fbpx ELAS ESTÃO CHEGANDO - SÉRIE ELAS - Sra Inovadeira

ELAS ESTÃO CHEGANDO – SÉRIE ELAS

Postado em 25/03/2021 por Raquel Logato
Compartilhe

Se depender dessas mulheres o mundo se tornará um ambiente mais habitável, sustentável, a comida virará um insumo acessível a todos e deixará de ser artigo de luxo. As inovações trarão acessibilidade geográfica, econômica, educacional, social e serão instrumento para a equidade de gênero que tanto buscamos.

Depois de ver o que Sara, Rebeca e Raquel pensam em relação ao futuro da Pesquisa e Desenvolvimento de Alimentos tenho certeza que vocês terão vontade de segurar nas mãos delas, proporcionar todas as oportunidades que precisam e deixa-las livres para criarem e inovarem pelo mundo afora. Essas garotas são incríveis e tem uma sede de revolução através da P&D ímpar. Conheça e se encante com a história dessas 03 jovens mulheres.

Sara Araújo, a Solucionária

Sara é figura conhecida no LinkedIn. Ela vai lá, coloca a cara mesmo, fala, pergunta um monte de coisa, se expõem na rede, conversa com todo mundo, escreve artigos, faz network, entra em monte de curso e está pouco se esquentando para a opinião alheia. Olha sempre para frente e pouco para os lados. Não liga se falarem que engenheira química não entende nada sobre alimentos, afinal de contas a formação de base não nos define; o que importa é no que vamos nos aprofundar depois.

A Sara cresceu numa cidade pequena de pouco mais de 300 habitantes em Minhas Gerais e hoje mora em São Paulo. É especialista em Desenvolvimento de Novos Produtos Alimentícios pelo SENAI/SP e fundou a empresa Solucionária, que atua com consultoria de P&D e Inovação na área de alimentos e bebidas.

Ela carrega como missão pessoal trazer soluções e realizar uma revolução na forma de pensar os alimentos.

“-Não quero só lançar produtos, quero lançar produtos que tragam algum benefício para o mundo. Quero fazer minha parte em prol de um mundo melhor, em todos os sentidos, não só na alimentação, nas questões sociais, ambientais. Quero fazer parte de toda essa revolução, começando pela alimentação. E, graças a Deus, estou conhecendo pessoas incríveis, com sonhos e projetos totalmente em sinergia com o que eu acredito. Sou muito grata.”

Eis aí o exemplo de quem está chegando de sola no P&D. Fiquem de olho nessa mulher, ainda ouviremos falar muito sobre ela.

Rebeca Leão, a garota de ouro da Tacta Food School

A Beca viu uma vaga no pior estágio do Brasil e se candidatou. Tadinha, caiu logo nas mãos da nossa fada sensata Cristina Leonhardt e se tornou sua pupila. Que azar gostoso hein, Rebeca?!

Assim que eu vi essa paulistana que está num relacionamento sério com a engenharia de alimentos já ficou nítido que ela tem uma estrela apontada para o céu, é do “bumbum” riscado e tem um talento ímpar a ser lapidado.

Atualmente divide seu tempo de estudo com o estágio na Tacta Food School, onde atua no marketing, projetos de P&D e inovação. Como o marketing no setor de alimentos é algo relativamente novo e está tendo os olhos projetados para si agora, Rebeca tem aprendido com a nata do P&D como atuar nessa área.

“Tenho tido oportunidades muito ricas, e uma das minhas maiores atividades tem sido aprender muito sobre a área de alimentos e também sobre mim: meus gatilhos e dificuldades.” Esse processo de autoconhecimento e exploração de suas potencialidades e fraquezas é muito importante e faz com ela sinta-se grata por ter a oportunidade de realiza-lo agora, antes de ter um diploma de graduação em mãos. Assim os apontamentos profissionais que ela vai escolher tomar serão mais fáceis e melhor assimilados.

Para o futuro Rebeca sonha com times de Pesquisa e Desenvolvimento que ouvem o consumidor, anseiam pela saudabilidade e possuem uma visão crítica e humana acerca da alimentação e nutrição. Sonha também com um consumidor informado e agindo como sujeito ativo no processo de escolha de ingredientes, formas de produzir e rotular. Rebeca é visionária, devemos sonhar e agir junto com ela em busca das evoluções que precisamos no setor de alimentos.

Raquel de Oliveira, a louca das embalagens

Há 27 anos nascia em São João do Oriente uma menininha chamada Raquel que cresceu numa família comum e tinha o sonho de evoluir e extrapolar os limites impostos pela vida. Ela cresceu e foi seguir seus sonhos. Ingressou no curso de Engenharia Química em uma universidade privada, mas nutria dentro de si o sonho de migrar para universidade pública. Atuo como secretária, vendedora de loja, auxiliar administrativo e tudo que pudesse ajudá-la a custear seus estudos.

Até que um dia Raquel conseguia ingressar na Universidade Federal de Uberlândia, local que foi um divisor de águas em sua vida. Lá se abriram suas portas para o mundo e teve contato inicial com pesquisa e desenvolvimento.

Realizou diversas atividades extra curriculares durante a graduação e ingressou em um estágio na área de P&D de embalagens de alimentos. Sinceramente, se eu já conheci alguém que é mais apaixonada por embalagem do que essa eu nem me lembro! Não é à toa que essa mesma empresa que lhe ofereceu uma vaga de estágio a efetivou recentemente como analista de desenvolvimento de embalagens (posso ouvir um amém?!)

“Estou no início da carreira e tenho uma estrada pela frente. Quero ser uma profissional muito boa e servir de inspiração para outras pessoas. Meus projetos são estudar, estudar e estudar.” Ela tem um grande caminho a percorrer, mas ela está na trilha certa! Junto com as outras mulheres que estão vindo aí vai fazer história por onde passar.

 Deixo aqui um apelo aos que já estão com suas vidas profissionais direcionadas: incentive, converse, patrocine, seja mentora e dê oportunidade para a galera que está na graduação ou no início da carreira. Tem muito talento bruto precisando ser lapidado, tem minas de diamante inexploradas perambulando por aí esperando apenas uma oportunidade para desenvolver seu potencial. Tem muita gente boa em fase de evolução precisando de um empurrãozinho. A gente não vai conseguir abraçar a todas que estão chegando, mas cada uma que couber em nossos braços já trará um impacto enorme pessoal e coletivo.

A nossa Formação em Gestão de P&D está com as inscrições abertas! Uma trilha de cursos para você assumir um cargo de Gestão de P&D, com módulos que vão explorar a criatividade, organização, processos, visão sistêmica e liderança.

Agora na versão EAD, você aprende resolvendo um Estudo de Caso simulado em grupo, com a mentoria exclusiva de um dos professores do curso e fazendo prototipagem real de um alimento!

Compartilhe esse artigo. Vamos revolucionar o mercado de alimentos!

Juntos podemos causar um grande impacto através de pequenas ações: compartilhe e espalhe a mensagem.

Receba a planilha exclusiva e gratuita para Gestão de Projetos de P&D!

E mais: participe da comunidade privada de +4000 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos.

Sem spam. Só inovação.

Uma resposta para “ELAS ESTÃO CHEGANDO – SÉRIE ELAS”

  1. Sara de Araújo Faria disse:

    Ah, que coisa mais linda, que série mais rica! Muito feliz e honrada por poder contar um pouquinho da minha história e da minha missão 💚🚀🌱🌍🙏 Esse apoio entre profissionais, empresas. Essa colaboração+cocriação, parcerias, torna tudo muito mais saudável, vejo esperança nesse futuro e vamos juntos todos em prol dessa revolução, por um mundo melhor. Podem contar comigo. Podem contar com a Solucionária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba a planilha exclusiva e gratuita para Gestão de Projetos de P&D!