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INOVAÇÃO E MELHORES MOMENTOS DA FOOD INGREDIENTS

Nos dias 23 a 25 de agosto aconteceu a 20ª Food Ingredients South America (FISA) – o maior evento de ingredientes para alimentos no Brasil. Pelos corredores da Expo Transamérica, em São Paulo, circularam profissionais de P&D, Qualidade, Marketing, Vendas das indústrias de ingredientes e produto acabado: um fluxo incrível de visionários de alimentos!

Como vocês sabem, ter participado do júri do FI Innovation Awards foi uma experiência marcante: pude ter certeza de que para inovar não precisa ser grande, não. Prova disso foi a Feijoada & Cia, microempresa de Campinas, com patente requerida sobre seu processo, e que lutou ombro a outro com gigantes do setor pelo prêmio. E o que aconteceu depois, no dia da premiação.

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Hum… qual seria? A minha aposta estava certa!

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Momento tietagem: emoção da pessoa quando encontra uma empresa genuinamente brasileira fazendo algo tão inovador!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se vocês viram o vídeo em que eu descrevo todos os participantes das categorias “Produto Final Mais Inovador” e “Produto Final Funcional Mais Inovador”, sabem que o coração da Sra Inovadeira torcia para um produto específico.

E adivinha quem ganhou? Ela mesma! A Cruzília levou o prêmio mais cobiçado da noite, com o seu Santo Casamenteiro: o queijo combinado com patê de nozes e damasco, com processo e denominação de identidade únicos e cepa desenvolvida pela própria empresa. Os representantes da empresa estavam ao meu lado durante a divulgação, e me contaram que o próximo passo é leva-lo para concorrer com outros queijos do mundo na França.

Que grande exemplo de uma empresa de pequeno porte fazendo bonito, demonstrando coragem, criatividade, conhecimento técnico e muita originalidade nos seus lançamentos.

A divulgação dos vencedores aconteceu logo em seguida ao nosso II Encontro de Visionários, que foi um momento muito bacana de troca e networking. A todo mundo que compareceu, meu muitíssimo obrigada! É nesses encontros presenciais que a turma de P&D forma laços que permite colaboração no futuro – e eu sei que sairão projetos incríveis desta rede de mentes criativas que estamos criando juntos.

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Encontro de Visionários na New Product Zone

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…e durante a premiação!

 

 

 

 

 

 

 

 

E agora, falando do tema principal da feira, vamos às estrelas: os senhores ingredientes e aditivos!

Estive na feira das 14h às 20h nos três dias, visitando os stands, conhecendo os novos conceitos e ingredientes sendo lançados, degustando produtos e (onde permitido) fazendo pequenas entrevistas com os colegas de ingredientes. Porque eu sei que lá na FISA acontece MUITA coisa bacana – mas também sei que nem todo mundo conseguiu ir.

Então, em primeira mão, os lançamentos da FISA, segundo um critério muito justo, imparcial e objetivo: o que eu gosto. 😛

Vou mostrar os stands que visitei na mesma ordem em que foram visitados. Todas as entrevistas aconteceram durante a Food Ingredients, e o conteúdo a seguir representa a minha visão sobre o que a empresa está apresentando na feira (e não é patrocinado).

 

MANE

Entre as 10 maiores Casas de Aromas do mundo, a Mane, empresa francesa, faz um excelente trabalho na área de encapsulação – sendo que já ganharam o prêmio de “Ingrediente mais Inovador” por suas macrocápsulas em edição passada. Este ano, a empresa concorreu ao prêmio novamente com o N-Capture Powergrain Core. Quer entender o que é? Veja o vídeo em que a Denise Lopes – Gerente de P&D – nos conta sobre este lançamento.

Achei muito interessante que, em produtos sólidos como chocolate, o N- Capture Powergrain Core tem capacidade de conferir esse “duplo” sabor e também aspecto de pequenos grãos no produto, como pode-se ver nas fotos abaixo.

Para entrar em contato com a Mane – e quem sabe visitar o seu novo Centro de Inovação em São Paulo? – acesse aqui.

 

INDUKERN

gordura, balchem, cappuccino, ingrediente, fisa, food ingredients, inovação, sra inovadeira, café, indústria, pesquisa, desenvolvimento, P&D, R&DA Indukern é uma empresa de origem espanhola que distribui especialidade química no mundo todo, através de alianças estratégicas – um dos maiores players no setor. Além de alimentos, a empresa atua na distribuição de ingredientes para aromas e fragrâncias, farma e nutrição animal. O foco deste distribuidor é a construção de parcerias estratégicas com empresas de qualidade reconhecida em seus segmentos: ela é distribuidora exclusiva para o Brasil e outros mercados de empresas como Ceamsa (carragenas, alginatos e pectinas), Budenheim (fosfatos), Essentia, Sensory Effects e Ajay.

A gordura da Balchem estava sendo degustada em um cappuccino em pó, que você pode ver na foto ao lado .

Entre os diferentes produtos, a Isabela Trad, Gerente de Vendas, fala sobre uma carragena de gelificação a frio da parceira Ceamsa (lembrando que carragenas gelificam normalmente somente após aquecimento) e a gordura em pó da Balchem.

A Indukern recentemente entrou em sociedade com a Hexus, empresa que fabrica blends de ingredientes para o mercado de laticínios e sorvetes em Portão, RS. Com esta parceria, ela passa a poder fornecer no território nacional não apenas seus produtos puros, mas também combinações de ingredientes, o que tem o potencial de redução de custos operacionais para seus clientes.

Para saber mais sobre este lançamento da Indukern, você pode entrar em contato com a empresa aqui.

 

ARLA Food Ingredients

A Arla é referência no assunto derivados do leite – cooperativa dinamarquesa, com mais de  12.600 cooperados, ela atua fortemente no mercado de proteínas do soro do leite, oferecendo isolados, concentrados e hidrolisados de diferentes composições e usos. Com aplicações que vão da nutrição clínica e esportiva, passando pela indústria de laticínios até os nutracêuticos (entre outros!), a empresa trouxe um conceito muito interessante para a FISA 2016: Change Your Body Age (Mude a Idade do seu Corpo). A proposta é que, com a alimentação adequada e a prática de exercícios, podemos reduzir o impacto dos anos à nossa massa muscular e densidade óssea.

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O diagrama mostrado a perda muscular e de densidade óssea com a idade.

Vamos conversar com a Gerente Regional de Vendas Andrea Moura sobre o que esse conceito quer dizer:

A empresa tem um embasamento muito forte na área de nutrição, com o financiamento de pesquisas científicas para comprovar os benefícios de frações específicas do soro do leite e seus hidrolisados. Estes conceitos foram mais profundamente explorados na sexta-feira após a FISA, durante o evento V Workshop Health & Performance, ao qual fui convidada.

Outro conceito muito interessante é o da utilização do soro ácido de leite –subproduto da indústria de cream cheese e iogurte grego – para a fabricação de produtos como cream cheese, queijos processados, molhos para salada, patês à base de queijo, através da tecnologia Nutrilac.

Além de proteínas, a empresa também atua nos mercados de lactose e cálcio lácteo (que é o cálcio mais biodisponível). Está inaugurando uma nova fábrica de proteínas hidrolisadas para nutrição infantil, clínica e esportiva na Dinamarca e lançando na Argentina, no primeiro semestre de 2017, uma proteína hidrolisada para uso em nutrição esportiva.

Para conhecer melhor os conceitos e as soluções da Arla para o mercado de alimentos, acesse o site da empresa.

 

ADM

Outra gigante do agronegócio, a ADM tem origem americana e está construindo uma fábrica para produção de proteínas de soja em Campo Grande, MS. Para a Food Ingredientes, a empresa trouxe toda a sua gama de proteínas e outros derivados da soja, e o lançamento do Textura Soy Crips, que concorreu ao FI Innovation Awards.

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Alternativas propostas pela ADM para utilização dos seus crispies de proteína

Veja a entrevista com a Gerente de Negócios Andrea Lunardini.

Outra inovação apontada pela Andrea é a Fibersol, uma maltodextrina resistente (o que indica que ela não é metabolizada pelo nosso organismo e pode ser considerada uma fibra dietética), produto de um projeto de inovação colaborativa entre a ADM e a Matsutani.

A ADM está fazendo um barulho no mundo brasileiro de proteína de soja isoladas, que até então era dominado pela Dupont (marca Solae), Bremil e outras opções importadas da China. Ao construir uma fábrica no Brasil, e realizar desenvolvimento e aplicação locais, a empresa se posiciona firmemente como opção para este imenso mercado.

Mais informações sobre os produtos ADM, você pode encontrar aqui.

 

Gramkow

(Uma estrelinha para quem pronunciar corretamente o nome desta empresa)

Distribuidora de Joinville, SC, a Gramkow (pronuncia-se gramkof, em virtude de ser nome de origem polonesa) se especializa em ingredientes saudáveis, para atender ao mercado que procura rotulagens mais limpas. O conceito da empresa é trabalhar com ingredientes de rótulo limpo, sem alergênicos, sem glúten, sem soja, sem lactose, orgânicos e naturais – uma proposta bastante antenada às mudanças do mercado consumidor.

A Diretora Comercial Carina Rocha apontou que a empresa, que entrou no segmento de alimentos em 2010, está presenciando em 2016 um grande salto de vendas de seus produtos. Veja na entrevista com ela quais são os principais lançamentos para a FISA 2016.

xarope de arroz, gramkow, food ingredients, inovação, alimentos, p&D, pesquisa, desenvolvimento, indústria, ingredienteAchei muito interessante a preocupação que a Gramkow tem com a questão do custo de formulação. Segundo a Carina, não adianta ser saudável se o consumidor não puder consumir – porque, desta forma, acabamos “nichando” o conceito de saudabilidade. É possível encontrar opções mais baratas e saudáveis para os ingredientes tradicionalmente usados neste mercado: por exemplo, o xarope de arroz, que seria um bom substituto para adoçamento frente ao xarope de agave, por exemplo.

 

Se você deseja conhecer a linha completa da Gramkow (que inclui crispies e flakes, xaropes e bebidas de arroz, proteínas de arroz e ervilha, fibra de beterraba e de acácia e grãos ancestrais), clique aqui.

 

 

 

Yerbalatina Phytoactives

A Sra Inovadeira é apaixonada por indústrias de alimentos que lançam produtos exclusivos no mercado. Assim como fizeram a Proteios (veja a seguir) e a Cruzília, a Yerbalatina também apresentou na FISA 2016 produtos proprietários, aqueles que, se alguém quiser consumir, terá que bater na sua porta. Não é mais do mesmo, não, pessoal, é tudo muito novo.

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Os chineses e japoneses entendem bem disso, explorando ambos os chás em uma diversidade de produtos. Por essas bandas, até o momento, apenas o café solúvel para atletas que concorreu ao Produto Final mais Inovador do FI Innovation Awards.

Voltando à Yerbalatina, falamos com a Thayná Maluendas, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da empresa, sobre os lançamentos da empresa durante a FISA.

A empresa apresenta produtos naturais em pó para o segmento clean label. Quem quiser conhecer em detalhes a extensa linha da Yerbalatina – que oferece uma profusão de ervas, raízes, frutas e flores em pó, pode acessar o site.

 

Döhler

(Outra estrelinha para quem pronunciar corretamente o nome desta empresa)

A Döhler é fabricante e distribuidor de aromas, emulsões, corantes e outros ingredientes para as categorias de produtos doces, um líder global na categoria de ingredientes naturais. Se a sua empresa fabrica bebidas, bolos, confeitos, refrigerantes, barras de cerais, é muito provável que já a conheça (além do que, se visitou a FISA, eles estavam bem na entrada da Feira). A fábrica da empresa no Brasil fica em Limeira, SP.

Para ter uma ideia do potencial criativo destes camaradas, a empresa trouxe “somente” 61 protótipos de 19 categorias de produtos diferentes para a Food Ingredientes. Para quem não está familiarizado com a indústria de ingredientes, os protótipos são os produtos acabados usando ingredientes que a empresa quer apresentar. Isso significa que, apesar de não ser fabricante de bebidas carbonatadas, barras de cereais ou balas de gomas, a empresa desenvolveu 61 opções diferentes de produtos finais, que ajudam ao cliente a entender e experimentar os ingredientes que ela está lançando.

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Que tal as opções de bebidas carbonatadas (4 delas no conceito half/half – metade suco, metade refri), que a empresa trouxe?

(Quase todas as empresas da FISA utilizam esta estratégia, salvo raras exceções. O que chama a atenção no caso da Döhler é realmente o esforço para desenvolver tantos protótipos diferentes, em tantas aplicações. Isso requer um investimento bastante grande dos times de P&D e Aplicação, para o qual ficam as minhas palmas).

A empresa fundamentou seus lançamentos no tripé: Naturalidade, Açúcar Natural e Funcionalidade. Este tripé permeou todos os protótipos e ingredientes apresentados pela Jane Vieira, Gerente de Marketing.

Se você deseja conhecer esse mundo colorido e emocionante de opções que a Döhler apresenta, entre em contato com a empresa através do site.

 

ICL Food Specialties

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Quer um exemplo? A empresa apresentou esta sobremesa de queijo cremoso com geleia de frutas silvestres, que pode ser feita com gordura láctea e também de outras fontes 😉

A ICL Food Specialties é referência na produção de fosfatos grau alimentício no Brasil, com uma fábrica do ingrediente em São José dos Campos – na área de laticínios, os seus fosfatos da linha Joha são conhecidíssimos. Com o passar do tempo, e algumas aquisições de players de ingredientes no caminho, a empresa passou a atuar em segmentos mais amplos, como sistemas de ingredientes, condimentos, proteínas, entre outros.

Ela atua fortemente nos mercados de laticínios, panificação e carnes, porém também tem soluções para outras categorias, como nos mostram o Stefano Kohlmann, Gerente de Marketing para Lácteos, Panificação, Cereais e Bebidas, e a Marília Kuribara, Gerente de Marketing para Carnes, Aves e Pescado.

 

É digno de nota os visionários que participaram do Encontro de Visionários na FISA 2016 elegeram o hambúrguer sem carne da ICL como o conceito mais inovador da feira – aliás, foi através deste voto que fui até o stand conhecer os conceitos da empresa.

Se você quiser conhecer as soluções da ICL para o mercado de alimentos, acesse o site da empresa.

 

Proteios Nutrição Funcional

Grande estrela da noite do FI Innovation Awards, recebendo o prêmio de Ingrediente Funcional mais Inovador, a Proteios Nutrição Funcional é uma empresa de pequeno porte de Ribeirão Branco, SO. Ela está trazendo ao mercado uma opção de ingrediente proteico proveniente da ora-pro-nobis, planta da biodiversidade brasileira.

Utilizada na culinária de Minas Gerais, a ora-pro-nobis é uma cactácea com bom teor de proteína, fibras, cálcio e manganês, e que pode ser uma alternativa importante ao combate da desnutrição. Além disso, é uma promissora fonte proteica vegetal não alergênica, que pode vir a substituir ingredientes à base de soja, leite e ovos – além de que, pelo perfil nutricional mais balanceado, é uma alternativa de aporte proteico em dietas vegetarianas/veganas.

Fizemos uma entrevista com Rubens Rabczuk, Diretor de Planejamento e fundador da empresa.

É bastante interessante perceber que empresas de ingredientes como a Proteios estejam ganhando o destaque devido. Muitas vezes, nós, visionários de alimentos, estamos mais focados em encontrar ingredientes que melhorem a aparência e o sabor dos alimentos, e esquecemos que o alimento, por fim, deve nutrir. Nutrir é a função primordial de um alimento, mas parece que passamos os últimos anos invertendo essa regra, e colocando a indulgência na frente.

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Momento tietagem: emoção da pessoa quando encontra uma empresa genuinamente brasileira fazendo algo tão inovador!

A solução da Proteios também se sustenta no pilar de unicidade que uma inovação deve ter – ao desenvolver toda uma cadeia de cultivo própria para sustentar a produção da ora-pro-nobis, a Proteios criou um diferencial competitivo bastante importante em relação a novos possíveis entrantes.

Esta cadeia de cultivo está baseada em agricultura familiar orgânica e conta com o apoio da Embrapa. São 400 produtores rurais na região de Palmeira, PR, que deixaram de plantar fumo para plantar ora-pro-nobis.

Quem quiser conhecer melhor este projeto, pode acessar o site da empresa no Facebook.

 

CORBION

A Corbion é líder global dos mercados de ácido lático e seus derivados, além de fornecer soluções nas categorias de enzimas, emulsificantes, minerais e vitaminas. Talvez você já tenha ouvido falar deles no seu nome anterior – Purac.

A Daniela Gastaldo Cordeiro, Gerente de Aplicação, conversou conosco sobre o ingrediente Purac Powder MA, um ácido málico encapsulado em pó, com que a Corbion concorreu ao Food Innovation Awards.

Este ingrediente abre uma nova possibilidade de experiência sensorial na categoria de confeitos à base de gelatina, mas visionários e visionárias podem usar a criatividade para explorar o uso de um ácido encapsulado em outras categorias que também tem que ser protegidas da acidificação.

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Conheça mais detalhes sobre este e outros ingredientes da plataforma da empresa no seu site.

 

E essa foi a maratona! Ainda gostei de ver um conceito muito interessante de massa de pizza em glúten na Tate & Lyle, mas infelizmente não foi possível realizar a entrevista por lá. (e estamos aguardando a aprovação da entrevista de uma outra empresa para incluir aqui na lista).

Agora eu quero saber de você: gosta do tema ingredientes? Esteve na Food Ingredients? O que mais lhe chamou a atenção por lá?

inovação, engenharia, alimentos, belo horizonte, sra inovadeira, P&D, R&D, pesquisa, desenvolvimento, curso, formação, capacitaçãoO curso Descomplique! Formação em Inovação de Alimentos está chegando a Minas Gerais este mês: dias 29 e 30 de setembro estarei em Belo Horizonte levando este mundo de inovação e técnica para os colegas da região. Vem fazer o curso comigo e se inserir dessa comunidade de visionários que só faz crescer!

Detalhes sobre a programação você encontra aqui. Inscrições podem ser realizadas através do site da Alimentus Consultoria.

 

 

 

Vamos falar sobre Inovação de uma forma descontraída e mão na massa?

Que tal fazer o curso de Formação em Inovação de Alimentos comigo? Veja os locais onde ele está sendo ofertado no momento:

Sobre Cristina Leonhardt

Mãe, viajante, escritora e apaixonada por inovação. Fundadora do site Sra Inovadeira e co-fundadora da Tacta Food School, onde atua como Diretora de Inovação para projetos de Gestão Estratégica de P&D e Desenvolvimento de Produtos. Mentora da Terra Accelerator. Eu quero que você alcance todo o potencial de inovação que existe dentro da sua empresa de alimentos. Se conseguirmos criar um produto diferenciado, não teremos mais consumidores. Teremos uma legião de fãs. Quer me conhecer melhor: pode me adicionar no Linkedin
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6 Comments

  1. Silvana Chaves

    Parabéns Cris! Sucesso total e trabalho reconhecido! Matéria repleta de conteúdo!

  2. caroline de siqueira lanita

    Parabéns Sra Inovadeira! A matéria está ótima! Abraços

  3. Michele Silva Rezende

    Parabéns pelas reportagens…. há muito tempo que não vejo noticias interessantes da nossa área. Abraços.

    • Sra Inovadeira

      Obrigada, Michele! Muito bom contar com a sua presença por aqui – e a casa está aberta para sugestões de novos temas. O que você gostaria de ver por aqui?

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