• Milhares de Projetos de P&D ao mesmo tempo?
    Receba a nossa ferramenta exclusiva e gratuita para Gestão de Múltiplos Projetos de P&D!

    E mais: participe da comunidade privada de +2500 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos. Sem spam. Só inovação.

7 PALESTRAS DO TED PARA ENTENDER O MERCADO DE ALIMENTOS NO FUTURO

A Sra Inovadeira é fanática por TED! Muito antes de ele cair no gosto do povo, eu já usava esta ferramenta poderosa (e gratuita!) para resolver questões que me afligiam no trabalho, na vida pessoal, ou apenas para passar o tempo. (Sim, eu sei. CDF. Total!)

Em todo o material que troco com você – vídeos, palestras, e-mails, sinais de fumaça – vivo mencionando palestras do TED como referência. Resolvi então deixar registrado aqui as minhas palestras favoritas quando o assunto é entender o mercado de alimentos no futuro.

Alguma são novas. Outras beeeeem veinhas (você também sabe que – ainda – temos um atraso de uns 20 anos em relação aos países desenvolvidos, não é? Se não sabia, seja bem-vindo à realidade Brasil).

Algumas falam especificamente sobre alimentos. Outras apenas sobre o mercado em geral. Outras sobre a sociedade e nossos valores.

Todas elas, contudo, vão lhe ajudar a tecer um panorama sobre o futuro. Lembra? Ver o futuro requer visão sistêmica. E visão sistêmica tem tudo a ver com pegar os pequenos sinais plantados no presente, entender a sua inter-relação, e distinguir o caminho para o qual estão apontando.

Fácil?

Não é, não.

Mas vou lhe deixar alguns sinais abaixo.

 

Então, aqui seguem as minhas 7 palestras do TED para entender o mercado de alimentos no futuro.

 

Todas as palestras são em inglês (para você treinar) COM legendas em português (porque eu sou querida e o TED é simplesmente demais).

Seleção by Sra Inovadeira. 😉 Obrigada. De nada.

 

Sobre o que os consumidores realmente querem – não é preço, não é qualidade, não é disponibilidade, é AUTENTICIDADE

 

Sobre a biotecnologia e seu impacto na produção de alimentos – e como ela está cada vez mais perto de você, visionário ou visionária (usando-a ou não, gostando dela ou não).

 

Sobre a economia colaborativa e como temos que nos livrar do Dilema do Prisioneiro para enxergamos os seus benefícios.

 

Sobre o impacto que a tecnologia terá sobre a forma com que entendemos, produzimos e distribuímos alimentos (e mais sobre a economia colaborativa).

 

Sobre a bobagem que é querermos desenvolver produtos para o “consumidor brasileiro” – uma figura imaginária que de fato não existe. Eu e você somos diferentes e temos preferências diferentes, e isso deve impactar nas nossas decisões de desenvolvimento de produtos. Eu falo desta palestra na Capacitação para Profissionais em Inovação de Alimentos.

 

Sobre o impacto que a internet das coisas terá sobre a indústria, criando novos produtos, reduzindo tempo de manutenção (ou evitando a parada de manutenção) e melhorando nossos processos.

 

Como a crise de 2008 nos EUA criou uma consciência de consumo que, por fim, alimentou a crise de 2015 no Brasil – e como será a relação de consumo a partir daqui. O palestrante John Gerzema propõe 4 regras do consumismo pós-crise (e eu aposto que você vai se reconhecer). Mas não é só para isso: é para pensar como a sua empresa pode se adequar a estes novos modelos mentais (lembra do webinar do Cristiano Borges sobre futurismo? Pois é).

(Apenas uma nota a respeito desta última brilhante palestra. O caractere chinês para crise NÃO É o mesmo para oportunidade. Isso é um hoax criando na era PRÉ-INTERNET, porém já foi desmistificado aqui, aqui, aqui, aqui. Um apelo aos leitores. Não reproduzam mais esta falácia, que só reforça o quanto não conhecemos uma das maiores economias do planeta.)

 

Gostaram desta lista, visionários? Está faltando alguma palestra? (quem sabe o vídeo do Reclame Aqui se vingando dos executivos por trás das empresas com o maior número de reclamações no site?) Adiciona o seu vídeo favorito nos comentários: aquele que lhe ajudou a entender uma coisa a respeito da vida, dos outros, ou de você mesmo.

Ah, e ajuda a espalhar a notícia: TED são formas democráticas, fáceis e gratuitas de se atualizar com o mundo ao redor. Compartilha este post com os seus amigos!

Sobre Cristina Leonhardt

Eu quero que você alcance todo o potencial de inovação que existe dentro da sua empresa de alimentos. Se conseguirmos criar um produto diferenciado, não teremos mais consumidores. Teremos uma legião de fãs. Quer me conhecer melhor - pode me adicionar no Linkedin: www.linkedin.com/in/cristina-leonhardt/
Adicionar a favoritos link permanente.

3 Comments

  1. Cris..

    https://youtu.be/POfQlg0V0Cc

    Acho esse Ted inspirador!! Acho q vale a pena..

    Bjs

  2. Pingback:Brasil e o índice global de inovação. O que melhorar? – Fispal Tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Milhares de Projetos de P&D ao mesmo tempo?
    Receba a nossa ferramenta exclusiva e gratuita para Gestão de Múltiplos Projetos de P&D!

    E mais: participe da comunidade privada de +2500 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos. Sem spam. Só inovação.