Receba insights e boas práticas sobre inovação de alimentos
Preencha o formulário abaixo e receba conteúdo exclusivo sobre inovação de alimentos
Preencha o formulário abaixo e receba conteúdo exclusivo sobre inovação de alimentos
O mundo fetichiza a tecnologia – mas não é deste fetiche que você está pensando que eu estou falando. Atribuímos à tecnologia características humanas, como agência e autonomia, e nisso transformamos a tecnologia na nossa própria versão moderna e globalizada de magia. Quem acredita que a Inteligência Artificial vai salvar ou destruir o mundo, que ela pode ser seu terapeuta ou que tem respostas para tudo está fetichizando a AI. Transformamos a tecnologia em um fetiche porque tudo o que vem antes dela, e as suas consequências está oculto: assim como em um passe de mágica.
O episódio desta semana da Rádio Sra Inovadeira traz uma reflexão sobre tecnofetichismo. Um papo cabeça que envolve Sociologia da Tecnologia, Transhumanismo, Colonialismo e Ética – e desemboca na relação dos negócios de alimentos com as novas tecnologias.
Vamos começar com a história da Sra Inovadeira.
Em 2026, faremos 10 anos deste projeto que já teve muitas caras: escola, consultoria, evento, curadoria de inovação, site, cobertura de feira. principalmente, nestes 10 anos, a gente construiu uma comunidade de profissionais de inovação, gente que trabalha em P&D, Marketing, fundadores de empresas, consultoras e muita gente empolgada com o tema, tentando entender as lógicas que fazem a inovação surgir, ser desenvolvida e se espalhar pela sociedade.
E dentro deste universo, pode parecer que qualquer coisa nova, inovadora e tecnológica me interessa. Mas não é o caso. Tem muita inovação tecnológica que eu vejo com descrença, mesmo sendo uma pessoa bastante aberta à inovação. E eu acho que você também poderia ter uma visão mais ponderada a este respeito.
O ser humano tem fetiche pela promessa que a tecnologia faz: tornar a vida mais fácil. Os Jetsons escancaravam a visão de um futuro altamente tecnológico, em que tudo era rápido, fácil e acessível. Ficamos grudados no teletransporte de Star Trek e a comida de De Volta para o Futuro II chegou a inspirar uma linha de produtos e equipamentos de ultraconveniência da Barilla.

Esses são apenas alguns exemplos de que a tecnologia, para além de ser algo que facilita a vida humana, virou um fetiche.
Mas, o que é fetiche – e por que isso importa para quem trabalha com o futuro das empresas?
Participe desta discussão e escute o episódio completo na Rádio Sra Inovadeira.
Referências usadas para a construção do episódio:
CuccinaBarilla e De Volta para o Futuro II
Definições de tecnofetichismo e a noção de magia
Sala Textil do Museu Precolombino do Chile
Trepanação e demais cirurgias realizadas pelos incas
A imposição da medicina europeia após invasão das Américas
Juntos podemos causar um grande impacto através de pequenas ações: compartilhe e espalhe a mensagem.
E mais: participe da comunidade privada de +12000 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos.
Sem spam. Só inovação.
Deixe um comentário