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BRASILIÊNCIAS: O TEMA DA CAIXA DA INOVAÇÃO 2025

Postado em 29/07/2025 por Cristina Leonhardt
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Já reparou como o Brasil está em foco? É o ano do Brasil na França, tem COP 30 no Brasil, o Brasil domina as redes sociais e exporta memes: um excelente momento para ser uma empresa brasileira e ocupar um território simbólico, semântico e, sobretudo, cultural, que só quem é daqui pode ocupar. É por isso que este ano o tema da Caixa da Inovação é Brasiliências.

brasiliências, mulher brasileira com cabeça cheia de frutas

O que são as Brasiliências?

Brasiliências são as expressões das brasilidades junto com a nossa malemolência: a forma como esse Brasil gigantesco tem existências tão diferentes, mas que se unem sob uma língua, uma bandeira, um entendimento comum da flexibilidade e da sociabilidade. Esse molho que só a gente brasileira tem: gente que tem raça, coragem, identidade, “aquele que sabe o sufoco de um jogo tão duro, e apesar dos pesares, ainda se orgulha de ser brasileiro“, como diria Gonzaguinha.

E, como não há um modo de ser brasileiro, temos as BrasiliênciaS – formas múltiplas de expressar a brasilidade e a malemolência através das ofertas que fazemos para a sociedade. Nossas Brasiliências estão no território do piseiro, do trap, do sertanejo, do brega, da música gaúcha, do forró, do samba, do frevo, do carimbó, da xilogravura e do grafite, da arquitetura modernista e do cobogó. A cultura de memes e as multidões em Copacabana.

Um Brasil que está na moda

👉🏼 Ano Cultural Brasil-França 2025

torre eife

A França é um grande emissor cultural no mundo e, não à toa, o Ano Cultural Brasil-França 2025 traz visibilidade para o Brasil, repetindo o sucesso do Ano do Brasil na França em 2005. Vale lembrar que, naquele ano, esta ação cultural aumentou em 27% o número de turistas franceses no Brasil e fez crescer em 17% as transações comerciais entre os países. A programação do Ano Cultural Brasil França 2025 começou em abril, rola até setembro/25 na França, e acontece de agosto a dezembro/25 no Brasil.

👉🏼 Machado de Assis

machado de assis

Pode chamar de síndrome de vira-lata, a gente não se importa: quando um autor que todo mundo foi obrigado a ler na escola viraliza fora do Brasil, a gente ama! Courtney Henning Novak, americana que viralizou na internet por se apaixonar pela literatura brasileira e, especialmente, Machado de Assis, teve um papel importante para nós mesmos: lembrar quão potente e universal é a nossa cultura escrita. Na sequência, Memórias Póstumas de Brás Cubas ocupou o lugar de livro mais vendido na Amazon EUA, na categoria “Literatura Latino-Americana e Caribenha” em 2024.

👉🏼 Anira

anitta nos estados unidos

Anitta faz uma linda carreira internacional, chegando a lugares antes não ocupados por brasileiros, como o palco principal do Coachella, o 1º lugar no ranking global do Spotify ou a 1ª mulher solo a vencer o MTV Video Music Awards (feito pelo qual entrou no Guinness). É a cantora brasileira com mais entradas na Billboard 100 – a lista semanal de músicas mais escutadas nos EUA. Impulsionada por uma comunidade muito engajada de fãs, Anitta leva a brasilidade consigo – porque entendeu (mais do que muita empresa brasileira) que o seu território é o que lhe impede de ser mais uma cantora pop genérica no mundo.

👉🏼 Nazaré Tedesco vira Math Lady

nazareth tedesco gif

Não preciso dizer mais nada, não é? O mundo inteiro conhece este meme como confused math lady – e agora muita gente sabe que ela é a atriz brasileira Renata Sorrah.

👉🏼Come to Brazil

Bruno Mars, Simply Plan, Fleetwood Mac, Beyoncé, Taylor Swift: nenhum artista é imune ao canto das sereias brasileiras chamando em coro “come to Brazil“: um comportamento que mostra a capacidade de auto-organização e articulação brasileira, que promove (ou destrói) carreiras. Em setembro de 2024, o Offspring lançou uma música e um clipe sobre o fenômeno.

O que é ser brasileiro na atualidade?

Uma pesquisa encomendada pela Comissão Temática de Meio Ambiente e Desenvolvimento procurou entender “O Brasil que o Brasil quer ser”: considerando a COP 30, qual é a imagem que os brasileiros querem que seja projetada do próprio Brasil para fora? A pesquisa publicada em abril de 2025 escutou conselheiros do CDESS (Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, lideranças de pensamento e negócios, além de 3.266 brasileiros e brasileiras.

mulher negra em um cenário doméstico com plantas

Alguns dos seus insights chave:

Brasil por estrangeiros: amigo de final de semana, mas não segundas-feiras. Globalmente, o Brasil é visto como a nação mais divertida (na frente de Espanha e Itália), com mais aventura (na frente de Itália, Grécia, Espanha e Tailândia) – contudo ainda não tem força em áreas como inovação, sustentabilidade e direitos humanos.

Brasil por brasileiros: O Brasil passa por uma mudança significativa de autoimagem, deixando de ser alguém que tem esperança de ser melhor, para se ver como A esperança do mundo. Há uma percepção interna de um país que equilibra o acolhimento e o pragmatismo, uma habilidade única, original e necessária em um mundo de permacrises. A Amazônia passa a ser o lugar que representa o Brasil, desbancando o Rio de Janeiro.

A pesquisa completa vale muito a pena ser lida aqui.

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Como os negócios estão expressando a sua Brasiliência?

braziliam bumbum cream

Brazilian Bum Bum Cream

A marca (controversa*) da empresa americana Sol de Janeiro promete firmar e hidratar a pele do bumbum, começou a aparecer no Brasil em 2021, após virar hit nos EUA e na Europa.

*impossível não pensar nas questionáveis propagandas da Embratur nos anos 70 e 80.

farofa com ervas amazônicas Manioca

Farofa com ervas amazônicas

A Manioca nem precisa de apresentação aqui: todo mundo sabe que eu sou fã de carteirinha da marca, que busca levar a identidade cultural e alimentar paraense para o mundo. Na Caixa da Inovação 2024, a empresa apareceu com a linha de farofas, lançamento que permitiu ampliar a escala de vendas (veja uma análise minha aqui).

chinelos havaianas encardidas

Encardida

Todo mundo que já teve um par de Havaianas branca sabe: é duro manter a cor branca. Então, quando a marca lançou o chinelo Buttercream, os brasileiros coçaram a cabeça. Como assim? Encardida! E a marca assumiu que sim, às vezes a voz do povo é a voz de Deus.

Na semana que vem, nós divulgaremos a lista das empresas selecionadas para a Curadoria da Caixa da Inovação 2025: traremos muitos outros exemplos para você se esbaldar.

Brasiliências na Caixa da Inovação 2025

Este ano, a Caixa da Inovação gira ao redor das Brasiliências: como as empresas brasileiras de alimentos e bebidas estão interpretando esta tendência?

Na Caixa da Inovação, você recebe na sua casa uma Curadoria de lançamentos de alimentos e bebidas em 15 categorias, participa da Avaliação Guiada Sensorial e de Inovação e assiste às Inovisões, em que as lideranças relatam os bastidores dos projetos mais inovadores do Brasil.

Se você quiser receber a Caixa da Inovação 2025 ou levar esta experiência para o seu time na sua empresa, clique na imagem abaixo e entre na nossa lista de espera. São apenas 100 vagas para esta experiência única de inovação de alimentos em 2025.

caixa da inovação 2025

Mas, o que NÃO são Brasiliências?

Como em tudo, você pode surfar na onda fazendo correto, ou criar uma pasta “de pistache” sem pistache e cor verde Chernobyl. Escolhas 🤷🏽.

Escolhas erradas dentro da tendência Brasiliências:

Apropriar-se sem identidade própria das brasiliências que não são de seu território. Como o azeite de oliva extra virgem gaúcho chamado de “Amazônico” porque “é forte” (segundo a fundadora). Ou chamar seu negócio de Amazon, quando está nos Estados Unidos.

Copiar mais uma moda de fora, como pistache ou speculoos. Brasilidades é sobre exportar Brasil, não importar mais um biscoito de morango recheado.

Pensar timidamente, apenas no mercado nacional: tem muita oportunidade aqui, mas o mundo lá fora é gigante. Chamou a atenção a falta de protagonismo das empresas brasileiras este ano na Expo West 25 – uma feira com um excelente fit para produtos da biodiversidade. Os expositores brasileiros na Expo West deste ano estavam quase 100% limitados ao stand da Apex (que também era pequeno). Incomparável à presença do Brasil na Sial 2024, muito mais robusta.

Brasiliências na Rádio Sra Inovadeira

Conheça os episódios do podcast Rádio Sra Inovadeira se conectam com a tendência Brasiliências: clique na imagem e escute.

marketing no nordeste alvoar cynthia serretti
paradigma amazônico de inovação manioca
o passado semeou o futuro da inovação comer história
gastronomia, brasilidade e o capitalismo tardio max jaques
potencial da funga brasileira para a inovação fanc
alimentos processados e regeneração bioporã

O Brasil e ser brasileiro estão na moda – e os negócios de alimentos podem interpretar esta tendência para responder aos desejos da sociedade.

Te aguardo na Caixa da Inovação 2025.

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