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Estratégias de P&D

POR QUE P&D NÃO SENTA NA MESA DA ALTA GESTÃO?

Postado em 27/07/2022 por Cristina Leonhardt
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P&D não senta na mesa da Alta Gestão

P&D é setor altamente estratégico. P&D é o coração da empresa. Sem P&D, a empresa não inova.”

Tudo muito verdadeiro.

Mas tudo balela.

P&D pode ser estratégico, mas não é.

P&D nunca será o coração de nenhuma empresa. Qualquer empresa pode viver sem P&D, e continuar bela e faceira o seu passinho para frente, passinho para trás.

P&D não é dono da inovação. Se P&D fosse dono da inovação, startup nenhuma inovava – porque a maior parte delas nem tem condições de ter um setor especializado fazendo P&D.

P&D não é dono da inovação. Aliás, nem a lidera mais. Pode ver: os líderes de inovação das empresas brasileiras são oriundos do Marketing.

Se um dia o conhecimento técnico de P&D era relevante, agora ele é distribuído, disponível, fácil de ser encontrado. Há bem poucas tecnologias desconhecidas, e elas estão em frentes de pesquisa fora do Brasil. Quem trabalha com P&D no Brasil, trabalha com o que já se conhece.

Não desenvolve tecnologia. Desenvolve aplicações de tecnologias conhecidas.

Não desenvolve ingredientes. Desenvolve aplicações de ingredientes.

Não desenvolve novos equipamentos. Desenvolve novas aplicações de equipamentos.

Por que Marketing se tornou o líder da inovação?

Por que a inovação migrou das mãos do P&D para aparecer em outros setores?

O problema que eu vejo, nesses mais de 20 anos acompanhando este setor, é que P&D está aqui no chão, quando deveria estar voando.

P&D está resolvendo problemas de Produção.

P&D está resolvendo questões de Vendas.

P&D está até fazendo recebimento de matéria-prima, lote a lote.

Não faz sentido.

P&D tem a capacidade de direcionar a empresa para um futuro de maior valor agregado.

P&D tem a capacidade de direcionar a empresa para um futuro com menor consumo de recursos.

P&D tem a capacidade de direcionar a empresa para um futuro com maior eficiência.

P&D tem a capacidade de direcionar a empresa para um futuro com maior relevância para o seu público.

P&D é sim um setor altamente estratégico para uma empresa.

P&D prepara o futuro da empresa do ponto de vista da inovação tecnológica.

Mas isso somente acontece – E SOMENTE SE – se você, líder de P&D, participar das decisões estratégicas do negócio

Se – E SOMENTE SE – você tiver um radar direcionado para o futuro.

Se – E SOMENTE SE – você pensar estrategicamente.

Mas o que é pensar estrategicamente?

  1. P&D tem que entender o negócio
  2. P&D tem que falar a língua do negócio
  3. P&D tem que saber qual é a sua parte nesse negócio
  4. P&D tem que prever as tecnologias relevantes para o negócio (no futuro)
  5. P&D tem que entender os impactos das suas decisões no negócio (especialmente no branding)

Se você está na liderança de P&D é provável que venha de uma área técnica. Que tenha tido seus bons anos como pesquisador ou pesquisadora.

Teve sucesso, recebe uma promoção.

E se depara com um monte de questões para as quais não tem preparação.

Como selecionar a equipe de P&D?

Como planejar o processo de P&D?

Como selecionar as tecnologias relevantes para a empresa no futuro?

Como equilibrar os pedidos de projetos com os recursos existentes em P&D?

Como estabelecer processos de inovação aberta?

Há mais de 20 anos trabalhando em P&D

O que eu vejo, nesses últimos 20 anos, são profissionais que buscam respostas para estas (e outras) questões da Gestão de P&D na base da tentativa e erro.

Tenta um processo, erra, tenta outro.

Tenta uma equipe, erra, tenta outra.

O problema é que ninguém mais tem tempo. Empresa nenhuma tem o luxo destes testes.

E o pior: é um desperdício de recursos, porque no final esses profissionais estão reinventando a roda.

Estão perdendo oportunidades de aprendizado com a prática e a teoria do assunto.

A teoria da Gestão de P&D existe, é só usar

A Gestão da Inovação é um campo novo dentro da Gestão, porém já tem pesquisa consistente. Para muitos dos desafios que a liderança de P&D enfrenta, existe pesquisa dando resposta – ou seja, não precisa fazer tentativa e erro.

Precisa – olha que pensamento original – pesquisar. Mas não sobre alimentos. Pesquisar sobre práticas de Gestão de P&D

Revistas como R&D Management, Creativity and Innovation Management, Journal of Knowledge Management e Technovation precisam entrar no radar de quem está na liderança de P&D.

A prática da Gestão de P&D existe, é só estar nas redes corretas

A outra oportunidade – de ouro – que esses profissionais estão perdendo é aprender com a prática de outros profissionais.

Eu vejo como o pessoal de P&D vai subindo na carreira e vai perdendo o contato com outras pessoas na mesma posição. Como as lideranças de P&D de grandes empresas de alimentos nem se conhecem – não sabem nem o nome das suas colegas em outras empresas e categorias.

São profissionais sêniores de P&D de alimentos, mas não pertencem a redes qualificadas de Gestão de P&D.

Ou seja: faz-se muito por tentativa e erro, desconsiderando a pesquisa na área e qualquer possibilidade de benchmarking.

O que eu vejo, nos últimos 20 anos trabalhando com P&D, é que está todo mundo reinventando a roda.

Um do lado do outro, reinventando eternamente a mesma roda.

Tendo os mesmos problemas, mas não encontrando soluções comuns.

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