fbpx MELHORES MOMENTOS DA APAS SHOW 2017 - CHOCOLATES E OUTRAS COISAS DOCES DELICIOSAS - Sra Inovadeira

MELHORES MOMENTOS DA APAS SHOW 2017 – CHOCOLATES E OUTRAS COISAS DOCES DELICIOSAS

Postado em 15/05/2017 por Cristina Leonhardt
Compartilhe

Na primeira semana de maio, aconteceu em São Paulo a feira APAS Show – o principal evento brasileiro voltado ao setor varejista. Por lá, empresas de todos os segmentos procuram mostrar seus produtos e serviços para seus atuais e possíveis clientes. É um evento bastante tradicional no Brasil, que conta com a participação das principais empresas brasileiras – e, tradicionalmente, é o momento escolhido para o lançamento oficial de produtos.
Como já havia feito com a FISA 2016, eu rodei os pavilhões observando os lançamentos de alimentos de empresas de diversos portes. Todo o tipo de produto estava por lá: de bolos prontos a guloseimas, de vinhos a cerveja para cachorro, todos os tipos de queijo, pães, carnes e biscoitos. É uma festa para quem se interessa em inovação de alimentos!
Eu estive na feira no primeiro e segundo dia a convite do nosso cliente Docile – uma empresa jovem, bem estruturada e bastante preocupada com a Qualidade e Inovação. Aos colegas e amigos da Docile, meu muito obrigada pelo convite e pela recepção nestes dois dias de feira! Enquanto estive no stand, fiquei sabendo que a empresa está se preparando para um lançamento inovador que me deixou muito curiosa (e até ansiosa!). Contudo, esse vocês terão que esperar, não posso contar por enquanto 😉
Para facilitar a leitura, vou dividir os lançamentos conforme a sua categoria de produtos. Se você não foi à Apas Show ou se não pode visitar todos os stands, vem comigo nesta viagem pela inovação de alimento no Brasil (versão 2017!).


CHOCOLATE E OUTRAS COISAS DOCES DELICIOSAS

chocolate, apas, sra inovadeira, inovação, alimento, engenharia, ciência, apas 2017, lançamento, P&D, pesquisa, desenvolvimento, R&D
Empresas tradicionalmente associadas ao chocolate (Nestlé, Garoto, Mondelez) tinham lançamentos… incrementais, digamos assim. 😛
Eu me empolguei mesmo quando fui visitar a Banana Brasil, querendo provar o snack com que eles concorreram no ano passado ao FI Innovation Awards. Qual não foi a minha surpresa quando me deparei com uma linha de chocolates na empresa!

Veja bem: até pouco tempo atrás, a Banana Brasil era uma empresa de banana-passa e outros derivados da banana. Pois a empresa está passando por um forte ciclo de reinvenção e inovação, no qual lançou barrinhas de nuts, barrinhas proteicas, snacks salgados saudáveis e agora uma linha de chocolates.
A linha de chocolates, especialmente, chama a atenção. Os produtos usam um empilhamento de características que os torna únicos – e faz com quem esta tenha sido uma das propostas mais ousadas da APAS Show.
Vamos à pilha:

  • Veganos (o chocolate ao leite usa “leite” de arroz)
  • Sem alergênicos (o chocolate usa lecitina de girassol)
  • Sem glúten e lactose
  • Na linha gourmet, com 70% de cacau e sabores como abacaxi com gengibre e nibs de cacau;
  • Para presentear, em uma caixa com belo design
  • E, a grande sacada: para compartilhar. A embalagem primária divide barra em duas – o que preserva o chocolate para quem não irá consumir o produto de uma vez só.

Alguém desvia a água da Banana Brasil para as demais empresas de alimentos? É dela que eu quero beber!
 
neugebauer, tropical, chocolate, banana, branco, apas, sra inovadeira, inovação, alimento, engenharia, ciência, apas 2017, lançamento, P&D, pesquisa, desenvolvimento, R&DContinuando no chocolate, aposta inovadora de sabor na linha gourmet 1891 da Neugebauer também: a empresa está lançando o sabor Tropical – chocolate branco com flocos de banana. Eu sou fã do chocolate da empresa, pois no meio de tanto chocolate seco, sem brilho e esfarelento que vemos atualmente nas gôndolas, a sua linha é brilhante, cremosa e tem a doçura adequada.
A Neugebaeur é uma das empresas mais antigas do Rio Grande do Sul e dá gosto de ver esta capacidade de se reinventar e buscar o novo. (além de que a pessoa puxa a sardinha mesmo para a empresa onde trabalha uma das nossas visionárias – que fez o curso de Inovação de Alimentos em Lajeado).
 
 
E como classificar a Santa Helena – mãe da amada e idolatrada Paçoquita, um dos produtos mais icônicos do Brasil? Pois bem: na linha tradicional, a Santa Helena continua expandindo as possibilidades do amendoim, trazendo agora ao mercado um amendoim petisco em embalagem tipo bandeja e um doce espalhável de amendoim com chocolate…
santa helena, paçoquita, cremosa, chocolate, apas, sra inovadeira, inovação, alimento, engenharia, ciência, apas 2017, lançamento, P&D, pesquisa, desenvolvimento, R&D
 
…que tem a sua contrapartida na linha saudável Cuida Bem, com creme de amendoim meio amargo com nibs, creme de amendoim com coco e quinoa, creme de amendoim com maçã e canela. Além destes, uma barra de banana com chia e quinoa.

Na entrevista com a Flavia, que trabalha com Trade Marketing, descubro que a empresa mantém um Núcleo de Inovação realmente multidisciplinar: P&D, Marketing, Qualidade, Compras, Financeiro, Produção: pessoas que só trabalham neste núcleo dedicado.
[envira-gallery id=”2461″]
E, para eu me apaixonar de vez pela empresa, como a Flavia define a linha Cuida Bem:

Estamos aprendendo muito.

Quando uma empresa tradicional como esta se lança ao novo e entende que ainda lhe resta coisas para aprender – e que faz este aprendizado acontecer – eu sei que existe ressonância no Universo das ideias que saem aqui do canal. <3
 
Para completar, mais uma empresa da terrinha: a Bom Princípio Alimentos com um stand super bacana, e um atendimento para lá de caloroso da Cassiana. A empresa fabrica pastas e doces de frutas, recheios forneáveis, geleias e outras coisas muito gostosas. Gostei de ver os lançamentos de Recheio Forneável de Damasco com bastante fruta em pedaço, a Geléia Gourmet de Maracujá com Pimenta (meu produto preferido) e a Geleia Gourmet de Alho Caramelado.
[envira-gallery id=”2478″]
 


A matéria sobre a Apas Show 2017 continua com:
PRODUTOS NATURAIS E SAUDÁVEIS
CARNES E PROCESSADOS
BEBIDAS NATURAIS E OUTRAS COISAS LÍQUIDAS BACANAS


Tem perguntas? Talvez você queira ler as nossas Perguntas Frequentes a respeito desta série da APAS SHOW 2017.

Compartilhe esse artigo. Vamos revolucionar o mercado de alimentos!

Juntos podemos causar um grande impacto através de pequenas ações: compartilhe e espalhe a mensagem.

Receba a planilha exclusiva e gratuita para Gestão de Projetos de P&D!

E mais: participe da comunidade privada de +4000 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos.

Sem spam. Só inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba a planilha exclusiva e gratuita para Gestão de Projetos de P&D!