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QUE HORIZONTES CONSTRUÍMOS JUNTOS?

Postado em 09/03/2021 por Cristina Leonhardt
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Uma das minhas partes favoritas do Horizonte Food é a atividade colaborativa, em grupo, que fazemos juntos ao final do evento – o Construindo Horizontes. Sempre foi um desafio interno: a premissa da Tacta, de que o conhecimento deve ser experimentado, tem que permear todos os nossos serviços. Então o Horizonte Food é palco para 16 Vozes do Horizonte – mas ele também abre espaço para cada um dos participantes compartilharem sua visão do futuro dos alimentos.

Mas… como fazer cerca de 400 pessoas interagirem em um evento online?

Todos os anos, conforme o Horizonte Food cresce, este desafio vai se transformando. Começamos com 27 pessoas, num grupo que mais lembrava uma sala de aula, administrável, fácil de ser conduzido, em um evento presencial em 2018. Chegamos em 2021 num evento online, com 391 inscritos – e agora?

Este é o tipo de desafio que eu amo! Resolvê-lo é, principalmente, uma atividade de design: precisamos pensar em uma atividade que funcione tanto no volume de pessoas, quanto para cada um dos visionários e guardiões que nos acompanham no evento. Precisamos criar uma atividade que seja facilmente entendida, pois o tempo é curto. Precisamos criar um padrão de interação que possa ser replicado – mas que mantenha a criatividade, a originalidade, a pluralidade que marca o Horizonte Food.

E, mesmo como um frio enorme na barriga, eu sempre sei que chegaremos a uma atividade incrível, que trará todos os participantes dispostos à discussão e fará com que eles interajam com profissionais de todo o país. Se somos capazes de fazer até prototipagem de alimentos em um curso online, devemos ser capazes de criar alguma forma de fazer cerca de 400 pessoas interagirem entre si – tanto num evento presencial, como num online.

CONSTRUINDO HORIZONTES NO HORIZONTE 21 FOOD

Desta vez, o Horizonte 21 Food focou nos próximos 5 anos: o que 2026 reserva para o mercado de alimentos?

Afinal, o futuro está sendo construído hoje e com as sementes que estamos plantando, podemos prever as árvores, arbustos e folhagens rasteiras. Talvez possamos também prever quais sementes não germinarão. Algumas árvores não crescerão tão fortemente por falta de Sol ou água – mas as sementes estão aí, sendo lançadas todos os dias.

Na primeira parte do evento, os participantes elegeram as 10 tendências mais importantes em alimentos para 2026. A lista final foi esta:

Eles foram então divididos em grupos de composição aleatória para discutirem o futuro de uma das tendências eleitas. O que acontecerá com os ingredientes naturais em 2026? Como alimentos para fortalecer a imunidade se comportará daqui a 5 anos? Qual é o futuro do consumidor que busca dietas baseadas no seu DNA e estado de saúde?

Com base nesta discussão, os grupos foram então desafiados a criarem uma Capa de Revista de negócios, que ilustrasse esse futuro. Nós tivemos tempo dentro do evento para isso – mas percebemos que muita gente usou o intervalo entre os dois dias para dar aquele gás na produção das capas.

Para facilitar esta parte do evento, o time do Marketing da Tacta disponibilizou para os grupos uma série de ferramentas gratuitas, como o Canvas, Unsplash, Freepick, entre outros. Afinal, a maior parte dos participantes sabe tudo de alimentos, mas nada de design gráfico, não é?

As capas ganharam até uma marca exclusiva:

Pois você irá se surpreender com o resultado geral que tivemos. Dá uma olhada nas capas que recebemos: não é uma boniteza?

Só a análise das capas já nos dá um panorama muito interessante da evolução de todas essas tendências e mostra, como pensamos, que o conhecimento não está só no palco, mas junto aos participantes.

Todas as capas foram apresentadas durante o evento, o que fez com que cada grupo também conhecesse o trabalho dos demais participantes. Após essa análise, partimos para a eleição da melhor capa: o grupo escolhido recebeu uma Caixa da Inovação cada.

A capa mais votada foi a do Grupo 1:

Qual é a sua capa preferida? Conta para mim nos comentários!

De todos os anos, esta foi sem dúvida o nosso Construindo Horizontes mais “redondo” – e aquele em que mais usamos ferramentas tecnológicas para facilitar a atividade. Se inovar na educação profissional é o nosso negócio, eu vejo claramente uma evolução.

O Construindo Horizontes é tanto a nossa atividade mais desafiadora dentro do Horizonte Food quanto a mais recompensadora. É através dele que podemos medir o impacto do evento em cada um dos visionários e guardiões de alimentos que estavam presentes. Muito mais do que uma pesquisa de satisfação, o Construindo Horizontes mede engajamento e transformação.

Eu sou a Transformação – e eu sei que 391 pessoas também são em 2021.

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