Hoje nossa pergunta vem de Goiás, onde o querido Walysson trabalha desenvolvendo produtos incríveis. Ele me pergunta:
Ao lançarmos um produto no mercado, existe algum método ou alguma forma em que podemos estimar o ciclo de vida deste produto?
Por exemplo, ao lançarmos no mercado, existe aquele “BUM”, aquele aumento de vendas.
No entanto, podemos ter oscilação no mercado, até o mesmo se tornar estável nas vendas.
Mas quando sei que será a hora de tirá-lo do mercado?
Receba insights e boas práticas sobre inovação de alimentos
Preencha o formulário abaixo e receba conteúdo exclusivo sobre inovação de alimentos
Sra Inovadeira Responde
Estamos de volta com as perguntas, visionários!
E esta aqui tem que ser a primeira, pois o Walysson me perguntou isso lá no final de outubro (eu sei, culpada!)
Vamos então à resposta. Mas antes, uma pequena introdução sobre o Ciclo de Vida de um Produto:
É uma das teorias do Marketing, lançada nos anos 50, que um produto tenha uma fase inicial de vendas, seguida de um crescimento exponencial, após um platô de maturidade e declínio. Para quem conhece biologia, esta teoria se baseia no crescimento microbiano – contudo, como um analogia, ela não é perfeita. No próprio artigo da Wikipedia podemos ver algumas limitações, como o fato de que é bem difícil definir em que estágio o produto está, ou que nem todos os produtos seguem uma curva tão perfeitamente visível.
Mesmo assim, é o Ciclo de Vida de um Produto é amplamente utilizado, e encontra ressonância em outro Ciclo que já vimos aqui no Sra Inovadeira: o ciclo de adoção de inovações. Ambos possuem formatos muito parecidos.
Entendendo isso, vamos à resposta.
Para quem pretende continuar se aprofundando neste assunto, eu recomendo:
- Este artigo da Inc, que explica cada estágio do Ciclo de Vida do Produto e os problemas com esta teoria.
- O artigo sobre Redução de Custos aqui do Sra Inovadeira, onde falamos sobre Margem de Contribuição.
- Este artigo, mostrando que nem todos os feedbacks positivos são bons: os autores identificaram consumidores que sempre compram (e gostam) de produtos que serão um fracasso de mercado. Só o fato de comprarem já prevê a falha posterior.
- Quem quiser montar um plano de saída para o produto pode acessar esta página, que traz um exemplo de estrutura para ele.
- E, para lidar com isso, um pouco de perspectiva. Todo mundo tem falhas, inclusive eu.
Como você sabe, aqui no Sra Inovadeira Responde a gente tira dúvidas técnicas – ou não técnicas – dos leitores, às sextas-feiras. Olha o que já saiu por aqui:
[envira-gallery id=”1035″]
Compartilhe esse artigo. Vamos revolucionar o mercado de alimentos!
Juntos podemos causar um grande impacto através de pequenas ações: compartilhe e espalhe a mensagem.
Receba a planilha exclusiva e gratuita para Gestão de Projetos de P&D!
E mais: participe da comunidade privada de +12000 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos.
Sem spam. Só inovação.
Ola! Podem me passar o email da Carin Gerhardt?
Obrigada e que venha muito sucesso para voces pois é inspirador os textos. Sou fã da sra inovadeira.
Abraços
Cristiane
Oi, Cris, tudo bem?
Obrigada pelo carinho! podes usar o [email protected] <3