fbpx » COMO UMA CEIA DE NATAL ME INSPIROU A INOVAR
Estratégias de P&D Provocações da Sra Inovadeira

COMO UMA CEIA DE NATAL ME INSPIROU A INOVAR

Postado em 14/12/2023 por Cristina Leonhardt
Compartilhe

Vou te contar uma história natalina.

Em 2004, quando fui morar em São Paulo, passei o Natal na casa de uma amiga. Eu era um bicho estranho por ali, a única que não era da família ou agregada por relacionamento amoroso. Apesar dos primeiros 20 minutos de estranhamento, porque apenas a minha amiga me conhecia (havíamos até morado juntas brevemente) a cultura, em dado momento, me engoliu. Eu virei “da família”: uma forma que aquele círculo usou para entender a minha presença naquele ninho.

Era a primeira vez que eu passava o Natal com outra família. Eles, descendentes de portugueses e donos de padarias na região do Tatuapé, serviram diversos tipos de bacalhau com postas altas, um luxo que eu nunca tinha tido. O que mais me lembro era o bacalhau às natas, coisas da qual nunca nem tinha ouvido falar, que delícia. Muito vinho verde que eu nunca tinha provado.

Nos anos seguintes, eu viria a passar Natais com outras famílias, sempre com este misto de descoberta e estranheza sobre a ceia. Cada ceia de Natal me contava uma história, carregava uma simbologia e passava uma mensagem sobre quem a servia e a quem era servida.

Isso abasteceu o meu entendimento sobre a cultura alimentar brasileira e me fez mais aberta para compreender a diversidade que é o “outro” – diferente de mim. Um prato cheio para a inovação.

Já parou para pensar que a Ceia de Natal é um microcosmo para entender nossos gostos, hábitos e comportamentos alimentares?

Apesar da versão pasteurizada que muitas vezes nos é apresentada pela publicidade (a família feliz ao redor de uma ave natalina), a realidade das Ceias de Natal brasileiras é bem diversa.

Apesar de estar em um site brasileiro, é fácil perceber que esta foto não se passa no Brasil: quem aqui usaria manga comprida no Natal de 40ºC?

Por aqui reina churrasco, farofa, salpicão, pavê, pernil, bobó de camarão, costela assada, manjar de coco, pudim, torta de bolacha, rabanada, antepasto de beringela – só para citar alguns dos pratos que já mapeei entre visionários e visionárias de alimentos em Natais passados, em pesquisas realizadas no meu Instagram.

E mais: no Brasil, a celebração do Natal começa bem cedo e é um marco muito relevante na passagem do tempo e na delimitação do que consideramos família. Enquanto representações de celebrações com amigos são bem comuns em filmes e seriados estrangeiros, os brasileiros passam o Natal tipicamente com quem consideram família – não é à toa que eu era um bicho estranho lá em 2004, no Natal da minha amiga.

O mais provável é que não exista uma ceia Natalina brasileira – e sim inúmeras. que variam entre as regiões, os estados, as cidades e as famílias. Esta variação riquíssima pode servir como uma lente para entendermos o comportamento alimentar dos brasileiros e brasileiras.

Receba insights e boas práticas sobre inovação de alimentos

Preencha o formulário abaixo e receba conteúdo exclusivo sobre inovação de alimentos

E onde tem comportamento alimentar variado, tem insumo e inspiração para a inovação.

Então, se você trabalha com inovação de alimentos, eu lhe convido a participar do nosso mapa sobre a Ceia Natalina Brasileira em 2023: um estudo sobre o comportamento alimentar brasileiro no período das festas, que vai lhe abrir um portal para a diversidade de culturas que temos no país.

Como participar:

1) Responda ao formulário do Mapa da Ceia Natalina Brasileira, clicando no botão abaixo:

2) Ao final do formulário, entre no grupo de Whatsapp das Ceias Natalinas Brasileiras.

3) Ao longo dos próximos dias, responda às enquetes que serão postadas no grupo.

4) Nos dias 24/12 e 25/12, é SHOW TIME, baby! Compartilhe a sua Ceia de Natal no grupo e veja como outros brasileiros e brasileiras estão celebrando este Natal tropical 🎁🎉

5) Em janeiro, algumas pessoas que responderam ao formulário serão chamadas para uma entrevista, para a gente conhecer um pouco mais sobre os seus hábitos natalinos.

Venha participar deste mapa inovador e descubra como o povo brasileiro celebra o Natal – através do nosso assunto favorito, não é?

Comida.

Natal é uma época que me interessa e fascina muito, tanto que eu até já deixei uns pitacos de projetos que a sua empresa poderia lançar para as festas. É um post atemporal, então vale a pena – veja aqui.

Compartilhe esse artigo. Vamos revolucionar o mercado de alimentos!

Juntos podemos causar um grande impacto através de pequenas ações: compartilhe e espalhe a mensagem.

Receba a planilha exclusiva e gratuita para Gestão de Projetos de P&D!

E mais: participe da comunidade privada de +12000 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos.

Sem spam. Só inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba a planilha exclusiva e gratuita para Gestão de Projetos de P&D!