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Estratégias de P&D

3 TENDÊNCIAS DA NATURALTECH 2023 PARA SE INSPIRAR

Postado em 04/07/2023 por Cristina Leonhardt
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De 14 a 17 de junho de 2023, aconteceu a maior feira do universo de saudáveis e naturais do Brasil – a Naturaltech. Junto a ela, ocorre a Biofach América Latina, focada em orgânicos. Estivemos 3 dias nas feiras, mapeando lançamentos e codificado os sinais relevantes para o mercado de alimentos: sobretudo para quem está testando o seu futuro.

As feiras impressionam com seus mais de 700 expositores de todos os tamanhos – de uma M. Dias Branco, a produtores rurais com frutas e legumes certificados. Duas feiras que transbordam inovação – se você for com olhos de ver.

É fácil se perder no mar de lançamentos e nos stands mastodônticos das empresas já bem estabelecidas.

Para realmente perceber os sinais, fizemos uma leitura que vai além do que é evidente – usando o pensamento abdutivo e clusterização dos lançamentos. Dela, surgiram 3 insights inspiradores que eu compartilho com você aqui.

AGREGAR EXPERIÊNCIA AOS PRODUTOS

As 7 doses do fruto sagrado, lançamento da Natucoa, expande o produto chocolate para uma experiência de sagrado, fazendo um convite a um consumo mais lento e contemplativo.

Um bom exemplo de Food Design e de geração de valor através de experiências em produtos que vão além da experiência sensorial, explorando também as possibilidades de experiência emocional e de significado (como já falei a respeito aqui).

Poucas propostas na feira tinham essa pegada – ainda há um oceano de oportunidades para marcas modernas que vão além do prazer sensorial.

Outras empresas para deixar no radar

Iamaní: Chás orgânicos focados nos ciclos femininos e no universo infantil, que fazem um convite à pausa e ao autocuidado.

FOCAR NO TERRITÓRIO

A linha de intra-treino da Mombora traz o protagonismo da nossa biodiversidade para entregar o punch calórico necessário em treinos de alta intensidade. Seus géis são projetados com frutas como maracujá, açaí-juçara, goiaba, cupuaçu, cajá e cacau e empregam néctar de coco e açúcar demerara como fonte de carboidratos.

Esse é apenas um dos exemplos de apostas presentes na feira em que acredito muito: focados no nosso território, empregando de forma inteligente o que só o Brasil tem para dar – mais exemplos de todas as regiões você pode conferir aqui. Fruta em destaque: cambuci, presente em todas as receitas da Mombora.

Outras empresas para deixar no radar

Vateli: Pasta à base de palmito que ficou no 1º lugar em alimentos na Naturaltech e explora o futuro da iguaria além das conservas.

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VALORIZAR O DESIGN BRASILEIRO

Agroindústrias e cooperativas investiram no Design Gráfico brasileiro, criando embalagens modernas, femininas e atrativas (e deixando muita grande empresa para trás). Os exemplos da COPPALJ, Mexidona e Viva Regenera ilustram bem esta tendência focada na criatividade e diferenciação no ponto de venda.

Chega de rótulo dos anos 90 ou copiado dos States, não é?

Direto da roça para o centro do palco, com muita bossa e personalidade.

Outras empresas para deixar no radar

Vitória Régia: Gin orgânico rosé que aposta numa estética feminina e maximalista. Fez fila durante toda a feira com seus drinks (desde as 10h da manhã!).

3 tendências que se resumem em: Food Design. O Food Design é uma lente poderosa para “rever” e “reenquadrar” os desafios da área de alimentos, por perspectivas mais abrangentes, que considerem o ser humano, a empresa, a sociedade e o planeta em suas propostas.

Agora conta para mim: o que mais lhe marcou na Naturaltech e Biofach América Latina?

No ano que vem, que tal a sua empresa ser protagonista das tendências na Naturaltech?

Eu posso lhe ajudar a encontrar propostas únicas e valiosas no mercado de alimentos, através da minha metodologia autoral DNA de Inovação.

Quer parar de copiar lançamentos de fora e encontrar produtos de alto valor agregado, com potencial de exportação? Vem falar comigo, clicando no botão abaixo.

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O artigo A Aproximação entre o Design e a Indústria no 14º Congresso P&D Design 2022 e a sua apresentação.

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