Receba insights e boas práticas sobre inovação de alimentos
Preencha o formulário abaixo e receba conteúdo exclusivo sobre inovação de alimentos
Preencha o formulário abaixo e receba conteúdo exclusivo sobre inovação de alimentos
Na primeira semana de maio, aconteceu em São Paulo a feira APAS Show – o principal evento brasileiro voltado ao setor varejista. Por lá, empresas de todos os segmentos procuram mostrar seus produtos e serviços para seus atuais e possíveis clientes. É um evento bastante tradicional no Brasil, que conta com a participação das principais empresas brasileiras – e, tradicionalmente, é o momento escolhido para o lançamento oficial de produtos.
Como já havia feito com a FISA 2016, eu rodei os pavilhões observando os lançamentos de alimentos de empresas de diversos portes. Todo o tipo de produto estava por lá: de bolos prontos a guloseimas, de vinhos a cerveja para cachorro, todos os tipos de queijo, pães, carnes e biscoitos. É uma festa para quem se interessa em inovação de alimentos!
Eu estive na feira no primeiro e segundo dia a convite do nosso cliente Docile – uma empresa jovem, bem estruturada e bastante preocupada com a Qualidade e Inovação. Aos colegas e amigos da Docile, meu muito obrigada pelo convite e pela recepção nestes dois dias de feira! Enquanto estive no stand, fiquei sabendo que a empresa está se preparando para um lançamento inovador que me deixou muito curiosa (e até ansiosa!). Contudo, esse vocês terão que esperar, não posso contar por enquanto 😉
Para facilitar a leitura, vou dividir os lançamentos conforme a sua categoria de produtos. Se você não foi à Apas Show ou se não pode visitar todos os stands, vem comigo nesta viagem pela inovação de alimento no Brasil (versão 2017!):
Tenho que começar este tópico falando da especialíssima visionária Lilla Armede, mente criativa por trás da marca Obrigado. Pois a moça se candidatou para o Encontro de Visionários de Salvador, não pode ir, mas continuou batendo papo comigo desde o ano passado. Foi ela que me incentivou a ir na APAS Show – então meu muito obrigada (pun intendend 😛 ) pela força.
Eu já estava sabendo dos planos, mas ainda não podia falar: a Obrigado está trazendo ao mercado um leite de coco pronto para beber, nas versões Original, Chocolate (não pode faltar, se não o povo faz motim na porta da empresa), Banana, Morango e Linhaça, e Manga e Maracujá.
Já falamos sobre a tendência de produtos à base de proteínas vegetais, e como ela está sendo traduzida nos EUA na categoria de lácteos análogos.
Como eu sou uma pessoa da criatividade (ah, você nem tinha notado, né?), gostei muito de ver o stand: era entrar e se sentir numa praia na Bahia. Até areia e espreguiçadeira tinha. A empresa também levou uma experiência em realidade virtual para o stand, e é claro que a pessoal aqui se esbaldou.
A Natural One também estava abalando as estruturas, com seus DOZE novos produtos sendo lançados na Apas Show 2017. Quem nos recebeu foi a Gerente Comercial Poliane Vitório que, com muita paciência, nos mostrou um a um dos produtos.
O ritmo de lançamentos da empresa é realmente frenético – e só posso imaginar o tamanho da equipe de P&D responsável por criar 90 skus diferentes em 4 anos (infelizmente, não estavam no stand quando passei por lá.) Depois de criar, o lançamento segue fazendo a penetração no mercado, então só imagino o corpo de vendas!
Entre os (muitos) produtos que estava sendo lançados, alguns ainda em fase de protótipos, como o suco refrigerado da linha Fresh Premium Apple Ginger.
[envira-gallery id=”2485″]
Nessa hora, estava acompanhada da visionária e antenadíssima Luciana Monteiro, que além de tirar fotos comigo, me acompanhou na degustação (puramente profissional) da linha de drinks da empresa. 😉
Com uma linha menor, mas não menos atrativa, a QG Alimentos, empresa de alimentos do grupo Queiroz Galvão, trazia propostas de sucos sem adição. Com a uva, a empresa combina açaí e maçã, e com a água de coco, quatro sabores: cranberry, frutas tropicais, uva e maracujá. Tudo em embalagens de vidro e produzido em Petrolina, PE.
[envira-gallery id=”2495″]
Quem falou comigo foi o Gerente Comercial Roberto Zarza, que me contou toda a história da marca, desde a exportação de frutas para a Europa, passando pela produção de polpas e concentrados que abastecem outras marcas, até de decisão de industrializar seus próprios sucos.
Muito bacana a proposta da Wewi, que tem refrigerantes orgânicos com zero sódio. Eles produzem o ÚNICO guaraná orgânico no mundo: serve como inovação para vocês?
Eu ainda não conhecia a marca (também não dá para conhecer tooooodas as empresas do Brasil, não é, visionários?) que já tem 6 anos de estrada. Provei o guaraná, mas queria mesmo ter provado a água tônica rosada que era lançamento (fiquei só na vontade).
Quem segue o perfil da Sra Inovadeira no Instagram já viu o vídeo em que eu mostro o drip coffee da Santa Mônica. Depois de pipocar pela internet, tomar o famoso café passado unitário (ainda mais quando feito com um café premium como este), foi bem bacana. Muito gentilmente, o Marcio Yamamoto do Marketing da empresa nos cedeu uma amostra do produto, com a qual gravei o vídeo.
E, para finalizar, o produto mais sui generis que encontrei por lá: vinho e cerveja para cachorro. O que acham disto, visionários?
A matéria sobre a Apas Show 2017 continua com:
CHOCOLATE E OUTRAS COISAS DOCES DELICIOSAS
PRODUTOS NATURAIS E SAUDÁVEIS
CARNES E PROCESSADOS
Tem perguntas? Talvez você queira ler as nossas Perguntas Frequentes a respeito desta série da APAS SHOW 2017.
Juntos podemos causar um grande impacto através de pequenas ações: compartilhe e espalhe a mensagem.
E mais: participe da comunidade privada de +12000 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos.
Sem spam. Só inovação.
Deixe um comentário