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Estratégias de P&D

7 ATRIBUTOS ALÉM DO ÓBVIO DE INOVAÇÃO EM PRODUTO (E 19 INSPIRAÇÕES DE EMPRESAS BRASILEIRAS)

Postado em 12/08/2025 por Cristina Leonhardt
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Quando falo de inovação em produto, muita gente vai direto para a lista de ingredientes. O que será que tem ali que possa ser inovador? Às vezes, nem virando e revirando se encontra essa tal inovação. Este olhar reducionista, que entende que toda inovação tem que estar contida diretamente na receita do produto, impede de perceber potenciais atributos de inovação além do óbvio que poderiam diferenciar as ofertas da sua empresa no mercado. Neste artigo, vou compartilhar com você atributos de inovação em produto que adicionam camadas de valor a ele – e que podem ser usados nos seus projetos de desenvolvimento.

Topa ir comigo além do vegano, proteico, sem aditivos e conservantes, energia vital, energético natural e zero lactose? (até porque a Anvisa recomenda: a maior parte disso, você nem deveria colocar no rótulo mesmo.)

Desde 2018, eu faço uma seleção de lançamentos inovadores para a Caixa da Inovação. À primeira vista, alguns produtos parecem tão simples que não deveriam ter nem entrado em uma das Curadorias da Caixa da Inovação. Alguns produtos das curadorias recentes sofreram esta crítica: o óleo com baunilha da marca Liza, a mistura para bolo da Fleischmann e o chá da Iamaní. Parece tão básico? Por que foram selecionados para uma curadoria de inovação?

óleo bolos e doces liza
mistura para bolo do seu jeito fleischmann
chá acalma a alma iamaní

ATRIBUTO DE INOVAÇÃO VÃO ALÉM DO PRODUTO (AINDA BEM)

Você pode pensar um produto como um resumo final e aparente de tudo o que vem antes dele: a originação das matérias-primas, os processos, o modelo de negócio, o tipo de relação comercial, o posicionamento de marca, a relação com o meio ambiente, a forma de pensar daquele negócio. Tudo isso está por trás do produto e nem sempre é visível a um primeiro olhar – mesmo assim, ajuda a construir valor para os clientes e usuários, que podem ser mais bem atendidos por propostas mais holísticas.

Olhar além do produto em si nos permite expandir as possibilidades de inovação e, quem sabe, entregar muita modernidade em produtos bastante simples. O foco demasiadamente intenso em produto tem criado uns lobos em pele de cordeiro: produtos que são superinovadores a uma primeira vista, cheios de ingredientes da moda, mas que são produzidos por lógicas já ultrapassadas, desconsiderando meio ambiente, território, diversidade e o futuro. No final das contas, qual é a história que o seu produto conta além do que ele carrega na embalagem?

Vamos a atributos de inovação que podem potencializar seus projetos – e que usamos na curadoria da Caixa da Inovação para identificar os produtos mais incríveis do mercado, com exemplos das curadorias 2023 e 2024.

1. Expressão do Território

Um dos atributos mais importantes da Caixa da Inovação (que este ano celebra as Brasiliências), que no final das contas valoriza a inovação em território brasileiro, é a expressão do território em que a empresa se situa. Aqui podemos olhar tanto para as práticas sociais e culturais do lugar (por exemplo, as técnicas culinárias e pratos típicos) quanto para a biodiversidade presente (em fauna, flora e funga). Ao invés de uma empresa genérica (por favor, não), que tal ser uma empresa autêntica, que não copia e que é impossível de ser copiada, porque é a própria expressão da verdade do local em que vive – e, a partir dessa expressão, encontra impulso para voar?

farofa com ervas amazônicas manioca

A Manioca traz a culinária e os ingredientes paraenses para o mundo.

gel mombora 100% NATURAL

A Mombora emprega frutas da biodiversidade brasileira para criar géis de carboidratos intratreino.

molho jabuticaba sabarabuçu

A Sabarabuçu faz tudo e mais um pouco com a jabuticaba: a fruta símbolo da cidade de Sabará (MG) onde fica a empresa.

2. Usabilidade

Conhecer bem os usos dos produtos pelos usuários finais é uma grande fonte de inspiração para a inovação. A usabilidade é a capacidade da inovação resolver os trabalhos que as pessoas desejam fazer com os produtos, e ainda não conseguem fazer bem. Produtos com maior usabilidade se “encaixam” melhor na vida das pessoas, porque as empresas estavam atentas à forma como as pessoas experienciam o consumo. Mudanças simples em embalagens e receitas podem ter impacto bastante significativo na usabilidade do produto. Pense nas embalagens que dizem “abra aqui” e que realmente devem ser abertas ali, sem utensílios extra (sonho).

óleo bolo e doces Liza

O óleos para bolos e doces da Liza contém aroma de baunilha e vem numa embalagem diferentes para não causar confusão no preparo.

geleia em bisnaga compotas ibá

A linha de geleias em bisnaga da Ibá não apenas entrega elegância, mas facilidade e segurança em usos compartilhados, como restaurantes e hoteis.

feijoada com arroz liofilizada lyovibes

Talvez o melhor exemplo de usabilidade é a linha Adventure da Lyovibes, que entrega diferentes refeições liofilizadas, em embalagens que são panela e prato, com porções grandes para quem faz esportes de natureza. Tudo desenvolvido com muita pesquisa com os usuários.

3. Personalização

Desde que existe industrialização de alimentos, existe o desejo de alimentos personalizados (este é o 8º termo mais citado entre as 548 tendências para alimentos de 2025). Não é à toa que estamos dispostos a pagar consideravelmente mais em restaurantes do que em supermercados (por quilo de produto consumido). Ser capaz de entregar algum nível de personalização em produtos industrializados é um nível bastante alto de inovação, que pode ser atingido entregando uma forma do produto ser individualizado pré-compra ou finalizado pós-compra. A personalização pode causar surpresa positiva e maior adesão (já que possibilita a reinvenção do produto pelo usuário, o que geralmente aumenta o engajamento). Você é capaz de entregar um produto que não esteja 100% pronto para o seu consumidor? Parece o oposto das apostas que a maior parte das empresas faz, não é?

bolo chocolate adoce do seu jeito

A mistura para bolo Adoce do seu jeito, da Fleischmann, permite que o usuário adoce com açúcar, frutas, diferentes tipos de adoçante – tudo testado à exaustão nos labs de P&D para dar certo na cozinha.

Um do produtos mais polêmicos da Caixa de Inovação é também um belo exemplo de personalização: qual é a sua receita para tapioca?

4. Acessibilidade

Dar acesso a quem não tem acesso, seja porque é muito caro, está muito longe, é restrito ou um impedimento para o usuário, é um dos atributos de inovação mais atuais. Empresas que trabalham o luxo acessível, entregam alimentos para quem tem restrições alimentares ou atuam com produtos (nutritivos) para a população de baixa renda, estão trabalhando no atributo de acessibilidade. Em alimentos, o exemplo mais clássico e que já esteve presente algumas vezes na Caixa da Inovação, são os produtos sem alergênicos e sem glúten, um mercado em franco crescimento. (Inclusive, esta era a minha aposta para negócios em 2018, e continua sendo.)

minipão sem gluten graniamici

O minipão sem glúten da Graniamici traz segurança para o consumo fora de casa com embalagens individuais.

biscoito  proteico com alho poro alere

O biscoito proteico com biomassa de banana da Alere é uma opção salgada de lanche proteico sem glúten – uma raridade em um mercado assolado por versões doces.

pão francês schar

O pão francês pré-assado Schar é mantido à temperatura ambiente e entrega um dos maiores alimentos de desejo para celíacos.

5. Simplificação

O que a gente chama de conveniência pode ser distribuído em 3 atributos: usabilidade, acessibilidade e simplificação. Ofertas de inovação que trabalham o atributo de simplificação reduzem a complexidade do uso dos produtos: seja por entregarem produtos prontos, que não precisam ser preparados, ou por eliminarem elementos extra, trazendo os produtos a uma essência mais simples. Toda a tendência de clean label é um exemplo de simplificação.

yobem whey coco com tapioca

A bebida proteica pronta para o consumo Coco com Tapioca da Yobem é também uma expressão do território da nordestina Alvoar.

água da pedra saborizada limão com alecrim

Elegante e simples, a linha de águas saborizadas da Água da Pedra contém apenas 2 ingredientes, para alegria das nutris e das mães preocupadas com o consumo de bebidas doces.

suplemento em barra proteico pincbar morango

5 ingredientes e um monte de proteínas: é a promessa da Pincbar em toda a sua linha focada na alimentação saudável, sem neuras.

6. Sofisticação

O outro lado da moeda: oferecer uma experiência sofisticada através de produtos processados. A sofisticação pode estar na embalagem, na receita, na exclusividade de acesso ou na proposta do produto como um todo. É claro que o luxo minimalista também pode ser considerado sofisticado (como o caso da Água da Pedra acima). Tudo é uma visão do que é sofisticação para os usuários da empresa: embalagens sutis ou muito ouro?

chocolate branco Maré com pistache caramelizado

Chocolate branco vegano, com deleite Naveia, e inclusões de pistache caramelizado. Preciso dizer mais? Uma embalagem sutil, inspirada na aquarela, entrega uma vibe quiet luxury.

bebida à base de café gheco

Apostando tudo no dourado, a Gheco trazia uma bebida de café e limão adoçada com rapadura. Infelizmente, a empresa não existe mais. Deixou saudades.

chá acalma a alma iamaní

Quer coisa mais sofisticada do que esta belíssima embalagem artística da Iamaní, na sua linha de chás que acompanha os ciclos femininos?

7. Ludicidade

Brincar com os alimentos pode parecer coisa de crianças – mas porque temos que ser tão sérios? Em um país em que ninguém saiu ainda da 5ª série e zueira rules, pode fazer todo o sentido para a sua marca trabalhar com a ludicidade. A ludicidade, contudo, não está apenas no que gera riso, mas sim no que gera gozo, mesmo quando não o estamos buscando. Existe sempre um certo elemento de surpresa nas inovações que empregam o atributo de ludicidade para se destacarem.

granokids granola com elefante

A Granosquare lançou a linha Granokids, com granolas com pequenas estrelinhas e um jogo na caixa, cuidadosamente pensadas nos pequenos.

milho para pipoca projeto crioulo

Diversão garantida são os milhos de pipoca orgânicos do Projeto Crioulo, que a gente estoura no microondas, diretamente na espiga. Uma surpresa visual e auditiva!

Há bastante espaço para inovação em alimentos e bebidas para visionários e visionárias de alimentos que pensam de forma criativa sobre o futuro da sua categoria. Você pode usar estes 7 atributos de inovação para (re)desenhar seus próximos lançamentos – quem sabe ano que vem vocês estão na nossa Curadoria 2026?

E fica o convite para você se inspirar com empresas de todo o país: vem aí a Caixa da Inovação 2025!

A Caixa da Inovação 2025 celebra as nossas Brasiliências – as nossas expressões de brasilidade e malemolência que são o puro suco do que é ser desta terra bonita por natureza. Nós reunimos os lançamentos de 15 empresas de todo o país que são uma fotografia da inovação de alimentos e bebidas dos últimos 12 meses (e que não são um biscoito de morango recheado).

São apenas 100 Caixas disponíveis – que são entregues na sua casa, com os produtos selecionados + os bastidores do seu desenvolvimento (Inovisões) + avaliação de inovação e sensorial guiada (ao vivo). Um projeto para conhecer e degustar novos produtos e entender as lógicas de inovação de empresas de todo o país.

Estamos em em período de pré-inscrições: para garantir seu acesso exclusivo às inscrições nas primeiras 24h, com um delicioso desconto, clique na imagem abaixo e entre na lista de espera.

brasiliências, mulher com frutas na cabeça

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