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Nós iniciamos aqui uma série com o tema “Como Estimular a sua Empresa a ser mais Inovadora”. Serão 15+ posts, lives, webinars para trazer as visionários e visionárias as ferramentas necessárias para fazerem esta roda girar.
As instruções de uso desta série estão no primeiro post, que também traz a razão pela qual resolvi meter o pé na porta começar este esforço (dica: tem a ver com o Muro das Lamentações).
Forme a sua Célula de Inovação e venha conosco nesta jornada.
Nesta semana, trazemos a Iniciativa 9: para que este projeto tenha futuro, comece pequeno e foque em projetos simples e de rápida resposta.
Se há uma coisa que estamos aprendendo com a Lean Startup é começar pequeno e fazer diversas iterações com os feedbacks dos usuários do negócio. Enquanto no passado o maior objetivo das empresas era proteger o máximo possível seus projetos, até que estivessem 100% prontos para serem lançados, hoje vemos uma mudança no sentido da velocidade de lançamento. Quanto mais rápido o projeto for lançado, mais feedbacks ele receberá, e com isso maior a oportunidade de ser ajustado.
Essa mudança de mindset pela qual estamos cruzando é bem ilustrada pelo Tanmay Vora, no site Qaspire.
É o mesmo conselho que nos trazem Matteo Gori (CuccinaBarilla) e Juliana Nascimento (Cocriando Natura), quando falam de suas próprias jornadas de inovação nas empresas que atuam.
Se você está procurando tornar a sua empresa mais inovadora, no fundo você precisa convencer alguém de que isso é possível. De que a inovação está ao alcance de vocês, com as ferramentas que possuem, com a rede que têm, com as competências que desenvolveram.
Para fazer isso, não apresente um plano de longo prazo de um futuro brilhante de inovação.
Não, Pequeno Padawan.
Nada melhor do que a realidade para convencer alguém de que é possível mudar (e de que não há dor envolvida). Use as mentes inovadoras que se juntaram e façam vocês mesmos o primeiro projeto.
Desenvolva, produza, lance, venda. Colha os resultados, mostre os números, confira o engajamento (dentro e fora da empresa).
Use este primeiro pequeno projeto para ganhar tração e ampliar a sua rede. Deixe aquele plano Titanic ambicioso para trás.
– e permita que os projetos floresçam conforme a participação do usuário lhe indique o caminho. Talvez você descubra que o seu plano infalível do Cebolinha não era tão infalível assim. No meio do caminho, é possível que você se depare com ideias e projetos ainda mais inovadores do que aquele que havia sido inicialmente pensado.
(Outra vantagem de começar pequeno: o projeto pode ser alterado ao logo do caminho, a um custo muito mais baixo do que em um projeto gigantesco.)
Não caia na tentação de perseguir apenas “grandes ideias“: o segredo da inovação, nesses dias de mercado cada vez mais saturado, é justamente seguir na direção oposta. Encontrar um nicho e desenvolver uma solução especialmente para este nicho. Desenvolvê-la de forma tão completa, que o usuário não tem outra alternativa, a não ser transformar-se de consumidor em fã ardoroso.
Comece pequeno, seja rápido, mostre resultados do projeto o quanto antes. Você vai mostrar aos outros resultados concretos do que a Célula de Inovação está fazendo.
Mais importante: você vai mostrar a si mesmo que está no caminho certo, e que o esforço de sair do lugar e fazer menos do que o mínimo, vale a pena.
eu quero saber como esta série está influenciando a sua atuação aí na sua empresa? O que você já colocou em prática? Em que teve mais dificuldades?
Escreve para mim nos comentários (ou me manda um e-mail ;)) eu quero saber de você para poder lhe ajudar ainda mais!
😉
Este é a 9ª Iniciativa da série Liderando a Inovação: se você chegou nela agora, o índice completo, para ter acesso ao conteúdo desde o início, você pode encontrar aqui.
Começar pequeno é um dos segredos das start-ups: o tamanho dos projetos permite maior flexibilidade, velocidade e capacidade de adaptação às mudanças do mercado.
Quer aprender a desenvolver produtos segundo a metodologia da lean start-up e o design thinking? Eu te faço um desafio: venha colocar a mão na massa, aprender a ter insights com o usuário e prototipar rapidamente no curso Breaking the Box!
Serão 8h de muita prática, design thinking e, no final, um pitch para mim e a aceleradora de alimentos Food Ventures.
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Sem spam. Só inovação.
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