• Milhares de Projetos de P&D ao mesmo tempo?
    Receba a nossa ferramenta exclusiva e gratuita para Gestão de Múltiplos Projetos de P&D!

    E mais: participe da comunidade privada de +2000 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos. Sem spam. Só inovação.

GOLDEN GATE – ANALISANDO ALIMENTOS COM APELO FREE E CIA

golden gate, carin gerhardt, estados unidos, tendência, comida, tecnologia, P&D, alimentos, R&D, food, engenharia, ciência, pesquisa, desenvolvimento, oportunidade, sra inovadeira, inovaçãoHoje começa uma nova coluna mensal aqui no Sra Inovadeira. Convidamos a talentosa engenheira de alimentos Carin Gerhardt (que vocês já conheceram aqui) para nos mostrar um pouco do que está encontrando nos Estados Unidos. No final do ano passado, a Carin e seu marido imigraram para terras americanas a trabalho – e agora ela nos conta um pouco do que está vendo por lá em matéria de inovação de alimentos. Ela começa a sua coluna analisando alimentos com apelo free. Seja bem-vinda, Carin!

 

Olá, pessoal!!

Eu sou a Carin, sou engenheira de alimentos e moro aqui em São Francisco, na Califórnia, nessa cidade maravilhosa que todo mundo já ouviu falar!

Tenho paixão por inovação e estar aqui é incrível porque consigo estar perto de muitos lançamentos, produtos inovadores, produtos que não existem no Brasil, com novas tecnologias e ingredientes, e perto também de um monte de “coisas loucas”, novos serviços, novas startups, produtos/serviços disruptivos (ou alguns que estão tentando ser), eventos mundiais… Estar aqui me permite muito mais do que ver, me permite comprar, experimentar, degustar (essa é a melhor parte! :P), comparar com concorrentes e sentir de uma forma geral que tendências estão se consolidando nos mercados americanos.

Quem trabalha com inovação sabe como ela é multidisciplinar e complexa. Então nada melhor do que estar aqui e ver o que está acontecendo!

Por isso estou aqui, para ser a “ponte dourada” entre vocês e essas experiências incríveis! (Para quem não conhece, a “Golden Gate” é o cartão postal de São Francisco)

E confesso que estava difícil guardar tantos “uaaaus” para mim mesma sem compartilhar com os meus colegas, essa comunidade de “food innovators” maravilhosa que a Cris está reunindo com muito sucesso!

A ideia então é trazer uma análise detalhada de produtos e/ou serviços novos, para os EUA ou para o Brasil, que possa apoiar a pesquisa, desenvolvimento e inovação na cadeia produtiva de alimentos e bebidas. É virar o produto de ponta a cabeça e entender como ele “funciona”.

Segue abaixo então o primeiro vídeo que preparei focando em produtos …free & cia – sem carne, sem leite, sem glúten, etc – , que são grandes focos de inovações para a indústria.

Por que o tema? Por 3 motivos básicos:

  • As alergias alimentares têm aumentado mundialmente nos últimos 10-15 anos, principalmente em crianças (fonte: World Allergy Organization).
  • Aumento do número de pessoas que não comem carne e/ou derivados, pessoas engajadas com o meio ambiente e com o bem estar animal.
  • Por fim: porque que ainda é IMPOSSÍVEL tecnologicamente substituir algumas dessas matérias primas sem perder qualidade ou, no mínimo, passar despercebido.

Ainda está em dúvida se o assunto é importante? Dá uma olhada nas Startups mais inovadoras dos EUA. Uma das que vou apresentar para vocês, a Beyond Meat, foi selecionada pela Fast Company como uma das 50 mais inovadoras do mundo em 2014. Foco da empresa: substituição de carne por proteína vegetal.

Para concluir, seguem os produtos que analisei neste vídeo (para maiores detalhes):

  1. Sorvete Ben & Jerry´s sem leite (Unilever)
  2. Biscoito Glutino sem glúten (Pinnacle Foods)
  3. Hamburger sem carne Beast Burguer (Beyond Meat)

Dúvidas, sugestões & cia, escreve aqui embaixo! Ficarei super feliz em te responder.

Até a próxima! 😉

Carin

 


 

Você já conheceu a Formação em Gestão de P&D?

Ela nasceu da nossa iteração durante o ano de 2016 – sim, eu respondi 100% dos e-mails (mais de 1000!), ministrei 4 Formações em Inovação de Alimentos e participei de 3 Encontros de Visionários. Sempre com os ouvidos atentos e o coração aberto para entender as demandas desse povo de P&D que é tão especial para mim.

Uma formação para quem quer dar um passo na carreira, fazer muito networking e colocar a mão na massa nos temas mais intrigantes de P&D de alimentos. Veja a programação completa aqui.

Sobre Carin Gerhardt

Possui 4 anos de experiência em design e gestão de projetos de inovação tecnológica industrial, atuando na prospecção e submissão a órgãos de fomento, bem como no acompanhamento de projetos desenvolvidos por diferentes institutos de inovação e tecnologia do SENAI-RS, incluindo o Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas. Realizou mais de 700h de consultorias em gestão de inovação em diversas indústrias do Estado, elaborando diagnósticos e desenvolvendo planos de implantação/roadmaps com foco na gestão de PD&I. Possui mestrado em ciência e tecnologia de alimentos e graduação em engenharia de alimentos pela UFRGS, bem como licenciatura pela FEEVALE.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Milhares de Projetos de P&D ao mesmo tempo?
    Receba a nossa ferramenta exclusiva e gratuita para Gestão de Múltiplos Projetos de P&D!

    E mais: participe da comunidade privada de +2000 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos. Sem spam. Só inovação.