Receba insights e boas práticas sobre inovação de alimentos
Preencha o formulário abaixo e receba conteúdo exclusivo sobre inovação de alimentos
Preencha o formulário abaixo e receba conteúdo exclusivo sobre inovação de alimentos
No início do mês, aconteceu a 1ª edição da imersão Ventura – que reuniu 17 líderes de negócios de alimentos para uma semana intensa de conteúdos em Gestão da Inovação e vivências em negócios da Serra Gaúcha.
O Ventura combinou conteúdos aprofundados pela manhã e, à tarde, visitas técnicas guiadas a negócios da região do Vale dos Vinhedos – que nos ajudaram a entender os diferentes aspectos estratégicos da Gestão da Inovação.
Os dias foram temáticos:
Dia 1: Estratégia de Inovação | Visita à Larentis Vinhos
Dia 2: Cultura de Inovação | Visita à Tramontina TEEC
Dia 3: Gestão Estratégica de P&D | Visita à Le Petit Macarons
Dia 4: Liderança de Inovação | Visita à Garbo Enologia Criativa e ao Valle Rustico
Dia 5: Competências de Foresight.
Foi uma semana repleta de insights (você pode ver feedbacks dos participantes aqui). Neste artigo, trago minha lista das TOP 5 lições aprendidas desta semana:
E se a gente não se protegesse atrás do escudo do “tradicionalismo” dos nossos mercados? Vinho é um dos mercados mais antigos e tradicionais que há – mesmo assim, a Garbo Enologia Criativa vem crescendo a olhos vistos, entregando aquilo que alguns consumidores buscam: um vento de mudanças.
É fácil se sentir sozinho na liderança. No Ventura, tivemos uma oportunidade valiosa para compartilhar vivências, desafios, estratégias e caminhos, aumentando nossa compreensão das diferentes realidades do mercado de alimentos (com suas semelhanças, dificuldades e possibilidades). Uma rede de conexão que sai dali fortalecida.
Para ir além da tentativa e erro, precisamos qualificar a nossa tomada de decisão. E isso requer uma base de referência sólida – um dos combinados iniciais do Ventura. Na inovação, há muito achismo e superficialidade circulando e, se você não tomar cuidado, acaba gerenciando seu negócio pelo que funciona (só) em negócios dos outros. Contra o achismo, Ciência.
“Eu agora consigo nomear coisas que eu sempre pensei, e não sabia que não era apenas a minha percepção” – comentou um dos participantes ao final da imersão.
Enquanto o paradigma usual da indústria é baixo custo, alguns negócios nadam de braçada na entrega e captura de valor – no “mesmo” mercado. A obsessão pela padronização, sabor, cor e experiência que visualizamos na Le Petit Macarons – que classifica as coroas dos macarons em décimos de milímetro, garantindo um casamento perfeito de topo e fundo – foi um bom exemplo disso. Justifica a potência de um jovem negócio que já tem 26 lojas espalhadas por 6 estados, e produziu mais de 12 milhões de macarons desde sua fundação.
Sobre esta visita, você pode ver a opinião da Lucila Garcia, Gerente Executiva de P&D da 3 Corações, aqui.
Ao invés de seguir a legislação, ir além. Ao invés de copiar os concorrentes, estar na liderança do mercado. A Tramontina TEEC, como apontou muitas vezes seu carismático Gerente de P&D, não se contenta com o básico – ela se desafia. O espírito de se superar e vencer obstáculos se espalha pela cultura da empresa: da fábrica superautomatizada à patente global do Guru, da formação em robótica e automação para a comunidade ao acolhimento dos participantes do Ventura na Cozinha Show.
Foi dado o pontapé inicial desta Comunidade de lideranças inovadoras: a partir de agora, teremos um encontro na Serra Gaúcha, no outono. Entre vinhedos e vinhos, nós reuniremos os líderes dos negócios mais resilientes ao futuro do mercado brasileiro para mergulhar fundo na Gestão Estratégica da Inovação.
Coloque na agenda: Ventura 2026, de 4 a 8 de maio, no Vale dos Vinhedos comemorando os 10 anos da Sra Inovadeira.
Aguardo você.
Juntos podemos causar um grande impacto através de pequenas ações: compartilhe e espalhe a mensagem.
E mais: participe da comunidade privada de +12000 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos.
Sem spam. Só inovação.
Deixe um comentário