Na primeira semana de maio, aconteceu em São Paulo a feira APAS Show – o principal evento brasileiro voltado ao setor varejista. Por lá, empresas de todos os segmentos procuram mostrar seus produtos e serviços para seus atuais e possíveis clientes. É um evento bastante tradicional no Brasil, que conta com a participação das principais empresas brasileiras – e, tradicionalmente, é o momento escolhido para o lançamento oficial de produtos.
Como já havia feito com a FISA 2016, eu rodei os pavilhões observando os lançamentos de alimentos de empresas de diversos portes. Todo o tipo de produto estava por lá: de bolos prontos a guloseimas, de vinhos a cerveja para cachorro, todos os tipos de queijo, pães, carnes e biscoitos. É uma festa para quem se interessa em inovação de alimentos!
Eu estive na feira no primeiro e segundo dia a convite do nosso cliente Docile – uma empresa jovem, bem estruturada e bastante preocupada com a Qualidade e Inovação. Aos colegas e amigos da Docile, meu muito obrigada pelo convite e pela recepção nestes dois dias de feira! Enquanto estive no stand, fiquei sabendo que a empresa está se preparando para um lançamento inovador que me deixou muito curiosa (e até ansiosa!). Contudo, esse vocês terão que esperar, não posso contar por enquanto 😉
Para facilitar a leitura, vou dividir os lançamentos conforme a sua categoria de produtos. Se você não foi à Apas Show ou se não pode visitar todos os stands, vem comigo nesta viagem pela inovação de alimento no Brasil (versão 2017!).
CHOCOLATE E OUTRAS COISAS DOCES DELICIOSAS
Empresas tradicionalmente associadas ao chocolate (Nestlé, Garoto, Mondelez) tinham lançamentos… incrementais, digamos assim. 😛
Eu me empolguei mesmo quando fui visitar a Banana Brasil, querendo provar o snack com que eles concorreram no ano passado ao FI Innovation Awards. Qual não foi a minha surpresa quando me deparei com uma linha de chocolates na empresa!
Veja bem: até pouco tempo atrás, a Banana Brasil era uma empresa de banana-passa e outros derivados da banana. Pois a empresa está passando por um forte ciclo de reinvenção e inovação, no qual lançou barrinhas de nuts, barrinhas proteicas, snacks salgados saudáveis e agora uma linha de chocolates.
A linha de chocolates, especialmente, chama a atenção. Os produtos usam um empilhamento de características que os torna únicos – e faz com quem esta tenha sido uma das propostas mais ousadas da APAS Show.
Vamos à pilha:
- Veganos (o chocolate ao leite usa “leite” de arroz)
- Sem alergênicos (o chocolate usa lecitina de girassol)
- Sem glúten e lactose
- Na linha gourmet, com 70% de cacau e sabores como abacaxi com gengibre e nibs de cacau;
- Para presentear, em uma caixa com belo design
- E, a grande sacada: para compartilhar. A embalagem primária divide barra em duas – o que preserva o chocolate para quem não irá consumir o produto de uma vez só.
Alguém desvia a água da Banana Brasil para as demais empresas de alimentos? É dela que eu quero beber!
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A Neugebaeur é uma das empresas mais antigas do Rio Grande do Sul e dá gosto de ver esta capacidade de se reinventar e buscar o novo. (além de que a pessoa puxa a sardinha mesmo para a empresa onde trabalha uma das nossas visionárias – que fez o curso de Inovação de Alimentos em Lajeado).
E como classificar a Santa Helena – mãe da amada e idolatrada Paçoquita, um dos produtos mais icônicos do Brasil? Pois bem: na linha tradicional, a Santa Helena continua expandindo as possibilidades do amendoim, trazendo agora ao mercado um amendoim petisco em embalagem tipo bandeja e um doce espalhável de amendoim com chocolate…
…que tem a sua contrapartida na linha saudável Cuida Bem, com creme de amendoim meio amargo com nibs, creme de amendoim com coco e quinoa, creme de amendoim com maçã e canela. Além destes, uma barra de banana com chia e quinoa.
Na entrevista com a Flavia, que trabalha com Trade Marketing, descubro que a empresa mantém um Núcleo de Inovação realmente multidisciplinar: P&D, Marketing, Qualidade, Compras, Financeiro, Produção: pessoas que só trabalham neste núcleo dedicado.
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E, para eu me apaixonar de vez pela empresa, como a Flavia define a linha Cuida Bem:
Estamos aprendendo muito.
Quando uma empresa tradicional como esta se lança ao novo e entende que ainda lhe resta coisas para aprender – e que faz este aprendizado acontecer – eu sei que existe ressonância no Universo das ideias que saem aqui do canal. <3
Para completar, mais uma empresa da terrinha: a Bom Princípio Alimentos com um stand super bacana, e um atendimento para lá de caloroso da Cassiana. A empresa fabrica pastas e doces de frutas, recheios forneáveis, geleias e outras coisas muito gostosas. Gostei de ver os lançamentos de Recheio Forneável de Damasco com bastante fruta em pedaço, a Geléia Gourmet de Maracujá com Pimenta (meu produto preferido) e a Geleia Gourmet de Alho Caramelado.
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A matéria sobre a Apas Show 2017 continua com:
PRODUTOS NATURAIS E SAUDÁVEIS
CARNES E PROCESSADOS
BEBIDAS NATURAIS E OUTRAS COISAS LÍQUIDAS BACANAS
Tem perguntas? Talvez você queira ler as nossas Perguntas Frequentes a respeito desta série da APAS SHOW 2017.
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