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P&D não senta na mesa da Alta Gestão
“P&D é setor altamente estratégico. P&D é o coração da empresa. Sem P&D, a empresa não inova.”
Tudo muito verdadeiro.
Mas tudo balela.
P&D nunca será o coração de nenhuma empresa. Qualquer empresa pode viver sem P&D, e continuar bela e faceira o seu passinho para frente, passinho para trás.
P&D não é dono da inovação. Se P&D fosse dono da inovação, startup nenhuma inovava – porque a maior parte delas nem tem condições de ter um setor especializado fazendo P&D.
P&D não é dono da inovação. Aliás, nem a lidera mais. Pode ver: os líderes de inovação das empresas brasileiras são oriundos do Marketing.
Se um dia o conhecimento técnico de P&D era relevante, agora ele é distribuído, disponível, fácil de ser encontrado. Há bem poucas tecnologias desconhecidas, e elas estão em frentes de pesquisa fora do Brasil. Quem trabalha com P&D no Brasil, trabalha com o que já se conhece.
Não desenvolve tecnologia. Desenvolve aplicações de tecnologias conhecidas.
Não desenvolve ingredientes. Desenvolve aplicações de ingredientes.
Não desenvolve novos equipamentos. Desenvolve novas aplicações de equipamentos.
Por que a inovação migrou das mãos do P&D para aparecer em outros setores?
O problema que eu vejo, nesses mais de 20 anos acompanhando este setor, é que P&D está aqui no chão, quando deveria estar voando.
P&D está resolvendo problemas de Produção.
P&D está resolvendo questões de Vendas.
P&D está até fazendo recebimento de matéria-prima, lote a lote.
Não faz sentido.
P&D tem a capacidade de direcionar a empresa para um futuro de maior valor agregado.
P&D tem a capacidade de direcionar a empresa para um futuro com menor consumo de recursos.
P&D tem a capacidade de direcionar a empresa para um futuro com maior eficiência.
P&D tem a capacidade de direcionar a empresa para um futuro com maior relevância para o seu público.
P&D é sim um setor altamente estratégico para uma empresa.
Mas isso somente acontece – E SOMENTE SE – se você, líder de P&D, participar das decisões estratégicas do negócio
Se – E SOMENTE SE – você tiver um radar direcionado para o futuro.
Se – E SOMENTE SE – você pensar estrategicamente.
Mas o que é pensar estrategicamente?
Se você está na liderança de P&D é provável que venha de uma área técnica. Que tenha tido seus bons anos como pesquisador ou pesquisadora.
Teve sucesso, recebe uma promoção.
E se depara com um monte de questões para as quais não tem preparação.
Como selecionar a equipe de P&D?
Como planejar o processo de P&D?
Como selecionar as tecnologias relevantes para a empresa no futuro?
Como equilibrar os pedidos de projetos com os recursos existentes em P&D?
Como estabelecer processos de inovação aberta?
O que eu vejo, nesses últimos 20 anos, são profissionais que buscam respostas para estas (e outras) questões da Gestão de P&D na base da tentativa e erro.
Tenta um processo, erra, tenta outro.
Tenta uma equipe, erra, tenta outra.
O problema é que ninguém mais tem tempo. Empresa nenhuma tem o luxo destes testes.
E o pior: é um desperdício de recursos, porque no final esses profissionais estão reinventando a roda.
Estão perdendo oportunidades de aprendizado com a prática e a teoria do assunto.
A Gestão da Inovação é um campo novo dentro da Gestão, porém já tem pesquisa consistente. Para muitos dos desafios que a liderança de P&D enfrenta, existe pesquisa dando resposta – ou seja, não precisa fazer tentativa e erro.
Precisa – olha que pensamento original – pesquisar. Mas não sobre alimentos. Pesquisar sobre práticas de Gestão de P&D
Revistas como R&D Management, Creativity and Innovation Management, Journal of Knowledge Management e Technovation precisam entrar no radar de quem está na liderança de P&D.
A outra oportunidade – de ouro – que esses profissionais estão perdendo é aprender com a prática de outros profissionais.
Eu vejo como o pessoal de P&D vai subindo na carreira e vai perdendo o contato com outras pessoas na mesma posição. Como as lideranças de P&D de grandes empresas de alimentos nem se conhecem – não sabem nem o nome das suas colegas em outras empresas e categorias.
São profissionais sêniores de P&D de alimentos, mas não pertencem a redes qualificadas de Gestão de P&D.
Ou seja: faz-se muito por tentativa e erro, desconsiderando a pesquisa na área e qualquer possibilidade de benchmarking.
O que eu vejo, nos últimos 20 anos trabalhando com P&D, é que está todo mundo reinventando a roda.
Um do lado do outro, reinventando eternamente a mesma roda.
Tendo os mesmos problemas, mas não encontrando soluções comuns.
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