

by Cristina Leonhardt

Desde a primeira lista definitiva publicada – em 2017 – eu venho fazendo um alerta: as listas de tendências devem ser lidas com muita cautela. Você se surpreenderá abaixo com a quantidade de empresas que apresentam as suas listas de tendências para o ano sem qualquer indicação de como aquela lista foi produzida. Estas tendências foram geradas como? Quem foi escutado? Em que período elas foram criadas?

A pergunta principal que todos devem se fazer: a que interesses estas tendências servem?

Quando uma empresa de ingredientes de renome diz que determinado sabor será tendência no ano, e ela faz eventos com seus clientes que retratam este sabor, fala com a mídia a respeito, faz do sabor o elemento central das suas exposições em feiras de negócios, ela não estaria criando a própria tendência? Ao final do ano, ela não poderia tranquilamente olhar para trás e dizer “eu acertei“?

Este comportamento, usando como exemplo uma renomada empresa americana de condimentos, é bem descrito no livro Tastemakers, de David Sax, que investigou os bastidores da geração de tendências de emissores como feiras, empresas e consultorias de tendências – e descobriu que há bastante variação na profundidade da análise realizada. O mais importe recado do livro: as tendências são, de modo geral, não generalizáveis (pois representam um ponto de vista pessoal) e servem ao interesse do emissor. Poucas delas – mesmo – são resultados de pesquisas.

Um conceito que vale a pena conhecer com mais profundidade é performatividade econômica: a capacidade que um agente tem de, iterativamente, criar o futuro que ele se propõe a descrever. Vemos isso frequentemente no mercado financeiro, que flutua com a percepção expressa por seus analistas, subindo quando eles dizem que vai subir, caindo quando têm predições mais pessimistas sobre a economia.

Este feito também foi estudado no contexto da suposta disrupção trazenda por startuos ao mundo dos alimentos. Quando startups fazem pitchs para investidores, elas geram o próprio hype. O sucesso das soluções apresentadas para os problemas do setor é mais baseado em credibilidade e paixão do que em realismo.

Entendendo este conceito, os emissores de tendências deveriam ser muito cuidadosos com o que colocam no mundo: profecias autorrealizáveis são muito comuns. Afinal, pistache era tendência – ou os Estados Unidos criaram uma tendência para dar conta da superprodução de pistache?

Para se aprofundar no assunto: este é um dos temas da minha discussão com o Kim Trierweller no episódio Estudos de Futuro na estratégia de negócios de alimentos.

Dito isso, divirta-se. A Lista Definitiva de Tendências de 2025 chegou!

Tendências para alimentos em 2025

Com este, são 8 anos de tendências publicadas: com as listas de 2017201820192020, 2021, 2022, 2024 você pode criar um bingo para conferir quem são os oráculos mais certeiros do nosso glorioso mercado.

Leia a lista das listas abaixo com parcimônia, entendendo que muitos dos emissores de tendências estão nos Estados Unidos ou Europa – ou seja, falam de uma realidade que não é a nossa.

CONSULTORIAS

A Trendwatching traz seu relatório de tendências 2025:

  1. Vida circulante
  2. Escapamento dos sentidos
  3. Valioso
  4. Festa humanífica

Innova Market Insight traz uma lista de 5 tendências globais do consumidor 2025

  1. Inteligente e autossuficiente
  2. Qualidade e integridade
  3. Melhor Positivo
  4. Conexões autênticas
  5. Momentos de transformação

A Mintel tem uma lista de tendências globais de Comidas e Bebidas:

  1. Fundamentalmente nutritivo
  2. Rebelião às regras
  3. Reação em cadeia
  4. Colheitas híbridas

BAUM + WHITEMAN fala das tendências para o mercado de alimentos e restaurantes de 2025:

  1. De volta dos mortos: revival de diners e lanchonetes.
  2. O coquetel do ano é um substituto do negroni!
  3. Marcas com as estrelas.
  4. Como transformar um sanduíche hoagy em tendência: coloque-o em uma focaccia.
  5. Os dirty sodas são o próximo boom e colapso da indústria alimentar?
  6. Terrenos incomuns: sabores de café saem dos padrões.
  7. Por que os sabores “doce e picante” estão em alta.
  8. O michelin descobre o taco. O taco bell descobre o mundo. O que isso significa?
  9. Virtude sinalizada com a porcelana da vovó.
  10. Figos são a fruta do ano.

AF&Co e CARBONATE trazem juntas o relatório de tendências:

Top trends:

  1. Sabor do ano: Have we reached peak pistachio? (surpreendendo 0 pessoas)
  2. Sobremesa do ano: Kataifi Creations
  3. Bebida do ano: Ice Cold, White Hot: Freezer Martinis
  4. Prato do ano: Simple Seafood
  5. Cidade da comida do ano: Oakland

Trends de comida:

  1. croissant como recipiente
  2. tudo nas boas conchas
  3. gratificação instantânea (lámen)
  4. comida de lojas de conveniência japonesa e coreana
  5. cafés de sobremesas asiáticas
  6. pudim de coco
  7. que bazar!
  8. dondurma (sorvete turco)
  9. batatas fritas ou panquecas de grão-de-bico
  10. esteiras transportadoras não são só para sushi
  11. para viagem que se destaca

Trends em bebidas:

  1. café yemeni
  2. esse é o miso espresso
  3. sotol: a próxima tequila
  4. coquetéis de café estão ficando bananas
  5. os novos coquetéis “espumantes”
  6. bebidas de gergelim
  7. benefícios além da garrafa (ou copo)
  8. o vinho agora é um estilo de vida
  9. um adeus amargo
  10. cervejarias tiram seus óculos de cerveja
  11. dê um pouco de thc
  12. bebidas funcionais com thc
  13. refrigerantes ficam “sujos”

DATASSENTIAL traz tendências para o futuro de comida, bebidas e sabores:

  1. Pastina
  2. Pimentas doces em formato de gota
  3. Chown fun
  4. Pikliz
  5. Vinho de laranja
  6. Erva-mate
  7. Lascas de Bonito
  8. Açafrão
  9. Técnica avançada de lavagem de gordura
  10. Short ribs
  11. Gema de ovo salgada
  12. Suya
  13. Rooh Afza
  14. Pimenta sansho
  15. Ras Malai

A Euromonitor traz as principais tendências globais de consumo 2025:

  1. Planos de Longevidade
  2. Carteiras Mais Sábias
  3. Eco Lógico
  4. Foco Filtrado
  5. Ambivalente em Relação à IA

WGSN traz algumas previsões de Alimentos para 2025:

  1. Humanizando a conveniência consciente
  2. A qualquer hora, de qualquer maneira come
  3. Conexão com a comunidade

A Trend Hunter, que reúne uma comunidade de tendências do mundo, compartilha seu relatório de tendências de 2025 para 11 áreas de conhecimento (Moda, Varejo, Saúde…), e para a área de Comidas e Bebidas identificaram as seguintes tendências: 🆕

  1. Assinatura sóbria
  2. Refrigerantes sujos
  3. Café ecológico
  4. Água proteica
  5. Mordida de café da manhã
  6. Alimentos e bebidas solúveis
  7. Bebida com carbono negativo
  8. Chip probiótico
  9. Infusor faça você mesmo
  10. Álcool temperado
  11. Cozinheiro automatizado
  12. Restaurante informado
  13. Café regenerativo

Além disso, a Trend Hunter divulgou os Top 100 tendências em comidas (com exemplos mais específicos de produtos e marcas).

Empresas de ingredientes

SENSIENT traz 4 Tendências Impulsionando Inovações em Produtos em 2025:

  1. Mais da sua comida
  2. Sabores transcendentes
  3. Etiquetagem limpa
  4. Experiências enriquecedoras

SENSIENT traz cor do ano

  1. Zesty Yellow

ADM lançou suas tendências de sabores e cores para 2025 com o tema “Nova Natureza Humana:

  1. Revisitar e reinventar
  2. Alimentação Adaptativa
  3. Bem-estar eufórico
  4. Feito para [Você]

Segundo a Kerry, as principais tendências de alimentos e bebidas de 2025 são:

  1. Imaginação infundida
  2. Raízes redefinidas
  3. Pequenos luxos
  4. Diversão com funcionalidade
  5. Limpo e simples
  6. Reação em cadeia

Ainda na Kerry, seu Instituto de Saúde e Nutrição Kerry (KHNI) compartilha as 10 principais tendências de saúde e nutrição para 2025:

  1. Nutrição Acessível
  2. Gestão de peso e saciedade
  3. Envelhecimento Saudável e Longevidade
  4. Nutrição Específica
  5. Processando Paradoxo
  6. Microbioma
  7. Saúde da Mulher
  8. Redução de Sódio
  9. Mudanças de política
  10. Biotecnologia para o Futuro da Alimentação

DSM FIRMENICH este ano diz que o sabor será:

  1. Milky Maple

Duas Rodas traz oportunidades de inovação com tendências para alimentos e bebidas em 2025:

  1. Sabor é sinônimo de prazer
  2. Bem-estar holístico
  3. Tradições atemporais e autenticidade
  4. Consumo consciente: sustentabilidade e responsabilidade social
  5. Alimentação e inteligência artificial

A fornecedora de ingredientes para frutas e vegetais SVZ divulgou suas previsões para alimentos e bebidas em 2025:

  1. Volta ao básico: nutrição fundamental
  2. O consumidor “E daí?”
  3. Oferta e demandas: segurança alimentar e sustentabilidade

Segundo o relatório da Azelis Vogler, as tendências para 2025 são:

  1. Alimentação saudável tendências: Alimentos funcionais em alta
  2. Sustentabilidade na alimentação saudável
  3. Plant-based: o futuro do mercado
  4. Equilíbrio entre sabor e saúde

A empresa de T. Hasegawa lançou seu relatório de tendências para 2025 de sabores, ingredientes, e comportamento:

Sabores:

  1. Mania de mashup
  2. Retro revival
  3. Escapismo de sabor
  4. Fundamentalmente nutritivo
  5. Beleza que você pode saborear
  6. Inovação com base em ia
  7. Mudança sazonal
  8. Raízes vegetais crescem mais profundamente
  9. Pétalas no paladar
  10. Embaçando categorias

Sabor do ano de 2025:

  1. Açúcar mascavo

Comportamento:

  1. Moldadores de sabores geracionais
  2. Cogumelos mindful
  3. O consumidor sóbrio curioso
  4. Role, compartilhe, saboreie
  5. Comida em tamanho de uma mordida, mercado de tamanho grande
  6. Agricultura, cadeia de suprimentos, preço
  7. Revolução da saúde intestinal
  8. A nutrição se torna pessoal

Ingredientes:

  1. Enraizados na natureza
  2. Ingredientes para bem-estar mental
  3. Aprenda na saúde intestinal
  4. Ingredientes que aumentam a energia

Tendências de suplementos alimentares para 2025, segundo a Kemin:

  1. Nutrição Personalizada: Soluções de Precisão para Abordar Lacunas Nutricionais
  2. Saúde intestinal: uma nova geração de bióticos para o bem-estar digestivo e holístico
  3. Saúde da Mulher: Conexões Autênticas Através de Marcas Focadas na Saúde
  4. Saúde infantil: construindo uma base para o bem-estar futuro
  5. Imunidade 3.0: Energia, Resiliência e Bem-estar Ótimo
  6. Bem-estar mental: priorizando a saúde cognitiva e a resiliência emocional

Top 5 tendências em nutrição para 2025 pela FrieslandCampina Ingredients:

  1. Proteína em cada mordida – Os consumidores querem proteína o dia todo, todos os dias para apoiar seus objetivos de saúde
  2. O intestino – A chave para uma saúde melhor, do cérebro à imunidade (a empresa aponta o iogurte como categoria de destaque para esta tendência)
  3. A nova era – O envelhecimento saudável começa agora
  4. Minha saúde, do meu jeito – A ascensão da nutrição especializada
  5. 2025 e além: a sustentabilidade no centro

Empresas de embalagens

A empresa do segmento de embalagens plásticas injetada, ENBÄ, traz 6 tendências de embalagens (uma lista “nada” tendenciosa kkk)

  1. Sustentabilidade em Foco: Embalagens Eco-Friendly
  2. Embalagens funcionais: praticidade e ergonomia
  3. Tecnologia e Inovação
  4. Ecolabel: mais espaço para informação e sustentabilidade
  5. Barreira O2: conservação prolongada e menos desperdício
  6. Personalização e Experiência do Consumidor

Empresas de equipamentos

A Skymsen, fornecedora de equipamentos comerciais e industriais, traz tendência de alimentos 2025 no setor de food service:

  1. Zero desperdício: do campo à mesa
  2. Culinária regional
  3. Harmonização com drinks: a nova onda dos menus
  4. O Umami: o sabor que veio para ficar
  5. Tecnologia na gastronomia

Associações

A Specialty Food Association (SFA) revela as tendências da área de comidas e bebidas para 2024 de acordo com seu especialista:

  1. Jantar de Meninas 2.0
  2. Gratificação Global Instantânea
  3. Sim, Chef
  4. Alimentos funcionais, aprimoramentos naturais
  5. Chili Cornucopia
  6. Vinagres Vivazes
  7. Me dê (um pouco) de açúcar
  8. Molhos picantes à base de óleo
  9. Alho preto
  10. Lavanda.
  11. Queijos Saborizados

A lista do IFT divulga top 10 tendências alimentares para 2025:

  1. O aumento dos medicamentos GLP-1 acelerará a inovação de produtos
  2. As atividades de redução de sal e açúcar dominarão as manchetes sobre alimentos
  3. Food is Medicine (Comida é Medicina) recebe um impulso mais forte e maior integração de amplas demografias
  4. O rótulo limpo não vai desaparecer
  5. Aprovações de aditivos químicos e revisões pós-comercialização se intensificarão
  6. Recolhimentos de alto perfil impulsionarão maior investimento em segurança alimentar
  7. Contaminantes químicos naturais e adulterantes continuarão sendo um foco, com todos os olhos no programa Closer to Zero da FDA
  8. A inteligência artificial continuará a dominar o laboratório de alimentos…
  9. …e sua presença também será sentida na cozinha
  10. O investimento em tecnologia agrícola/alimentar será retomado após uma longa pausa

A IFT também trouxe em setembro de 2024, um outlook 2025 sobre tendências de sabor:

  1. Calma: Plantas, Menos Açúcar e Álcool
  2. Animado: Fumaça, carvão e especiarias
  3. Satisfeito: Umami e Vegetais
  4. Brincalhão: Pares inesperados
  5. Conforto: familiar, mas novo

A lista da PETA é para quem está de olho no mercado de veganos:

  1. A proteína vegetal é rei — sem o pó?
  2. Levando a ‘alimentação limpa’ para o próximo nível
  3. Alimentos básicos veganos
  4. Lanches com estabilidade de prateleira
  5. Uma nova onda de laticínios veganos
  6. Lanches e comidas rápidas de inspiração asiática

SEBRAE (que tecnicamente não é uma associação), fala sobre principais tendências irão formar o mercado em 2025:

  1. Sustentabilidade no centro das tendências de consumo pra 2025
  2. Personalização e inteligência artificial
  3. Economia da durabilidade
  4. Valorização de negócios locais
  5. Bem-estar e consumo saudável

O Polo Agro do Sebrae diz as principais tendências para o mercado de alimentos em 2025:

  1. Sustentabilidade, saúde e conveniência consciente
  2. Flexibilidade na alimentação e novas ocasiões de consumo
  3. Conexão e inclusão comunitária

A SIAL Paris 2024, uma das maiores feiras do setor alimentício, rendeu muitos conteúdos e a Firjan compartilhou um relatório das tendências observadas para o mercado de alimentos e bebidas:

  1. Alimentos e Bebidas Funcionais – Superfood (com plantas medicinais)
  2. Saúde do cérebro
  3. Saúde da mulher
  4. Proteínas à base de vegetal (análogos de carne e lácteos)
  5. Bebidas Zero Álcool e Bebidas com Plantas Medicinais
  6. Saúde digestiva e Suporte a imunidade Healthspan–longevidade
  7. Suplementos Alimentares Pré e pós-treino Nutracêuticos e nutri cosméticos
  8. Produtos com Hight Protein

A National Retail Federation (NFR) traz 25 previsões para o setor varejista em 2025:

  1. 2025 é o ano do agente de IA. Agora mesmo, as vendas influenciadas digitalmente excedem 60%. Essa porcentagem só vai crescer à medida que os agentes de IA personalizam recomendações, simplificam a tomada de decisões e lidam com tarefas de reposição automática.
  2. A IA generativa continuará a revolucionar o varejo em 2025, permitindo experiências de compra hiperpersonalizadas, criação de conteúdo dinâmico e assistentes virtuais com tecnologia de IA que envolvem os clientes em tempo real.
  3. O CEO do Google, Sundar Pichai, acredita que as vitórias fáceis na inteligência artificial acabaram . A maioria concorda. Embora a IA continue na vanguarda da inovação em 2025, o progresso enfrenta obstáculos, incluindo integração complexa com sistemas existentes e preocupações em torno da privacidade de dados.
  4. As compras ao vivo estão em alta há anos; em 2025, elas vão pegar fogo. Tem havido muita conversa sobre compradores que querem experiências e entretenimento. As compras ao vivo misturam os dois, permitindo que varejistas e marcas tenham a chance de se conectar com os clientes em um nível mais pessoal.
  5. Shein, Temu, TikTok e Amazon são frequentemente chamados de os maiores disruptores de varejo da indústria. O que todos eles têm em comum? Todos eles são marketplaces.
  6. A tecnologia Just Walk Out e as operações de varejo autônomas não são novas, mas, à medida que o ano avança, espere que lojas sem caixas, robôs de estoque, veículos de entrega autônomos — até mesmo drones — proliferem.
  7. A tecnologia de varejo se transformará priorizando a experiência do funcionário, tornando-a central para a inovação.
  8. As lojas físicas de varejo continuarão seu renascimento em 2025. Fundamentais para impulsionar a retenção, aquisição de clientes, identidade da marca e fidelidade, as lojas físicas de hoje devem oferecer experiências imersivas que não podem ser replicadas online e exibir as identidades únicas das marcas.
  9. Procure marcas mais tradicionais para seguir o exemplo de butiques e lojas de luxo e investir mais pesadamente em serviços e experiências na loja. Esses serviços não são apenas um bom complemento; eles são um gerador de receita, como comprovado nas lojas Sephora e Rituals ao redor do mundo.
  10. A mídia de varejo começou oficialmente a amadurecer, mas, assim como um adolescente, esse desenvolvimento se desenvolverá de maneiras opostas nos próximos 12 meses. Alguns melhorarão suas ofertas com programação relevante para a jornada do cliente.
  11. A Geração Z e os Millennials continuarão a exercitar seus músculos de gastos em 2025. Para os varejistas, isso se traduz em mais engajamento digital.
  12. A coorte nativa digital da Geração Alpha continuará a desafiar marcas e profissionais de marketing. Embora tenham demonstrado uma inclinação para experiências presenciais e sua demanda por comércio eletrônico não seja tão robusta quanto a de seus pais, eles são um grupo difícil de entender.
  13. Varejistas e marcas precisarão aprimorar seu marketing em 2025, pois cada geração exigirá uma abordagem diferenciada que reconheça preferências e valores diversos.
  14. O trabalho dos profissionais de marketing ficará mais difícil nos próximos meses. Parece haver uma crescente desconfiança na publicidade — em parte devido à superexposição e exacerbada por nervosismo sobre privacidade.
  15. Em 2025, o comércio contínuo será definido por uma experiência de compra integrada e sem atrito em todos os canais. Os clientes esperarão que as marcas ofereçam interações consistentes e personalizadas, transações rápidas e sem complicações com visibilidade de estoque em tempo real e opções de entrega flexíveis.
  16. O comércio social prosperará em 2025, à medida que as plataformas se tornarem mais integradas às experiências de compra e evoluírem para destinos de compras dinâmicos, onde a descoberta, o engajamento e a compra se cruzam perfeitamente.
  17. 2025 marcará um ponto de inflexão nos pagamentos sem dinheiro, com pagamentos móveis e sem contato previstos para crescer 12,4% ao ano de 2025 a 2034, de acordo com a IntelliPay.
  18. Todos os indicadores apontam para uma mudança no acesso ao desempenho financeiro dos varejistas. Especialistas acreditam que a indústria começará a migrar de métodos convencionais de avaliação do desempenho financeiro, como declarações de lucros e perdas, para a “quinta parede” e além.
  19. Os varejistas continuarão sua luta contra altos níveis de roubo, violência e crime organizado no varejo no próximo ano. Maior suporte e parcerias com autoridades policiais e líderes comunitários trarão maior sucesso na identificação, detecção e interrupção de grupos ORC.
  20. Na área de políticas alimentares, 2025 provavelmente contará com discussões intensas entre formuladores de políticas sobre alimentos ultraprocessados, corantes e aditivos alimentares, e a salubridade das dietas e alimentos dos americanos em geral.
  21. Saúde e bem-estar continuarão sendo as principais prioridades para os consumidores dos EUA. De acordo com a pesquisa da McKinsey , o mercado de bem-estar dos EUA está crescendo cerca de 10% a cada ano e agora vale US$ 480 bilhões.
  22. As vendas de alimentos on-line nos EUA cresceram US$ 1,5 bilhão ano a ano em novembro de 2024, de acordo com dados da Brick Meets Click / Mercatus Grocery Shopping Survey . É uma porcentagem grande com potencial para ficar muito maior.
  23. Três palavras podem descrever as cadeias de suprimentos em 2025: adaptáveis, eficientes e resilientes. Vários riscos pairam sobre os varejistas, incluindo o potencial de uma greve portuária na Costa Leste em janeiro e a incerteza em torno das tarifas sobre a China e o México.
  24. A circularidade é o futuro do varejo e as empresas farão avanços notáveis em direção a essa meta em 2025.
  25. O cenário de segurança cibernética em constante evolução está preparado para mudanças em 2025, à medida que o avanço na tecnologia e as mudanças nas políticas regulatórias se avolumam. Especialistas em cibernética preveem que parte do foco estará na segurança de aplicativos de IA , especialmente à medida que eles se tornam incorporados em toda a empresa de varejo.

Empresas diversas do setor de alimentos

A TouchBistro, empresa de software que desenvolve um sistema de ponto de venda de restaurantes para o iPad, compartilha tendências atuais de comida e bebida em restaurantes “quentes” em 2025:

  1. Sirva o sabor do ano: Tamarindo
  2. Os cogumelos dominam como alternativa à carne
  3. Os velhos favoritos são novos outra vez
  4. Sabores florais florescem em popularidade
  5. Sanduíches com toque internacional ganham força
  6. O mundo culinário olha para a Europa
  7. Itens alternativos de leite chamam a atenção dos consumidores
  8. A charcutaria abre caminho para a seacuterie
  9. Os consumidores desejam bolos “swicy”
  10. Entendendo o que há em seus pratos
  11. A agricultura restaurativa ganha destaque
  12. Uma nova onda de sabores picantes chegará aos menus.
  13. Bebidas quebrarão regras tradicionais
  14. Sai da frente, muçarela.
  15. A groselha vai ganhar destaque
  16. A IA se tornará mais comum nas cozinhas.

Tendências em alimentos e bebidas para 2025 identificadas pelo Food Forum:

  1. Alimentos funcionais e saúde mental
  2. Produtos baseados em plantas e proteínas alternativas
  3. Embalagens sustentáveis e recicláveis
  4. Personalização e experiência do consumidor
  5. Alimentos com origem transparente
  6. Alimentos com baixo impacto de carbono

A Meni, uma empresa de cardápio digital, compartilha as 10 tendências gastronômicas para 2025:

  1. Delivery eficiente
  2. Produção sustentável
  3. Grab and Go
  4. Experiência do cliente
  5. Preocupação com a saúde
  6. Redes sociais
  7. Uso de tecnologia
  8. Colaboração com chefs convidados
  9. Gamificação
  10. Menu baseado em dados

BLUE BOOK SERVICES, que é focada no mercado de hortifrutigranjeiros, traz uma lista de 5 tendências alimentares focadas em produtos para 2025:

  1. Palavra da moda na alimentação do ano: proteína
  2. Os alimentos funcionais ainda estão a todo vapor
  3. Os supermercados “especializados” estão a ganhar popularidade
  4. Microtendências: Pizza “diferente”, feijão, picles, pepinos e mel sofisticado
  5. Frutas e vegetais da moda para 2025

BIDFOOD, aponta cinco tendências principais de alimentos e bebidas que moldarão os cardápios fora de casa no Reino Unido:

  1. Sabores menos explorados
  2. Mais perto de casa
  3. Práticas proativas
  4. Fibra amigável
  5. Buns & Bowls
  6. Chocolicious

KeHE identificou 5 macrotendências segundo seus especialistas:

  1. Proteína o dia todo
  2. Beba sua saúde
  3. Áreas inesperadas de descoberta
  4. Internacional em todos os corredores
  5. Novas regras para envelhecer bem

A consultoria de alimentos da Holanda Food by Design, traz suas previsões para 2025:

  1. Carbon Crafted: Transformando CO2 em iguarias
  2. Micro Bebidas e a nova água
  3. Miso Local: A Revolução Umami
  4. Sem Pesticidas e Orgânico
  5. #CozinhaTiktokiana: A ascensão de uma nova cultura alimentar (”Oi, vamos fazer uma… salada de pepino?”)

A empresa estadunidense Instacart, que oferece o serviço de entrega e retirada de alimentos nos Estados Unidos e Canadá acessível por meio de um site e aplicativo móvel, traz suas previsões de tendências alimentares para 2025 de acordo os dados de compras da Instacart de 2024:

  1. Poder prebiótico e probiótico
  2. Renascença sem álcool
  3. Potências de proteína
  4. Frenesi de peixe enlatado
  5. A mania da hidratação
  6. O ressurgimento da panificação do zero
  7. Sabores Internacionais Abundam

A The Food Tech traz 7 tendências na indústria de alimentos e bebidas:

  1. “Ingredientes” como ponto central para o consumidor
  2. A sustentabilidade está na moda
  3. Saúde e bem-estar, no centro das preferências
  4. Valor agregado em produtos
  5. Experiências culinárias mundiais
  6. Alimentos vegetais
  7. Indulgências funcionais

Tendências globais de alimentos redefinindo como bebemos e comemos em 2025, segundo a Guide Michelin:

  1. Perfeição baseada em plantas
  2. Coberturas e ingredientes incomuns
  3. Sabores Cozidos na Chama
  4. Uma nova abordagem à tradição do sudeste asiático
  5. Renascimento culinário da China
  6. Como os chefs estão repensando seu impacto
  7. Tacos, Thai Grill e outras delícias globais
  8. Harmonização de Bebidas Além do Vinho

Empresas de outros segmentos

A multinacional Marriott International, que opera, franqueia e licencia marcas de hospedagem, divulgou as tendências culinárias e de bebidas no relatório The Future of Food 2025:

  1. Da Ásia-Pacífico para o Mundo
  2. Renascimento de ingredientes e tradições esquecidas
  3. Refeições refinadas: hype hiperlocal e refeições super requintadas
  4. Bem-estar no prato
  5. Destinos culinários emergentes
  6. Culinária Consciente
  7. Da fazenda para o futuro
  8. Despeje para frente
  9. Alta tecnologia, alto toque
  10. Refeições sensoriais e espaços sustentáveis

Supermercados

O Visual Super compartilha as tendências e desafios para o supermercado em 2025:

  1. Crescimento do E-commerce e Expansão dos Apps Proprietários
  2. Mercado de Alimentos Saudáveis e Sustentáveis
  3. Estratégias de Marketing Sensorial e Experiências Personalizadas
  4. Adoção Completa do Omnichannel e Integração de Sistemas
  5. Desafios do Varejo Supermercadista para 2025

A Academia Assaí, um programa do ASSAI Atacadista levantou tendências de sustentabilidade para 2025:

  1. Valorização da saúde: alimentos que cuidam do corpo e do planeta
  2. Sustentabilidade: menos desperdício, mais consciência
  3. Produtos tradicionais: resgate do sabor e da memória afetiva

O supermercado WHOLE FOODS prevê as 10 principais tendências em alimentos e bebidas para 2025 (a lista mais queridinha e esperada pelas empresas e jornais que repostam suas tendências):

  1. Lanches Internacionais
  2. Bolinho de massa sempre adaptável
  3. Crunch: Textura do Momento
  4. Hidratação Hype
  5. Hora do chá
  6. Compostável de nível superior
  7. Goles mais sustentáveis
  8. Fermento Natural Intensificado
  9. Ingredientes aquáticos à base de plantas
  10. Potencializador de Proteína

Imprensa

A MilkPoint compartilhou uma lista de tendências para o setor lácteo em 2025, escrito pela colunista Kennya Siqueira, Pesquisadora da Embrapa Gado de Leite:

  1. Saúde e bem-estar em foco
  2. Sustentabilidade e transparência
  3. Inovação sensorial
  4. Praticidade refinada
  5. Acessibilidade
  6. Inteligência Artificial

O Jornal de Comidas e Bebidas SupplySide, diz quais são as maiores tendências de 2025:

  1. Flexibilidade em dietas baseadas em vegetais
  2. Demanda por rótulo limpo
  3. O sabor continua sendo rei
  4. O papel dos fatores econômicos e geopolíticos

A rede de rádio NovaBrasil FM, compartilha 25 tendências de bem-estar que transformarão sua vida em 2025, algumas voltadas mais para a alimentação e comportamento:

  1. Foco na longevidade
  2. Saúde mental em primeiro plano
  3. Nutrição personalizada
  4. Sustentabilidade nos produtos de bem-estar
  5. Alimentação adequada para um intestino saudável
  6. Alimentos funcionais
  7. Saúde integral no trabalho
  8. Educação sobre saúde nas redes sociais
  9. Inteligência artificial na saúde pessoal

O site THE MANUAL, fala que as tendências de Coquetéis em 2025:

Em Cervejas:

  1. NA e cerveja mais leve
  2. Inovação
  3. Evolução do lúpulo
  4. O valor da transparência

Em Spirits:

  1. Coquetéis e mocktails com baixo teor alcoólico
  2. Cachaça
  3. Sotol
  4. Indo claro
  5. Um coquetel para ficar de olho: Carajillo

Em Vinho:

  1. Hora do vinho NA?
  2. Variedades indígenas
  3. Menos vidro

Já o DELISH traz 25 comidas e bebidas que veremos em todo lugar em 2025:

  1. Faça um Mini
  2. Tomando Voo
  3. De Dalgona ao Café Einspanne
  4. Poder azedo
  5. Ovas de peixe em abundância
  6. Designer Produz
  7. Mais Martinis, por favor

NEW YORK TIMES diz 9 Previsões sobre Como Comeremos em 2025:

  1. Um ano dos molhos (precisamos de molhos mais inovadores e criativos aqui Brasil)
  2. Próximo ato do café
  3. Gastronomia para levar
  4. Uma tendência de aquecimento
  5. Produtos mais potentes
  6. Outra dose de proteína
  7. Zumbidos sem bebida
  8. Dietas tribais
  9. Comida para viagem como arte

Agora vamos para o TIMES OF INDIA, que traz as principais tendências gastronômicas em Mumbai para 2025:

  1. Culinárias regionais ganham destaque
  2. Sustentabilidade e respeito ao meio ambiente
  3. Restaurantes casuais e especializados de alto nível
  4. Culinária impulsionada pelo K-Pop
  5. Alimentação baseada em vegetais e refeições focadas no bem-estar

PINTEREST, traz sua lista de 20 tendências para 2025, passando por decoração, moda, alimentos, bebidas… E segundo o Diretor de Negócios do Pinterest Brasil, 80% das tendências previstas pela marca plataforma se tornaram realidade.

  1. Cerejamania
  2. Maquiaura
  3. Borogodó rococó
  4. Feitiço do mar
  5. Social surreal
  6. Viver como reis
  7. Bem bonequinha
  8. Estilo al mare
  9. Divina diva
  10. Vaca preta
  11. Ecopunk
  12. Casa vibrante
  13. Picle-se
  14. Motomoda
  15. Altas viagens
  16. Bolos caóticos
  17. Player 1
  18. Lar, eclético lar
  19. Par de vaso
  20. Chá de bebê diferente

PEQUENAS EMPRESAS, GRANDES NEGÓCIOS fala de 5 tendências para o setor de alimentação em 2025:

  1. Diferenciação
  2. Formatos múltiplos
  3. Sustentabilidade
  4. Alimentos saudáveis e de bem-estar
  5. Tecnologia e inteligência artificial

O METRÓPOLES  traz tendências gastronômicas para 2025:

  1. Cozinha afro-brasileira e ancestralidade
  2. “Bares que são restaurantes”
  3. Pudim
  4. Cozinha asiática
  5. Receitas com medalhão de filé-mignon
  6. Cozinha afetiva
  7. Gastronomia periférica e regional
  8. Alta do delivery de comida

Na terra da rainha, a SPECIALTY FOOD MAGAZINE traz uma lista de tendências de comidas e bebidas para 2025:

  1. Mel Natural
  2. Comida Espanhola
  3. Sabores Asiáticos
  4. Pistache
  5. Sabores Autênticos do Mundo
  6. Guloseimas Impulsivas
  7. Sustentável
  8. Lanches Internacionais
  9. Rótulos “Clean”
  10. Crunch
  11. Chá
  12. Ingredientes Marinhos
  13. Proteína
  14. Noites em Casa
  15. Água com um Toque
  16. Fibra
  17. Conforto Luxuoso
  18. Nostalgia
  19. Feijões e Leguminosas
  20. Frutas e Nozes
  21. Carne de Alta Qualidade
  22. Britânico
  23. Perfis de Sabor Corajosos em Bebidas
  24. Tônica
  25. Cultura Spritz
  26. Bebidas Baixas e Sem Bebidas
  27. Bebidas Destiladas Premium
  28. Vinho Sustentável

YELP traz a sua lista de tendência para comidas e bebidas de 2025:

  1. Os cogumelos estão em alta
  2. Este bolo está pegando fogo – literalmente
  3. Reserva para grupo de 10
  4. Cultura da cerveja: sabores de café se tornam internacionais
  5. Voos de comida e bebida decolam
  6. Entre os pães: Sanduíches viralizam
  7. Reação em cadeia: A ascensão das refeições felizes (de valor)

A National Geografic destaca as 11 maiores tendências gastronômicas para 2025:

  1. Sanduíches supercarregados
  2. Coquetéis clarificados
  3. Batatas fritas nos menus dos restaurantes
  4. Macarrão instantâneo incrementado
  5. Bares de livraria
  6. Sool coreano
  7. Limoncello
  8. Cães de alta qualidade
  9. Algas marinhas especializadas
  10. Masa
  11. Pistache

A Food & Wine diz as tendências de Comida e Bebida de 2025 que você verá em todos os lugares:

  1. Alimentos picantes de nível superior
  2. Grampos apocalípticos
  3. Mercearias chiques
  4. Refeições coreanas prontas para comer
  5. Mel e Sementes

Além disso, os especialistas da Food & Wine as tendências alimentares de 2025 vão ficar estranhas:

  1. É hora do poder das flores
  2. Estamos loucos por cacau
  3. Mergulhe no renascimento de um restaurante
  4. Cogumelos para melhoria
  5. Francês ’25
  6. Festas de fusão
  7. Guinness (com ou sem álcool) é bom para você — e para os negócios

E não para por aí, a Food & Wine também traz tendências de restaurantes para esperar em 2025, de acordo com chefs:

  1. Cozinhando com grãos africanos
  2. O fim das taxas de não comparecimento
  3. Ótima comida para levar
  4. Apertando cintos
  5. Novos ingredientes em destaque
  6. Jantar para madrugadores
  7. Comida que conta uma história
  8. Uma correria para o almoço
  9. A inteligência artificial evolui
  10. Restaurantes com serviço de balcão
  11. Menus menores
  12. Preços dinâmicos
  13. Caviar de sobremesa
  14. Álcool de agave
  15. Refeições mais curtas
  16. De volta aos clássicos e ao conforto
  17. Influenciadores de comida na vida real
  18. Conheça seu pescador
  19. Ingredientes transparentes
  20. Adicionar assentos à mesa

A Forbes traz 5 tendências alimentares para 2025:

  1. Alimentos para o humor
  2. Dinâmica do bolinho de massa
  3. Hora do chá
  4. Ano do Melão
  5. Comida mexicana autêntica

As Previsão de Tendências Alimentares para 2025 no Japão pela CookPad:

  1. Tortilha
  2. Cavala congelada
  3. Meu sorvete
  4. Osaka Negiyaki
  5. Carne de cordeiro
  6. Ervas japonesas
  7. Trabalho de castanha

Yahoo!Life traz algumas tendências previstas em alimentos para 2025:

  1. Sabores e redes asiáticas
  2. O paladar global
  3. Calor é quente
  4. Alimentos Funcionais
  5. Salgadinhos
  6. Crocante é a textura do momento
  7. Proteína adicionada
  8. Desperdício de alimentos e sustentabilidade

A revista EatingWell divulgou 10 previsões de tendências de alimentação e saúde para o ano novo:

  1. Dieta anti-inflamatória
  2. Chá
  3. Frutas Tropicais
  4. Tâmaras no lugar do açúcar adicionado
  5. Mostarda com mel
  6. Ingredientes ricos em proteínas
  7. Alimentos enlatados
  8. Saúde cognitiva
  9. Suplementos para perda de peso sem receita
  10. Mocktails calmantes

A revista online KTCHNrebel diz quais serão os clusteres de tendências alimentares em 2025:

  1. Saúde, sustentabilidade e proteção climática
  2. Regionalidade e globalização
  3. Produção e desperdício de alimentos

A Infor Channel traz 5 tendências da IA na indústria de alimentos:

  1. Previsão de demanda e otimização de processos
  2. Ajustes em tempo real na produção
  3. Garantia de qualidade com IA
  4. Sustentabilidade através da IA
  5. Personalização em Massa

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