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Pensa rápido: seus lançamentos de produtos atendem aos desejos do consumidor?
A pergunta é capciosa – imagino que muita gente vai responder que sim. Mas, aprofundo a pergunta: você sabe realmente quais são os desejos do consumidor?
Ou apenas pensa que sabe?
A maior parte das empresas está no segundo caso. Faz uma série de suposições sobre os desejos, expectativas e restrições de seus usuários, sem realmente compreendê-las profundamente. Para estas empresas, a inovação é um jogo arriscado de tentativa e erro. Lançar um produto no mercado, para então descobrir se ele será ou não um sucesso, é muito caro em um mercado tão saturado como o atual.
Então, como desenvolver um produto de maneira inovadora?
Aqui na Manbu, nós ajudamos o seu negócio a se destacar no mercado, com uma metodologia baseada em pilares de estratégia e cultura, empregando abordagens de Food Design, Inovação Estratégica e Antropologia, de maneira sustentável.
A produção de alimentos vem sendo bombardeada por novidades e necessidades inéditas. Fatores como evolução do nível educacional, acesso à informação e intercâmbio cultural alteraram significativamente os hábitos alimentares dos brasileiros. Aqui mesmo no site trouxemos a Lista Definitiva de Tendências em Alimentos de 2024, onde mostramos reflexos desta realidade.
As organizações precisam se diferenciar através de produtos e serviços para se manterem em uma posição competitiva no mercado. Inovação já não é apenas a cereja do bolo, mas é algo essencial para a sobrevivência das empresas. Um dos caminhos mais fascinantes para destacar seus produtos e processos é conhecendo em profundidade os atores deste jogo.
Nas últimas décadas, o Design Estratégico emergiu como uma abordagem poderosa e transformadora para o desenvolvimento de produtos e negócios. Aplicando a cultura e a prática do Design nas organizações, esta é uma metodologia centrada no ser humano e na sociedade que prioriza a empatia, a colaboração, a experimentação, a projetação de cenários desejados, o pensamento sistêmico e integrativo. Através do Design Estratégico, capturamos sinais e resolver problemas complexos, buscando encontrar soluções inovadoras. É a partir desta abordagem aplicada a alimentos – o Food Design – que desenvolvemos a Metodologia de Pesquisa de Comportamento Alimentar Manbu.
A Antropologia de Consumo e Mercado enfatiza a importância de uma compreensão profunda do comportamento humano e das dinâmicas de mercado. Como destacado por Eric J. Arnould e Craig J. Thompson, no livro Consumer Culture Theory, o estudo dos consumidores não se limita apenas à observação superficial, mas envolve uma imersão cuidadosa nos contextos culturais e sociais em que as decisões de compra são moldadas.
Na Manbu, adotamos uma abordagem centrada no usuário que vai além da simples pesquisa de mercado. Buscamos compreender não apenas o que os consumidores querem, mas por que eles querem e como suas necessidades podem ser melhor atendidas de maneira inovadora e eficaz. Segundo Clifford Geertz, um dos principais teóricos da Antropologia Interpretativa, a cultura é melhor compreendida através da interpretação de comportamentos e símbolos dentro de contextos específicos.
Uma coisa é fato:
O comportamento do consumidor não pode mais ser definido apenas pelos dados demográficos de uma amostra.
Precisamos trazer a profundidade e a complexidade da experiência humana para iluminar e compreender esses dados.
Uma das características distintivas da Metodologia Manbu é o seu foco incansável na compreensão profunda dos usuários finais. Nossa equipe desenvolve insights a partir de coleta de dados primários com os usuários para compreender suas necessidades, comportamentos e experiências, com o uso de ferramentas Antropológicas, através de entrevistas, observações e imersão no ambiente dos usuários. Isso nos leva a descobertas valiosas como os concerns – que orientam todo o processo de inovação, desenvolvimento ou reestruturação de produtos, serviços e negócios.
Concern é o termo utilizado para descrever interesses, objetivos, demandas e até mesmo padrões em relação ao que se espera de um produto. Nesta teoria, concerns de diferentes usuários podem provocar emoções também distintas, já que a resposta emocional é individual e objeto de uma avaliação que o usuário em particular faz sobre o produto.
Vale lembrar que concerns são situacionais e contextuais: é por isso que mudamos nossas atitudes ao longo do dia, ou em situações diferentes, sem perceber que elas podem até ser contraditórias entre si. Um alerta para que precisamos deixar respostas simplistas de lado, e mergulhar na real complexidade do comportamento alimentar humano.
Por exemplo, para compreendermos os concerns de um público em determinado contexto, nossa equipe de Pesquisa elabora e executa uma jornada de entrevistas em profundidade, para compreender seu perfil, seus hábitos de consumo e rotina. Esta base exploratória nos permite entender, de forma ampla, o que é levado em consideração no Comportamento Alimentar do público no contexto específico do projeto.
Assim, conseguimos direcionar a sua equipe no caminho mais adequado para compreender para quem inovar.
Complementar às metodologias qualitativas trazidas pela lente antropológica, mergulhamos de cabeça naquilo que os números podem nos dizer. Nos casos necessários, utilizamos ferramentas de validação quantitativa para interpretar a realidade através da técnicas estatísticas avançadas – e transformar dados em insights.
A pesquisa qualitativa é capaz de nos fornecer elementos de profundidade, compreensão das motivações e causas dos comportamentos alimentares. Já a pesquisa quantitativa valida concerns para uma população, encontra agrupamentos comportamentais (as famosas Personas baseadas em dados) e revela quais concerns são relevantes ou irrelevantes na população.
Na Manbu, valorizamos a abordagem interativa e a prototipagem como meio de explorar ideias e conceitos de maneira tangível. Em vez de esperar até que uma solução completa seja desenvolvida, as equipes podem criar protótipos simples e acessíveis, que são testados e refinados com base no feedback dos usuários.
Podemos apoiar as equipes de P&D das próprias empresas a desenvolverem protótipos alinhados aos resultados encontrados nas etapas de pesquisa, para testar diferentes abordagens com o usuário antes de investir tempo e recursos significativos no desenvolvimento completo do produto ou serviço. Com os protótipos em mãos, empregamos técnicas de validação de caráter qualitativo (como entrevistas de avaliação e grupos focais) ou quantitativo (como a análise sensorial), conforme os objetivos do projeto.
Nossa equipe conta com Engenheiros, Designers e Antropólogos. Um aspecto fundamental da nossa Metodologia de Pesquisa é a promoção da colaboração multidisciplinar e do pensamento criativo. Ao reunir indivíduos de diferentes origens e áreas de especialização, conseguimos incentivar a diversidade de perspectivas e experiências, o que muitas vezes leva a soluções mais inovadoras e integradas.
Além disso, temos a rede e as ferramentas necessárias para incluir outros profissionais do Design, diferentes Engenharias, Marketing e representantes de clientes no seu projeto, de acordo com suas necessidades, cada um contribuindo com sua expertise única para o processo de inovação. Isso não só enriquece as discussões e decisões, mas também aumenta a probabilidade de desenvolver soluções que sejam viáveis tecnicamente, desejáveis para os usuários e economicamente sustentáveis.
Pesquisas com os usuários evitam que as empresas tenham uma visão míope do mercado – é inerente que, junto aos nossos projetos, ocorra a promoção de uma cultura de inovação dentro das empresas. Ao incentivar a experimentação, a aprendizagem através do contato direto com aspectos culturais e territoriais do usuário, podemos capacitar as equipes a desenvolver soluções que não apenas resolvam problemas imediatos, mas também antecipem as necessidades futuras dos usuários e do mercado.
A Antropologia é capaz de promover uma cultura de inovação orientada pelo contexto social. O Food Design possui métodos poderosos para transformar os sinais culturais em projetos de novos produtos, serviços e negócios. Ao compreender profundamente as nuances de comportamento, nossa equipe pode lhe ajudar a desenvolver produtos e serviços que não apenas atendam às demandas do mercado, mas também se integrem de maneira harmoniosa e significativa na vida dos usuários.
A Metodologia de Pesquisa da Manbu traz uma abordagem holística para a inovação e o desenvolvimento de produtos centrados na combinação do DNA de Inovação que faz sentido para a sua empresa e do Design centrado na sociedade.
Em que tipo de problemas a Metodologia de Pesquisa de Comportamento Alimentar Manbu pode ser aplicada?
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Vale a pena ler este artigo que fala sobre a interface entre as Ciências Sociais e o Food Design.
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