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Em menos de 30 dias começa a maior feira de alimentos processados no mundo: a Sial Paris, que acontece de 19 a 23 de outubro. Mais de 400.000 produtos serão expostos pelas 7.500 empresas de todo o mundo (inclusive do Brasil) presentes.
É um mar de novos produtos!
Para aquecer os motores, fizemos uma leitura inicial dos produtos da Sial 2024 que já aparecem no site e destacamos aqueles nos chamaram mais a atenção pela sua criatividade.
Sial é a maior feira internacional de alimentos e ocorre a cada 2 anos em Paris. Reúne expositores de 127 países e recebe mais de 265 mil profissionais de alimentos. Este é o grande palco de lançamentos de novos produtos e tecnologias voltadas ao setor.
Em 2024, a exposição completa 60 anos e promete uma grande festa!
Apesar de profissionais do mundo todo visitarem a feira, ela é especialmente importante para empresas que pretendem exportar para varejistas europeus. Ou seja: é uma feira de produtos acabados, direcionados ao consumidor final, em que circulam predominantemente compradores de cadeias e lojas varejistas europeias.
Tipo uma APAS Show em esteróides, mas maior. MUITO maior. E focada em produtos que podem fazer sucesso na Europa.
Porque o mercado europeu é sim um grande sinalizador de tendências.
Quando se fala em abertura à inovação, buscamos sinais que vêm dos early adopters: pessoas que adotam uma inovação sem precisar de recomendações, e são líderes de opinião em seu grupo social. Early adopters têm maior resiliência financeira, que lhes permite testar mais, sem medo de perder dinheiro em produtos ou serviços que talvez não venham a gostar.
Não é à toa, então, que muitas tendências comecem na Europa, um dos mercados mais afluentes do mundo. Alimentos orgânicos, clean label e fair trade são apenas algumas das tendências que impactam hoje o mundo dos alimentos e tiverem sua origem no Velho Continente.
Portanto, vale a pena prestar bastante atenção às tendências e novos produtos que aparecem na Sial Paris 2024.
Empresa: FoodPolis | Origem: Coreia do Sul
Crianças também merecem sabores especiais – e não só em produtos prontos para o consumo. Desenvolver ingredientes culinários que se adaptem ao paladar infantil e atendam às necessidades nutricionais das crianças é uma bela oportunidade de inovação.
O molho de soja da coreana Foodpolis não tem glúten, tem baixo teor de sal e açúcar e a empresa informa produzi-lo com matérias-primas seguras para bebês e crianças.
Empresa: Daedoo Foods | Origem: Coreia do Sul
O mercado de panificação congelada para forno e air fryer está em alta, trazendo praticidade e variedade em ingredientes, sabores e formatos.
A Daedoo Foods foi além, ao desenvolver um pão de batata-doce cuja aparência se assemelha a um tubérculo real. Essa abordagem criativa não apenas oferece uma experiência de consumo diferenciada, mas também reforça a conexão entre o alimento e sua principal matéria-prima.
Empresa: Sempio | Origem: Coreia do Sul
Condimentos, temperos e realçadores de sabor são produtos amplamente utilizados na culinária, sendo que diversos destes produtos exploram o sabor umami. Na culinária asiática, muitos destes molhos são baseados em pescados fermentados, como o tailandês nam pla e o coreano jeotgal.
Para dietas veganas, Yondu Vegetable Umami é um molho à base de soja fermentada e vegetais orgânicos, vegano, versátil e rico em umami.
Empresa: Porto-Muiños | Origem: Espanha
Oferecer variedade dentro de uma categoria é uma forma de incentivar o consumidor a explorar ingredientes pouco conhecidos. Valorizar espécies menos comuns e destacar seus benefícios ajuda também a redução da hiperconcentração produtiva.
A linha da Porto-Muiños traz uma diversidade de espécies de algas marinhas provenientes da costa espanhola. Ela facilita que o consumidor descubra sabores e nutrientes, enquanto se conecta com a riqueza e biodiversidade do seu território marinho.
Empresa: Doves Farm Foods | Origem: Reino Unido
Inovar em uma categoria onde as diferenças na composição e na tecnologia de produção são limitadas é um desafio. Explorar novos caminhos, como o desenvolvimento de um conceito de marca sólida, a sustentabilidade da cadeia produtiva e uma identidade visual marcante, pode fazer toda a diferença.
Neste aspecto, a empresa Doves Farm trabalha uma abordagem mais moderna em suas embalagens, fazendo um destaque considerável no ponto de venda em relação à média de atuação do setor (que está centrado na cor branca). O diferencial aqui: branding.
Empresa: AMMI | Origem: Bulgária
A busca por produtos práticos e nutritivos impulsiona o crescimento do mercado de barras proteicas. No entanto, a maioria das opções disponíveis no mercado se concentra em sabores doces e ingredientes convencionais.
Alternativamente, a Ammi Meat Bars oferece uma barra proteica salgada feita com carne de porco. A tecnologia de armazenamento em temperatura ambiente torna o produto ainda mais prático para o dia-a-dia.
Empresa: Biofournil | Origem: França
Produtos que atendem a dietas específicas são uma ótima estratégia para expandir o portfólio de uma empresa. Além de fidelizar consumidores com restrições alimentares, atendem àqueles que buscam reduzir o consumo de certos ingredientes.
A Biofournil traz uma opção com seus pequenos pães orgânicos sem adição de sal. Práticos e versáteis, podem ser finalizados em casa no forno ou na torradeira em alguns minutos, oferecendo uma solução saudável e rápida para diversas ocasiões.
Empresa: Essento | Origem: Alemanha
Insetos… No Brasil, a reação ao consumo de insetos comestíveis ainda é de estranhamento. No entanto, eles são grandes fontes de nutrientes e amplamente consumidos em outros países. Para atrair consumidores, é essencial conhecer e estudar o mercado já existente e tendências na área.
A Essento desenvolveu uma linha de snacks (doces e salgados) inovadores, com grilos assados revestidos com sabores atrativos, incluindo canela, cacau, páprica, thai e alpine.
Empresa: Pasteurizados Cíes | Origem: Espanha
A categoria de pescado muitas vezes apresenta um leque de produtos limitado para o consumidor. Assim como a exploração de diferentes algas abriu possibilidades culinárias, pratos prontos ajudam ao consumidor incluir mais pescado na sua rotina.
A Pasteurizados Cíes, especialista em pasteurização de moluscos, oferece uma ampla gama de produtos refrigerados quanto congelados – incluindo o prático e simples mexilhão ao molho de tomate.
Empresa: Amos | Origem: China
Doces e guloseimas oferecem um mundo de possibilidades para criar novas experiências de consumo, seja por meio de formatos inovadores, embalagens criativas ou, como neste caso, tecnologia de áudio.
O pirulito musical da Amos toca melodias por condução óssea. Além de músicas já programadas, há a opção personalizável com gravação de mensagens, tornando-o um presente único e conectado com quem recebe. (Imagine um pedido de casamento com esse pirulito.)
Empresa: Mellona | Origem: Chipre
Na tradicional categoria de mel, em que inovações aparecem com menos frequência, ainda há o que conhecer e explorar.
Este é um mel cru com outros ingredientes como o matcha, pólen, gengibre, cúrcuma e beterraba. Além disso, segundo a empresa, a produção garante que ele não seja aquecido, mantendo seu valor nutricional e sabor originais, o que se conecta a uma expectativa de menor processamento de alguns consumidores.
Se você não vai poder viajar, pode acompanhar a feira pelos meus olhos, na Cobertura de Inovação Sial 2024 – que acontece com exclusividade no nosso grupo fechado (sim, este ano a feira vai aparecer só de leve no Instagram da Sra Inovadeira).
Conheça – entre os dias 19 e 21 de outubro – novos produtos, insights e tendências que forem sendo capturados por mim, em tempo real, diretamente de Paris.
Este conteúdo também será organizado em clippings diários, para você poder ver no seu tempo.
E tem bônus: no dia 04/11, faremos uma apresentação pós-feira, com os principais insights para negócios de alimentos.
Tudo isso, por uma fração do custo de uma passagem internacional 😉.
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