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Ahh… nada melhor que começar o dia tomando aquele cafézinho e outro pela tarde.
O café é definitivamente uma das bebidas mais consumidas no mundo, e sua popularidade no Brasil é indiscutível, visto que:
Este artigo busca entender o comportamento de consumo, através de uma visão de Food Design e Antropologia, ao redor do café. Afinal, uma bebida tão comum, e muitas vezes indispensável no nosso dia-a-dia, certamente tem nuances interessantes de comportamento.
Por Amanda Iamaguchi.
No nosso dia a dia, estamos acostumados a passarmos nosso cafézinho utilizando métodos mais populares, como coador de pano, filtro de papel ou prensa francesa. No entanto, existem diversas formas e equipamentos, alguns bastante curiosos e engenhosos, para preparar o café.
Conheça outros métodos de preparar café:
Talvez você já tenha visto nas redes sociais ou em cafeterias misturas inusitadas com café, como por exemplo, café com suco de laranja, com suco de limão, água tônica e até bebidas alcoólicas. A verdade é que o café vai muito além da bebida pura que conhecemos. À primeira vista, essas combinações podem parecer estranhas, mas elas proporcionam novas experiências sensoriais, acentuando ou suavizando alguns atributos, como o amargor. Essas misturas destacam a versatilidade do café e sua capacidade de complementar uma ampla gama de sabores.
Aqui vão algumas combinações para você conhecer, mas existe um universo de combinações:
Não Alcóolicos:
Alcoólicos:
Em um país em que grande parte da população consome café, a frase “Não obrigada, não tomo café” em uma mesa de café da tarde pode soar absurdo para alguns – “COMO VOCÊ NÃO GOSTA DE CAFÉ??”. Mas apesar de toda a popularidade do café, há quem não goste da bebida. Segundo a pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), realizada entre 2019 e 2023 com 4.200 pessoas, 5% da população do estudo não consome a bebida. E dentre os motivos de não consumir, o estudo “RAZÕES PARA NÃO BEBER CAFÉ“ destaca: sabor da bebida e problemas de saúde. Existem pessoas que não tomam café galera, e tá tudo bem!
E na internet temos de tudo né, inclusive uma lista de 10 famosos que não gostam de café.
Durante o processo de produção do café, há uma etapa chamada despolpamento, na qual a casca ao redor da semente é removida. Esta casca representa aproximadamente 50% do volume total da produção de café. Em alguns países, como a Bolívia, essa casca é reaproveitada de forma inovadora: ela é usada para preparar um chá de casca de café. Esse chá é feito com a casca desidratada, que é infusionada em água quente, resultando em uma bebida adocicada e muito saborosa. Além disso, pesquisas estão em andamento para avaliar e desenvolver produtos a partir da casca de café triturada, criando uma espécie de farinha com potencial para diversos usos culinários e industriais.
Por Ana Carolina Rodrigues.
O café moldou o Brasil que conhecemos. Das grandes fazendas no século XIX, às cafeterias instagramáveis, o café é presença obrigatória, influenciando aspectos que vão desde a política até a forma como nos relacionamos.
Você também é daquelas pessoas que não consegue começar o dia sem uma dose de café? Para muitos de nós, o café é mais do que uma simples bebida energizante pela manhã. É um ritual sagrado, uma pausa para compartilhar momentos preciosos com amigos e familiares, enraizado em tradições que atravessam gerações. Das conversas animadas em cafeterias, às negociações de negócios em salas de reunião, o café continua a nos unir.
A relação dos jovens brasileiros com o café é um mix de tradição e inovação. Para muitos, o café é uma fonte essencial de energia e foco, especialmente durante períodos de estudo ou trabalho intenso.
Os jovens estão revolucionando a relação com o café! Além de dar aquele gás, estão explorando novas formas de curtir essa bebida: com energia, criatividade e muito sabor. A tendência do café gelado vem ganhando força no corre do dia-a-dia, quase como uma quebra de expectativa desse papel tradicional do café para o brasileiro.
Apesar das mudanças nas tendências de consumo, o café continua a ser um símbolo cultural e social para os jovens brasileiros. É uma bebida que transcende as fronteiras geracionais, conecta as famílias, os amigos e cria possibilidades de conversas por horas a fio.
O café é muito mais do que uma bebida, é um estilo de vida! É tradição, é inovação, é parte do nosso jeito brasileiro de ser.
Para celebrarmos essa conexão que nos inspira todo dia, convidamos você a participar do nosso estudo sobre o consumo do café.
Para participar, clique no botão abaixo e nos conte um pouco sobre seus hábitos de consumo ;).
Os dados obtidos nesta pesquisa desempenharão um papel essencial em nosso projeto atual, que se concentra no estudo do comportamento do consumidor em relação ao consumo de café e outras bebidas. Mas…
Por que estudar o comportamento de consumo?
Se você já ouviu alguém dizer: “lancei e ninguém compra” e “as pessoas não entendem o meu produto”. Bom… a principal causa disso são as decisões de desenvolvimento de um produto baseadas em achismo sobre o usuário.
As pessoas estão cada vez mais procurando produtos com características as quais possam se conectar. Logo, desenvolver um produto sem realizar um estudo aprofundado para compreender o que seu cliente deseja, é um caminho fadado ao esquecimento, desentendimento e/ou fracasso.
Para mudar esse cenário é preciso estudar o comportamento de consumo em volta do produto que deseja desenvolver. Estudar quais são os concerns do seu consumidor, ou seja, quais são as disposições que as pessoas trazem para o processo emocional no contexto de certo projeto.
No Food Design, temos 3 tipos de concerns relevantes para traçar esse perfil:
A partir da definição de concerns de um público é possível chegar a alternativas projetuais inovadoras para o projeto. Estas diretrizes projetuais orientarão o desenvolvimento de novos produtos, desde a concepção até a execução, garantindo que o projeto atenda a objetivos específicos, satisfaça as necessidades dos consumidores e esteja alinhado com as tendências de mercado.
Não crie baseado em achismos. Desenvolva seus produtos com base em pesquisas e no entendimento das necessidades do seu consumidor!
Por entender que aspectos culturais e psicológicos não podem ser deixados de lado em uma Boa Gestão de Inovação, a Manbu – a empresa de consultoria da Sra Inovadeira – se reposicionou este ano.
Somos agora uma Consultoria em Inovação Estratégica, Food Design e Pesquisa de Consumo Alimentar, com um time que reúne as abordagens do Design, Engenharia de Alimentos e Antropologia.
Quer saber mais sobre as estratégias de inovação que podemos oferecer para a sua empresa? Clique no botão abaixo e fale com o nosso Gestor de Contas.
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