Receba insights e boas práticas sobre inovação de alimentos
Preencha o formulário abaixo e receba conteúdo exclusivo sobre inovação de alimentos
Preencha o formulário abaixo e receba conteúdo exclusivo sobre inovação de alimentos
Já reparou como o Brasil está em foco? É o ano do Brasil na França, tem COP 30 no Brasil, o Brasil domina as redes sociais e exporta memes: um excelente momento para ser uma empresa brasileira e ocupar um território simbólico, semântico e, sobretudo, cultural, que só quem é daqui pode ocupar. É por isso que este ano o tema da Caixa da Inovação é Brasiliências.
Brasiliências são as expressões das brasilidades junto com a nossa malemolência: a forma como esse Brasil gigantesco tem existências tão diferentes, mas que se unem sob uma língua, uma bandeira, um entendimento comum da flexibilidade e da sociabilidade. Esse molho que só a gente brasileira tem: gente que tem raça, coragem, identidade, “aquele que sabe o sufoco de um jogo tão duro, e apesar dos pesares, ainda se orgulha de ser brasileiro“, como diria Gonzaguinha.
E, como não há um modo de ser brasileiro, temos as BrasiliênciaS – formas múltiplas de expressar a brasilidade e a malemolência através das ofertas que fazemos para a sociedade. Nossas Brasiliências estão no território do piseiro, do trap, do sertanejo, do brega, da música gaúcha, do forró, do samba, do frevo, do carimbó, da xilogravura e do grafite, da arquitetura modernista e do cobogó. A cultura de memes e as multidões em Copacabana.
A França é um grande emissor cultural no mundo e, não à toa, o Ano Cultural Brasil-França 2025 traz visibilidade para o Brasil, repetindo o sucesso do Ano do Brasil na França em 2005. Vale lembrar que, naquele ano, esta ação cultural aumentou em 27% o número de turistas franceses no Brasil e fez crescer em 17% as transações comerciais entre os países. A programação do Ano Cultural Brasil França 2025 começou em abril, rola até setembro/25 na França, e acontece de agosto a dezembro/25 no Brasil.
Pode chamar de síndrome de vira-lata, a gente não se importa: quando um autor que todo mundo foi obrigado a ler na escola viraliza fora do Brasil, a gente ama! Courtney Henning Novak, americana que viralizou na internet por se apaixonar pela literatura brasileira e, especialmente, Machado de Assis, teve um papel importante para nós mesmos: lembrar quão potente e universal é a nossa cultura escrita. Na sequência, Memórias Póstumas de Brás Cubas ocupou o lugar de livro mais vendido na Amazon EUA, na categoria “Literatura Latino-Americana e Caribenha” em 2024.
Anitta faz uma linda carreira internacional, chegando a lugares antes não ocupados por brasileiros, como o palco principal do Coachella, o 1º lugar no ranking global do Spotify ou a 1ª mulher solo a vencer o MTV Video Music Awards (feito pelo qual entrou no Guinness). É a cantora brasileira com mais entradas na Billboard 100 – a lista semanal de músicas mais escutadas nos EUA. Impulsionada por uma comunidade muito engajada de fãs, Anitta leva a brasilidade consigo – porque entendeu (mais do que muita empresa brasileira) que o seu território é o que lhe impede de ser mais uma cantora pop genérica no mundo.
Não preciso dizer mais nada, não é? O mundo inteiro conhece este meme como confused math lady – e agora muita gente sabe que ela é a atriz brasileira Renata Sorrah.
Bruno Mars, Simply Plan, Fleetwood Mac, Beyoncé, Taylor Swift: nenhum artista é imune ao canto das sereias brasileiras chamando em coro “come to Brazil“: um comportamento que mostra a capacidade de auto-organização e articulação brasileira, que promove (ou destrói) carreiras. Em setembro de 2024, o Offspring lançou uma música e um clipe sobre o fenômeno.
Uma pesquisa encomendada pela Comissão Temática de Meio Ambiente e Desenvolvimento procurou entender “O Brasil que o Brasil quer ser”: considerando a COP 30, qual é a imagem que os brasileiros querem que seja projetada do próprio Brasil para fora? A pesquisa publicada em abril de 2025 escutou conselheiros do CDESS (Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, lideranças de pensamento e negócios, além de 3.266 brasileiros e brasileiras.
Alguns dos seus insights chave:
Brasil por estrangeiros: amigo de final de semana, mas não segundas-feiras. Globalmente, o Brasil é visto como a nação mais divertida (na frente de Espanha e Itália), com mais aventura (na frente de Itália, Grécia, Espanha e Tailândia) – contudo ainda não tem força em áreas como inovação, sustentabilidade e direitos humanos.
Brasil por brasileiros: O Brasil passa por uma mudança significativa de autoimagem, deixando de ser alguém que tem esperança de ser melhor, para se ver como A esperança do mundo. Há uma percepção interna de um país que equilibra o acolhimento e o pragmatismo, uma habilidade única, original e necessária em um mundo de permacrises. A Amazônia passa a ser o lugar que representa o Brasil, desbancando o Rio de Janeiro.
A pesquisa completa vale muito a pena ser lida aqui.
.
A marca (controversa*) da empresa americana Sol de Janeiro promete firmar e hidratar a pele do bumbum, começou a aparecer no Brasil em 2021, após virar hit nos EUA e na Europa.
*impossível não pensar nas questionáveis propagandas da Embratur nos anos 70 e 80.
A Manioca nem precisa de apresentação aqui: todo mundo sabe que eu sou fã de carteirinha da marca, que busca levar a identidade cultural e alimentar paraense para o mundo. Na Caixa da Inovação 2024, a empresa apareceu com a linha de farofas, lançamento que permitiu ampliar a escala de vendas (veja uma análise minha aqui).
Todo mundo que já teve um par de Havaianas branca sabe: é duro manter a cor branca. Então, quando a marca lançou o chinelo Buttercream, os brasileiros coçaram a cabeça. Como assim? Encardida! E a marca assumiu que sim, às vezes a voz do povo é a voz de Deus.
Na semana que vem, nós divulgaremos a lista das empresas selecionadas para a Curadoria da Caixa da Inovação 2025: traremos muitos outros exemplos para você se esbaldar.
Este ano, a Caixa da Inovação gira ao redor das Brasiliências: como as empresas brasileiras de alimentos e bebidas estão interpretando esta tendência?
Na Caixa da Inovação, você recebe na sua casa uma Curadoria de lançamentos de alimentos e bebidas em 15 categorias, participa da Avaliação Guiada Sensorial e de Inovação e assiste às Inovisões, em que as lideranças relatam os bastidores dos projetos mais inovadores do Brasil.
Se você quiser receber a Caixa da Inovação 2025 ou levar esta experiência para o seu time na sua empresa, clique na imagem abaixo e entre na nossa lista de espera. São apenas 100 vagas para esta experiência única de inovação de alimentos em 2025.
Como em tudo, você pode surfar na onda fazendo correto, ou criar uma pasta “de pistache” sem pistache e cor verde Chernobyl. Escolhas 🤷🏽.
Escolhas erradas dentro da tendência Brasiliências:
Apropriar-se sem identidade própria das brasiliências que não são de seu território. Como o azeite de oliva extra virgem gaúcho chamado de “Amazônico” porque “é forte” (segundo a fundadora). Ou chamar seu negócio de Amazon, quando está nos Estados Unidos.
Copiar mais uma moda de fora, como pistache ou speculoos. Brasilidades é sobre exportar Brasil, não importar mais um biscoito de morango recheado.
Pensar timidamente, apenas no mercado nacional: tem muita oportunidade aqui, mas o mundo lá fora é gigante. Chamou a atenção a falta de protagonismo das empresas brasileiras este ano na Expo West 25 – uma feira com um excelente fit para produtos da biodiversidade. Os expositores brasileiros na Expo West deste ano estavam quase 100% limitados ao stand da Apex (que também era pequeno). Incomparável à presença do Brasil na Sial 2024, muito mais robusta.
Conheça os episódios do podcast Rádio Sra Inovadeira se conectam com a tendência Brasiliências: clique na imagem e escute.
O Brasil e ser brasileiro estão na moda – e os negócios de alimentos podem interpretar esta tendência para responder aos desejos da sociedade.
Te aguardo na Caixa da Inovação 2025.
Juntos podemos causar um grande impacto através de pequenas ações: compartilhe e espalhe a mensagem.
E mais: participe da comunidade privada de +12000 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos.
Sem spam. Só inovação.
Deixe um comentário