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6 IDEIAS DE INOVAÇÃO PARA O NATAL 2023

Postado em 02/08/2023 por Cristina Leonhardt
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Este é o seu lembrete amigável de que faltam 5 meses para o Natal – uma das épocas mais movimentadas no mercado brasileiro de alimentos.

Há oportunidades de inovação para (bem dizer) todas as categorias de alimentos: para consumo durante as festas da firma, os inúmeros happy hours com os amigos, a ceia em família, os amigos (e inimigos) secretos. Há também oportunidades para produtos incríveis que possam ser presenteados: queijos, vinhos, chocolates, bolos, confeitos, geleias, patês, azeitonas, azeites, embutidos curados, pimentas, farinhas especiais, a lista é grande.

Pensando criativamente, você pode lançar produtos sazonais incríveis, para brincar com as tradições natalinas e festivas do jeitinho ecumênico que é o Brasil. É uma época de animação, 13º no bolso e muita esperança pelo ano que está por começar: um bom momento para testar novos sabores, embalagens e propostas com o público da sua empresa.

Meu alerta para você esta semana é: qualquer um destes projetos, por mais simples que seja, precisa ser começado e conduzido para que, em uns 3 ou 4 meses daqui, possa ser lançado.

Então, se você ainda não pensou sobre como será o seu período de festas, eu trago 6 ideias para o Natal 2023 que podem fazer sentido para a sua empresa.

1. Embalagem incrível e reutilizável para presente

Um clássico natalino são as embalagens para presente – mas você vai se surpreender com quantas empresas perdem a oportunidade de dar uma roupa especial para este período em que as pessoas estão buscando o quê?

Presentes!

E tem presente melhor do que comida?

Ainda mais se for um produto incrível como eu sei que você tem produzido na sua empresa. Vale lembrar que tem a troca de presentes da véspera de Natal e inúmeras outras ocasiões para presentear nesta época: o happy da empresa, as pessoas especiais do trabalho, nossas necessárias psicólogas, as professoras dos nossos filhos e filhas.

Agora, se for nessa embalagem chechelenta do dia-a-dia, ninguém vai pensar em presentear.

Se você quer influenciar as pessoas a darem o seu produto como presente, a mensagem deve ser clara de que ele É um presente.

E por favor, 2023, não é? Uma embalagem reutilizável, de material durável, é da ordem do dia. As gerações futuras agradecem – e os usuários com mais consciência também.

2. Edição de sabores natalinos brasileiros e regionais

Peru só quem come é americano.

Aqui é Brasil (respeita) e a gente come churrasco, frango recheado, salada de língua, pavê e cassata, salpicão, farofa de ovo e de proteína. Todo ano eu faço uma pesquisa no Instagram da Sra Inovadeira para saber o que as pessoas estão cozinhando para a ceia de Natal, e as respostas são as mais inusitadas.

Olha só o que já apareceu: Bacalhau com nata, bobó de camarão, leitoa a pururuca, fricassê, torta de maracujá, cheesecake de doce de leite e frutas vermelhas, costela assada no bafo, bolo de nozes, gelatina colorida nas cores do Natal, manjar de coco, doce de figo, doce de pêssego, torta de sorvete, lasanha de bacalhau, farofa de nozes com ervas frescas, lasanha de figo (!), pudim, torta de bolacha, rondelli de frutas vermelhas, rabanada, pavê de chocolate com morango, patê de damasco, cuscuz de beringela, antepasto de beringela, torta de palha italiana, farofa de banana, ganso assado, milho com pequi, bolo de fubá com goiabada, costela suína recheada, torta de maçã, biscoito de gengibre, maionese de legumes com uva passa e maçã verde.

O que as pessoas da SUA região comem? Que tal lançar um produto sazonal, ali por outubro, com o gosto da ceia das pessoas ao seu redor?

O panetone foi importado e emplacou. E se você se apoiar nas tradições natalinas da cultura alimentar da sua região?

3. Kit surpresa para o amigo ladrão

Com o Brasil vivendo de tombo em tombo, quem dá conta de dar presente para toda a família? Boa parte das famílias já migraram para o amigo secreto há anos – e as mais moderninhas evoluíram para a versão muito mais engraçada do amigo ladrão.

Para quem não conhece, o amigo ladrão é um formato de distribuição de presentes em que cada pessoa traz um presente que possa ser interessante para qualquer gênero ou idade. Os presentes (que podem estar embalados ou não) são colocados à exposição no dia da festa. Na hora da revelação, são sorteados números que colocam os participantes em ordem. O 1º da fila (pobre) pode escolher qualquer presente da exposição. Já o 2ª pode escolher um presente que ainda está à exposição OU roubar o presente do 1º da fila.

Aí você já entendeu, não é? O número mais alto tem a vantagem de poder escolher qual presente quiser – o que faz desta uma brincadeira muito engraçada (se o grupo tiver bom humor, claro). Tem sempre gente que não capta a mensagem e traz algo como um kit de maquiagem ou um livro obscuro sobre mecânica de aviões. É aí que está a graça – sempre tem presentes que não interessam a ninguém.

Se o portfólio da sua sua empresa é amplo, vocês podem ajudar as pessoas no Natal de 2023, propondo um kit para a brincadeira do amigo ladrão, com produtos de maior e menor atratividade. As regras da brincadeira podem estar escritas na embalagem, que pode ser uma inovação no Natal de inúmeras famílias e grupos, e fazer sucesso nos happys hours.

4. Evento para os fãs mais ardorosos da sua marca

Quer melhor forma de retribuir tudo o que vocês recebem dos fãs de carteirinha da sua empresa do que uma festa de final de ano em sua homenagem? Seus fãs mais ardorosos são fundamentais para a inserção de novos produtos e podem ser uma fonte de novas ideias e melhorias.

Para o Natal 2023, que tal preparar um encontro com estas pessoas? Vocês podem recebê-las na fábrica para conhecer o processo, ou em um local de evento, para degustar os lançamentos da empresa. Vocês podem preparar um convite personalizado e um mimo para cada uma delas: uma forma de tirá-las do anonimato e colocar um nome e um rosto por trás de cada compra realizada.

E eu estou falando de consumidor final, mesmo. Eu sei que quando falo sobre conhecer seus consumidores, muitos empreendedores entendem que estou falando dos compradores das lojas varejistas. Eles, é claro, também merecem a sua atenção. Mas eles, salvo eu esteja muuuuito enganada, você já sabe quem são.

Aproxime-se de quem consome seus produtos (e retribua a sua fidelidade à sua marca).

5. Produto em collab com marca do mercado de beleza

Fini e Cimed fizeram sucesso este ano, provando mais uma vez que Cosméticos e Alimentos permitem um cross-over muito atrativo. Que tal você se inspirar nessa collab e propor algo semelhante a uma empresa do mercado de beleza da sua região?

Eu vejo batons com as cores e sabores da sua marca, kits de alimentos e cosméticos para presentear, velas perfumadas com o cheirinho do seu produto mais amado, óleos hidratantes que também podem ser consumidos (comprei um de babaçu incrível na Naturaltech). Tá cheinho de possibilidade na biodiversidade brasileira, é só pesquisar um pouco e sair do óbvio.

Mas, por favor. Não me faça um perfume Brahma, como o Boticário fez este ano. Acho que esta collab a gente passa.

6. Kit ceia completa e sem stress

A minha família até já desistiu de fazer grandes ceias de tanto trabalho que dá: tem todo um mercado de catering para atender à este período. Muitos restaurantes e padarias faturam alto no final de ano, abastecendo as casas com itens para a ceia que são difíceis de preparar e/ou assar em casa, como leitão assado, peru recheado e costela suína, além da tradicionalíssima farofa.

Como a sua empresa poderia oferecer uma ceia prática e sem stress para as pessoas que preferem cozinhar em casa, mas que talvez careçam de conhecimento de técnicas culinárias? Com o Brasil bem dizer parando já no dia 24 (especialmente nas capitais), tem crescido o número de pessoas que está em casa no dia 24 à tarde para preparar a ceia – mas será que essas pessoas sabem cozinhar?

Que tal preparar um kit natalino de responsa?

Estou falando muito aqui de comida, mas não esqueçamos os drinks natalinos! Nem só de cerveja vive o Natal – tem muita sangria, ponche, gin tônica e caipirinha. Que drinks incríveis vocês poderiam propor para o Natal 2023?

É claro que estas são ideias genéricas e sem contexto: afinal, eu não estou aí, vivendo a realidade da sua empresa. Se você gostou de uma destas inspirações, pode pegar, melhorar a ideia, desenvolver e lançar esse projeto do jeito. com a bossa, os sabores e a energia da sua empresa.

O lembrete amigável está aqui: já está na hora de você começar seus projetos do Natal 2023. Aliás, conforme for a sua velocidade de desenvolvimento de produtos, pode até ter passado da hora.

Se quiser a minha ajuda para criar um portfólio de festas incrível para a sua empresa, responda a este e-mail: vamos conversar sobre como podemos trabalhar juntos.

E que venha um Natal 2023 cheinho de inovação para todos nós!

Quem sabe no próximo ano, você esteja na minha curadoria de alimentos inovadores?

Desde 2018, eu faço uma curadoria dos produtos alimentícios mais inovadores lançados no Brasil: uma oportunidade incrível para avaliar tendências e vislumbrar o futuro dos alimentos.

Neste ano, selecionamos 15 produtos incríveis lançados nos últimos 12 meses, que representam a inovação de alimentos no Brasil, de Norte a Sul. São snacks, bebidas, suplementos, chocolates e muito mais!

Quem se inscreve na Caixa da Inovação 2023 recebe os produtos na sua casa e acompanha a degustação dos produtos ao vivo conosco, no evento que acontece em setembro.

Para garantir a sua Caixa da Inovação 2023, você deve se inscrever gratuitamente para o evento de lançamento, que acontece no dia 15/08/23.

Clique no botão abaixo para saber mais e participar.

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