• Milhares de Projetos de P&D ao mesmo tempo?
    Receba a nossa ferramenta exclusiva e gratuita para Gestão de Múltiplos Projetos de P&D!

    E mais: participe da comunidade privada de +2500 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos. Sem spam. Só inovação.

INICIATIVA 8 – PROCURE APOIO INTERNO NA LIDERANÇA SÊNIOR

Nós iniciamos aqui uma série com o tema “Como Estimular a sua Empresa a ser mais Inovadora”. Serão 15+ posts, lives, webinars para trazer as visionários e visionárias as ferramentas necessárias para fazerem esta roda girar.

As instruções de uso desta série estão no primeiro post, que também traz a razão pela qual resolvi meter o pé na porta começar este esforço (dica: tem a ver com o Muro das Lamentações).

Forme a sua Célula de Inovação e venha conosco nesta jornada.

Nesta semana, uma iniciativa para quem realmente quer fazer valer este projeto: traga umx líder sênior para junto da sua Célula de Inovação.


 

INICIATIVA 8 – PROCURE APOIO INTERNO NA LIDERANÇA SÊNIOR

Não é à toa que comprometimento da liderança sênior é requisito de todas as normas de qualidade que você já implementou ficou sabendo. O peoples da Qualidade se deu conta há muito tempo que andorinha sozinha não faz verão – o Sol tem que brilhar forte para enfim podermos nos esbaldar no calor. como tornar a sua empresa mais inovadora

Inovação sem alinhamento estratégico não existe, e é a causa da maioria das frustrações que vem bater aqui no Muro das Lamentações.

A Deusa Ajudadora dos Novos Produtos adverte: não tente nada sozinho. Como diz este relatório do BNDES, há certa carência de empresários e empresárias schumpeterianos na terra em que canta o sabiá. Sobram empresários replicativos.

Contudo, eles e elas existem. E provavelmente tem um ou uma assim na sua empresa também. Olhe bem: há alguém com visão no horizonte, que é capaz de manter-se num objetivo mesmo em face de adversidades, que entende o negócio de forma abrangente, que não tem a mente ultrafocada no aqui e agora.

Procure este apoio internamente – e o use sabiamente.

(Use o conselho de Matteo Gori, Diretor da CuccinaBarilla, e aproxime-se do executivo ou executiva responsável pela geração de novos negócios que tenha visão de longo prazo. O pessoal de Vendas pode ser seu amigo, mas escute seus conselhos com parcimônia – a tendência é que este grupo seja mais focado no curto e curtíssimo prazo, e não é lá que P&D deveria atuar para tornar a sua empresa mais inovadora).

Ações sugeridas para a sua Célula de Inovação nesta semana:

Se vocês jogaram as cartas corretamente desde a primeira semana desta série, a estas alturas já tem um executivo ou uma executiva de olho nesta Célula. Em uma empresa – de qualquer porte – é difícil passar despercebido e escapar da Fofoca Corporativa quando se está fazendo algo novo.

Que usemos a Fofoca para o bem, então! Que ela faça chegar nos ouvidos do Olimpo Corporativo que tem uma galera aí nas bases, louca para colocar a mão na massa e fazer a diferença.

Algumas ações específicas para esta semana:

  1. Reunião de Briefing: marquem uma reunião de apresentação do projeto com o/a profissional do mais alto escalão executivo que puderem alcançar. Nesta reunião, é importante mostrar o que já foi feito nestas semanas  – e em que projetos vocês enxergam futuro para a empresa. Mostrar competências, feitos, ações já realizadas e possibilidades percebidas. É uma reunião estratégica: pensem numa apresentação de no máximo 30min, onde vocês irão apenas lançar uma isca e buscar apoio.
    1. Tenham um objetivo claro: precisam de fundos? o projeto precisa de mais visibilidade? precisam abrir portas em escalões mais elevados? Pensem em um call-to-action específico e claro que seja comunicado na parte final da reunião. Para ser efetivo, este encontro deve terminar com uma ação específica;
    2. Como você contaria a história do projeto até este ponto? Pensem numa trajetória envolvente e positiva, que crie empatia e gere confiança. Preparem-se. Ensaiem antes da apresentação.
    3. Montem um plano futuro com ações claras, concisas e factíveis para a sua realidade. Apoio de qualquer natureza somente virá para ações concretas e tangíveis.
    4. Eduquem e permitam muitas perguntas! A sabatina virá, e será natural algumas objeções nesta etapa. Não confundam perguntas duras e incisivas com falta de apoio – quem se interessa a ponto de fazer perguntas pode ser um grande aliado. Fiquem atentos à apatia: a concordância morna é um dos maiores sinais de que aquela não é uma porta confiável para conseguir fazer esta roda girar.
  2. E, não se esqueçam: mantenham as etapas anteriores rodando, principalmente aquelas citadas na Iniciativa 6. Conforme for a aposta da sua empresa em relação a como ter sucesso no mercado em que atua (vender muito e barato? lançar milhares de produtos por ano? trabalhar apenas em projetos com vendas garantidas? lançar produtos significativos e empolgantes?) pode demorar um pouco mais do que 2 semanas (que foi o tempo entre a Iniciativa 6 e esta) para encontrar essas Mentes Inovadoras. Mantenham o plano: pode levar de 6 meses a até 2 anos (!) para conseguirmos uma Célula de Inovação robusta. (Obviamente, começou a demorar muito, e vossa senhoria apostaria diferentemente, talvez seja a hora de repensar sua carreira).

Agora é a sua vez, visionários e visionárias! Contem para mim: vocês conseguem perceber que existe apoio da Liderança Sênior da empresa à Inovação?

Contem para mim nos comentários.


Com este post, nós finalizamos as Ações da Esfera Pessoal desta série – foram 9 posts, vários vídeos no Facebook e uma montanha de postagens no Instagram.

E agora? Seguimos adiante com as Ações da Esfera Técnica (as ferramentas de inovação que você pode começar a empregar a partir de agora)? Eu quero ver exemplos de como vocês transformaram estas ideias do Mundo Virtual em ações do Mundo Real.

Se você quiser que esta série seja finalizada, comente abaixo. O próximo post será publicado quando tivermos pelo menos 10 comentários neste post aqui.

😉

(porque sou dessas: eu também quero feedback depois de tanto trabalho, uai!)

Sobre Cristina Leonhardt

Eu quero que você alcance todo o potencial de inovação que existe dentro da sua empresa de alimentos. Se conseguirmos criar um produto diferenciado, não teremos mais consumidores. Teremos uma legião de fãs. Quer me conhecer melhor - pode me adicionar no Linkedin: www.linkedin.com/in/cristina-leonhardt/
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Milhares de Projetos de P&D ao mesmo tempo?
    Receba a nossa ferramenta exclusiva e gratuita para Gestão de Múltiplos Projetos de P&D!

    E mais: participe da comunidade privada de +2500 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos. Sem spam. Só inovação.