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ENTENDENDO O CONSUMO DE CAFÉ NO BRASIL

Postado em 21/06/2024 por Amanda Iamaguchi Fantini Ribeiro
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Ahh… nada melhor que começar o dia tomando aquele cafézinho e outro pela tarde.

O café é definitivamente uma das bebidas mais consumidas no mundo, e sua popularidade no Brasil é indiscutível, visto que:

Este artigo busca entender o comportamento de consumo, através de uma visão de Food Design e Antropologia, ao redor do café. Afinal, uma bebida tão comum, e muitas vezes indispensável no nosso dia-a-dia, certamente tem nuances interessantes de comportamento.

O Consumo de Café

Por Amanda Iamaguchi.

Há muitas maneiras criativas de preparar seu café

No nosso dia a dia, estamos acostumados a passarmos nosso cafézinho utilizando métodos mais populares, como coador de pano, filtro de papel ou prensa francesa. No entanto, existem diversas formas e equipamentos, alguns bastante curiosos e engenhosos, para preparar o café.

Conheça outros métodos de preparar café:

  • Aeropress: permite um controle preciso da extração, resultando em um café limpo e com sabor balanceado.
  • Hario V60: um método conhecido pelo dripper em formato cônico que forma um ângulo de 60 graus. Este formato permite que a água fique mais tempo em contato com o café, e suas espirais facilitam a escapada de gases durante a extração, proporcionando um café puro e com destaque para as características do grão.
  • Cafeteira italiana (ou Moka Italiana): cria um café forte e concentrado, uma alternativa de preparar o café bem próximo dos cafés espressos de cafeterias.
  • Cold Brew: método que é feito uma extração lenta e à frio do café, resultando em uma bebida menos ácida e amarga.
  • Café turco: preparado em cezve, um pequeno recipiente de cobre, o café turco é forte, encorpado e com textura aveludada.
  • Siphon (sifão): método que utiliza conceitos da física, como vácuo e condensação,e seu aparelho lembra um equipamento de laboratório. Através da pressão do vapor, a água sobe e passa pelo café, resultando em uma bebida pura e aromática
  • Chemex: um dripper elegante em formato ampulheta, que proporciona um café limpo e com sabor delicado
  • Kalita Wave: método que utiliza um filtro de inox com furinhos bem perto um do outro no fundo, permitindo fluxo uniforme da água e extração equilibrada.
  • etc

Seja frio ou seja quente: Café é uma bebida versátil

Talvez você já tenha visto nas redes sociais ou em cafeterias misturas inusitadas com café, como por exemplo, café com suco de laranja, com suco de limão, água tônica e até bebidas alcoólicas. A verdade é que o café vai muito além da bebida pura que conhecemos. À primeira vista, essas combinações podem parecer estranhas, mas elas proporcionam novas experiências sensoriais, acentuando ou suavizando alguns atributos, como o amargor. Essas misturas destacam a versatilidade do café e sua capacidade de complementar uma ampla gama de sabores.

Aqui vão algumas combinações para você conhecer, mas existe um universo de combinações:

Não Alcóolicos:

  • Café com suco de laranja
  • Café com limão e mel
  • Espresso com tônica
  • Café com sorvete (Affogato)
  • Café com água de coco
  • Café com matcha

Alcoólicos:

  • Irish Coffee
  • Espresso Martini
  • Café Amaretto
  • Café Baileys

O não consumo de café 

Em um país em que grande parte da população consome café, a frase “Não obrigada, não tomo café” em uma mesa de café da tarde pode soar absurdo para alguns – “COMO VOCÊ NÃO GOSTA DE CAFÉ??”. Mas apesar de toda a popularidade do café, há quem não goste da bebida. Segundo a pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), realizada entre 2019 e 2023 com 4.200 pessoas, 5% da população do estudo não consome a bebida. E dentre os motivos de não consumir, o estudo “RAZÕES PARA NÃO BEBER CAFÉ“ destaca: sabor da bebida e problemas de saúde. Existem pessoas que não tomam café galera, e tá tudo bem!

E na internet temos de tudo né, inclusive uma lista de 10 famosos que não gostam de café.

Resíduos da produção de café podem ser aproveitados!

Durante o processo de produção do café, há uma etapa chamada despolpamento, na qual a casca ao redor da semente é removida. Esta casca representa aproximadamente 50% do volume total da produção de café. Em alguns países, como a Bolívia, essa casca é reaproveitada de forma inovadora: ela é usada para preparar um chá de casca de café. Esse chá é feito com a casca desidratada, que é infusionada em água quente, resultando em uma bebida adocicada e muito saborosa. Além disso, pesquisas estão em andamento para avaliar e desenvolver produtos a partir da casca de café triturada, criando uma espécie de farinha com potencial para diversos usos culinários e industriais.

Café e Antropologia

Por Ana Carolina Rodrigues.

Impacto na Economia e na Cultura:

O café moldou o Brasil que conhecemos. Das grandes fazendas no século XIX, às cafeterias instagramáveis, o café é presença obrigatória, influenciando aspectos que vão desde a política até a forma como nos relacionamos.

O Café como Ritual Sagrado

Você também é daquelas pessoas que não consegue começar o dia sem uma dose de café? Para muitos de nós, o café é mais do que uma simples bebida energizante pela manhã. É um ritual sagrado, uma pausa para compartilhar momentos preciosos com amigos e familiares, enraizado em tradições que atravessam gerações. Das conversas animadas em cafeterias, às negociações de negócios em salas de reunião, o café continua a nos unir.

Energia e Foco

A relação dos jovens brasileiros com o café é um mix de tradição e inovação. Para muitos, o café é uma fonte essencial de energia e foco, especialmente durante períodos de estudo ou trabalho intenso. 

Exploração Criativa

Os jovens estão revolucionando a relação com o café! Além de dar aquele gás, estão explorando novas formas de curtir essa bebida: com energia, criatividade e muito sabor. A tendência do café gelado vem ganhando força no corre do dia-a-dia, quase como uma quebra de expectativa desse papel tradicional do café para o brasileiro.

Tradição e Inovação

Apesar das mudanças nas tendências de consumo, o café continua a ser um símbolo cultural e social para os jovens brasileiros. É uma bebida que transcende as fronteiras geracionais, conecta as famílias, os amigos e cria possibilidades de conversas por horas a fio.

O café é muito mais do que uma bebida, é um estilo de vida! É tradição, é inovação, é parte do nosso jeito brasileiro de ser.

Para celebrarmos essa conexão que nos inspira todo dia, convidamos você a participar do nosso estudo sobre o consumo do café. 

Para participar, clique no botão abaixo e nos conte um pouco sobre seus hábitos de consumo ;).

Os dados obtidos nesta pesquisa desempenharão um papel essencial em nosso projeto atual, que se concentra no estudo do comportamento do consumidor em relação ao consumo de café e outras bebidas. Mas…

Por que estudar o comportamento de consumo? 

Se você já ouviu alguém dizer: “lancei e ninguém compra” e “as pessoas não entendem o meu produto”. Bom… a principal causa disso são as decisões de desenvolvimento de um produto baseadas em achismo sobre o usuário.    

As pessoas estão cada vez mais procurando produtos com características as quais possam se conectar. Logo, desenvolver um produto sem realizar um estudo aprofundado para compreender o que seu cliente deseja, é um caminho fadado ao esquecimento, desentendimento e/ou fracasso. 

Para mudar esse cenário é preciso estudar o comportamento de consumo em volta do produto que deseja desenvolver. Estudar quais são os concerns do seu consumidor, ou seja, quais são as disposições que as pessoas trazem para o processo emocional no contexto de certo projeto.

No Food Design, temos 3 tipos de concerns relevantes para traçar esse perfil:

  • Em relação ao produto: compreende conhecer as preferências do usuário sobre determinado produto.
  • Em relação às atividades: compreende conhecer os ganhos pretendidos com uma atividade desempenhada pelo usuário. Que ganhos a pessoa tem ao comer?
  • De vida: compreende conhecer os objetivos de vida e identidade do usuário. Procura por produtos práticos para ter mais tempo para relaxar? 

A partir da definição de concerns de um público é possível chegar a alternativas projetuais inovadoras para o projeto. Estas diretrizes projetuais orientarão o desenvolvimento de novos produtos, desde a concepção até a execução, garantindo que o projeto atenda a objetivos específicos, satisfaça as necessidades dos consumidores e esteja alinhado com as tendências de mercado.

Não crie baseado em achismos. Desenvolva seus produtos com base em pesquisas e no entendimento das necessidades do seu consumidor!

Um olhar cultural para a Inovação

Por entender que aspectos culturais e psicológicos não podem ser deixados de lado em uma Boa Gestão de Inovação, a Manbu – a empresa de consultoria da Sra Inovadeira – se reposicionou este ano.

Somos agora uma Consultoria em Inovação Estratégica, Food Design e Pesquisa de Consumo Alimentar, com um time que reúne as abordagens do Design, Engenharia de Alimentos e Antropologia.

Quer saber mais sobre as estratégias de inovação que podemos oferecer para a sua empresa? Clique no botão abaixo e fale com o nosso Gestor de Contas.

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