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Organização de P&D

FILTROS IMPORTAM MAIS DO QUE IDEIAS DE NOVOS PRODUTOS

Postado em 23/07/2024 por Cristina Leonhardt
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Toda empresa deveria se preocupar mais com os filtros que usa no processo de inovação do que com as ideias que entram neste processo.

Polêmico? Eu sei. Mas fica comigo que eu te explico.

Uma empresa é um ente com recursos limitados que transforma algum ativo em algo que é atrativo para o mercado. Por mais rica que seja, nenhuma empresa tem recursos ilimitados (nem o Planeta tem). Só este argumento já bastaria para perceber que filtrar ideias é relevante – afinal, estes recursos limitados precisam ser distribuídos em projetos que tenham algum impacto pra a empresa.

Tem outro argumento, igualmente forte: o mercado tem capacidade limitada de absorver inovações. O processo decisório de inovação é mais rápido para uns, mais lento para outros, porém ele sempre acontece (como já falei aqui) – e isso quer dizer que você pode até lançar 200 produtos ao mesmo tempo, mas as pessoas vão entender cada um deles separadamente e ao seu tempo.

(De que adianta a sua ansiedade se o mercado nem absorverá o seu produto?)

Ter filtros para projetos não é limitar a inovação e a criatividade – pelo contrário: a criatividade é estimulada pela presença de restrições. Na minha prática profissional, ajudando as empresas a melhorarem a sua Gestão Estratégica de P&D, eu vejo que a presença de bons filtros para a inovação resolveria mais da metade dos problemas que diagnostico.

E que filtros seriam os mais importantes?

Na metodologia autoral DNA de Inovação, nós buscamos avaliar cada proposta por pelo menos 4 perspectivas: 2 de fora para dentro (Tendências e Persona) e 2 de dentro para fora (Estratégia e Fortalezas).

Pegue agora qualquer projeto seu e tente classificá-lo em cada uma das 4 perspectivas.

E agora, me responda, com sinceridade:

Você tem certeza da sua Estratégia de Inovação?

Você sabe bem quais são as tendências afetando este setor?

Você conhece profundamente os concerns do seu público?

Você entende quais são as Fortalezas do seu negócio?

Uma das coisas mais poderosas que uma empresa pode ter é um “chapéu seletor” de projetos de inovação. Projetos de inovação consomem tempo e recursos – e enquanto cuidamos de um, não estamos cuidando de outro.

Pense bem se você quer deixar essa rédea solta na sua empresa. Vocês podem estar trabalhando muito, porém tendo baixíssimo retorno.

Quer continuar esta conversa? Eu vou adorar ajudar a sua empresa a definir o seu DNA de Inovação e povoar o seu pipeline de inovação com projetos que tenham a cara de vocês, e muita atração para o mercado.

Entre em contato conosco.

Para seguir esta discussão, você pode ler este artigo sobre a influência dos dois tipos de restrições (de exclusão e de foco) sobre a criatividade de estudantes. E ver este TED com vários exemplos do impacto de restrições de projeto no desenvolvimento de diferentes soluções tecnológicas.

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