fbpx » QUAL É A SUA ATITUDE?
Estratégias de P&D

QUAL É A SUA ATITUDE?

Postado em 21/12/2022 por Cristina Leonhardt
Compartilhe

O Design tem contribuições importantes para trazer para o mercado de alimentos – entre elas, a Atitude de Design Estratégico. Este é o tema da minha pesquisa de Mestrado.

E eu preciso da sua ajuda agora!

Nesta pesquisa, estou desenvolvendo um instrumento para medir a Atitude de Design Estratégico em pessoas que atuam criando novos produtos – especialmente você, que trabalha em P&D!

Mas, o que é Atitude de Design?

No livro Managing as Designing, Richard Boland e Fred Collopy propuseram que Designers abordam problemas com uma atitude própria – a Atitude de Design. Segundo eles, a Atitude de Design seria as expectativas e orientações que uma pessoa traz para um projeto de Design.

Na sequência, Kamil Michleswki expandiu o conceito, através de entrevistas em profundidade com mais de 200 designers, para entender como era a sua abordagem em projetos, o que foi registrado no livro Design Attitude. Nele, Michlewski diz que a Atitude de Design é composta por 5 elementos:

  1. Abraçando a ambiguidade e a incerteza
  2. Engajando através da empatia profunda
  3. Abraçado o poder dos 5 sentidos
  4. Dando vida divertidamente
  5. Criando novos significados a partir da complexidade

No Design Estratégico – que, numa explicação rápida, pode ser definido como o emprego da cultura e a prática do Design no contexto de uma organização – o conceito foi expandido por Cesar Paz, egresso do PPG Design Unisinos, para 7 dimensões.

Receba insights e boas práticas sobre inovação de alimentos

Preencha o formulário abaixo e receba conteúdo exclusivo sobre inovação de alimentos

Uma aproximação entre o Design e a Indústria de alimentos

Eu acredito que a indústria de alimentos tem MUITO a se beneficiar da Cultura de Design. Contudo, até hoje, ela pouco se abriu ao Design

A não ser ao famigerado design thinking – que sim, eu ajudei a promover, mas que não, nunca mais. E não, não é de design thinking que eu estou falando aqui. Design ≠ design thinking.

Na minha pesquisa, eu quero encontrar os pontos de aproximação entre as Cultura de P&D e a Cultura de Design. Porque se olharmos para o que nos aproxima, encontramos pontes, não é?

Os elementos de aproximação que eu percebo. Será que existem mais?

Será que apenas designers apresentam uma Atitude de Design Estratégico? E como poderíamos medir esta Atitude de Design nas pessoas?

Essa é a minha questão – e você está sendo convidado a me ajudar a respondê-la.

Para participar, clique no link abaixo. O tempo estimado para responder ao instrumento de pesquisa é de 15 min. Demais orientações você verá no próprio questionário, mas se ficar com dúvidas, pode vir falar comigo ?

Compartilhe esse artigo. Vamos revolucionar o mercado de alimentos!

Juntos podemos causar um grande impacto através de pequenas ações: compartilhe e espalhe a mensagem.

Receba a planilha exclusiva e gratuita para Gestão de Projetos de P&D!

E mais: participe da comunidade privada de +12000 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos.

Sem spam. Só inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba a planilha exclusiva e gratuita para Gestão de Projetos de P&D!