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4 INSIGHTS PARA NEGÓCIOS NA SIAL 2024

Postado em 06/12/2024 por Cristina Leonhardt
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Entre 17 e 21 de outubro de 2024, aconteceu a maior exposição de inovação alimentar do mundo – a SIAL. Uma feira bianual dedicada a promover inovações, conectar fornecedores e apresentar tendências no setor alimentício.

Na edição desse ano, com 7,5 mil expositores de 130 países, a feira ofereceu um panorama amplo e diverso sobre as mais recentes inovações em alimentos e bebidas ao redor do mundo.

Para um mapeamento completo dos lançamentos e tendências, a Manbu organizou a Cobertura de Inovação SIAL 2024, um evento que conectou uma comunidade de visionários ávidos por novidades no setor de alimentos.

Estive imersa na feira por três dias, durante os quais compartilhei diversas descobertas e experimentei produtos inovadores. Além das atualizações em tempo real no grupo exclusivo do WhatsApp, desenvolvemos e disponibilizamos materiais com informações adicionais de diversos produtos.

Esta experiência ampliou meu olhar para tendências globais do setor de alimentos. Junto à minha equipe, realizamos uma leitura transversal dos mais de 200 produtos e identificamos 11 tendências que inovam o mercado. Todos os insights e tendências foram apresentados após a feira, no encontro online “Insights SIAL para Negócios”.

Neste artigo, compartilharemos 4 tendências que mais nos chamaram atenção.

Para explorar todas as tendências e os insights em profundidade, criamos uma turma especial da Cobertura de Inovação, em que você terá acesso ao conteúdo completo gerado nesse período.

São 5 clippings da Cobertura da Sial 2024 (e conteúdo pré-feira, diretamente de Paris), apresentando mais de 80 empresas de destaque e +200 produtos inovadores. O material contém 216 páginas, que incluem 19 entrevistas com empresas inovadoras de todo o mundo.

Para se inscrever, clique aqui.

Conveniência na culinária global

A conveniência está impulsionando o desenvolvimento de produtos práticos e saborosos que se adaptam ao ritmo acelerado da vida moderna, como refeições prontas e kits de ingredientes para preparo de pratos típicos de todo o mundo.

Observamos que, embora as pessoas cozinhem cada vez menos, o desejo de consumir pratos típicos das diferentes culturas permanece. A globalização também favorece que mais pessoas conheçam e tenham interesse em reproduzir a culinária de países distantes da sua origem.

Essa tendência abre espaço para produtos que reduzem o tempo de preparo de refeições mais complexas, mas sem eliminar completamente a experiência de cozinhar. Produtos convenientes reduzem os pré-preparos e a busca por ingredientes de menor disponibilidade em seus locais de moradia.

As pessoas ainda valorizam sentir que contribuíram de alguma forma para a criação do prato. O grande insight que fica é: podemos desenvolver o alimento mais conveniente possível, mas nem sempre devemos. Encontrar um equilíbrio entre praticidade e envolvimento pode oferecer uma experiência autêntica e satisfatória ao consumidor.

Kits para o preparo: produtos em kits para o preparo de pratos inspirados em culinárias típicas de diversos países, que simplificam o processo sem remover totalmente o momento de cozinhar.

Sobremesas prontas: Uma linha de sobremesas prontas para consumo, com opções de arroz de leite, tiramissu e entre outras, embaladas em potes de vidro (Marie Morin).

Molhos prontos: Molhos que levam sabor de diversos pratos típicos do mundo, além da experiência de refeições de qualidade. Caldo natural concentrado, feito com peixe e crustáceos, com tomate frito, pimentos ñoras e alho.

Refeição semi- pronta: Soufflé sem glúten, rico em proteínas e sem aditivos. Uma refeição prática preparada em 3 min no micro-ondas. Atende diferentes momentos do dia e é um produto mais direcionado para jovens e adultos, fugindo da infantilização que encontramos em muitos produtos prontos. Couscous Royal é uma refeição de Couscous marroquino pronta para ser aquecida e consumida.

E no Brasil?

A diversidade e a riqueza da culinária brasileira representam uma grande oportunidade para a indústria alimentar. Oferecer produtos que capturem a essência dos nossos pratos típicos pode criar experiências marcantes e diferenciadas. Um exemplo é a feijoada, conhecida pelo seu processo de cozimento prolongado e complexo. Como podemos desenvolver soluções que tornem esse prato mais acessível e conveniente para quem prefere alternativas práticas? Isso poderia envolver inovações como porções pré-preparadas, ingredientes de cozimento rápido ou kits que mantenham o sabor e a tradição sem demandar tanto tempo na cozinha.

E é claro que podemos pensar um muitos outros pratos e sobremesas:

  • Moqueca
  • Feijoada
  • Baião de dois
  • Galinha Caipira
  • Pato no tucupi
  • Churrasco
  • Gemada
  • Arroz de leitre
  • Pavê
Sustentabilidade se expressando em produto

A cadeia produtiva sustentável é um compromisso que pode refletir na narrativa, mas também na constante busca e desenvolvimento das mudanças possíveis. As promessas deixam de ser genéricas, para a atuação da empresa, e passam a estar associadas especificamente aos produtos.

Uma das maneiras para a indústria de alimentos avançar em sustentabilidade vai além de medidas práticas, como a redução de plástico em embalagens. Ela envolve enfrentar o desafio crucial de “Como reduzir o consumo das pessoas?”.

Esse é um paradigma que pode parecer desconfortável, que questiona diretamente o modelo tradicional de mercado capitalista, mas que pode causar grande impacto, principalmente no consumo de coisas que são rapidamente descartadas. A indústria precisa explorar soluções inovadoras que não apenas minimizem o impacto ambiental, mas também incentivem práticas de consumo mais conscientes e responsáveis.

As soluções abaixo estão longe de serem ideais: afinal, o uso de uma solução de Design Verde não é suficiente para compensar todas as demais decisões de Design não-sustentáveis que foram feitas ao longo dos projetos. Então, cabe a você avaliar estas propostas com cautela, e usar o que elas têm de positivo em seus projetos futuros.

Embalagem cartonada: A empresa Oatly, além de utilizar ingredientes com menor impacto ambiental, oferece seus produtos em embalagens cartonadas, como esta que simula uma lata, unindo praticidade e sustentabilidade.

Embalagem cartonada: Azeite embalado em uma garrafa composta por 94% de papel, com um revestimento interno especial que pode ser separado para reciclagem, com instruções claras na embalagem para facilitar esse processo.

Cultivo Sustentável: Produtos de abacate com claim de cultivo utilizando apenas água da chuva. São produtos frescos e sem conservantes, processados pela tecnologia HPP (High Pressure Processing).

E no Brasil?

As ações para promover uma cadeia mais sustentável podem ser implementadas de forma gradual, alinhando-se ao estágio atual do seu negócio. Podemos começar com mudanças mais simples, como a redução de desperdício no refeitório e a diminuição da espessura de embalagens, para depois avançar em iniciativas mais complexas, tais como:

  • Marcação de pegada de carbono
  • Agricultura regenerativa
  • Reciclagem e redução do consumo de plásticos
  • Fornecedores locais
Probióticos em todas as categorias

Com consumidores cada vez mais informados sobre o impacto do intestino na saúde, as marcas estão incluindo, em produtos variados, ingredientes que promovam seu bem-estar, como os pró e prebióticos, após uma atuação relevante das indústrias de ingredientes no marketing B2C.

A saúde do intestino está em alta deste a lista das listas de tendência de 2017, e parece que agora a indústria de alimentos começou a escutar (fora das categorias de suplementos).

Noodle com probióticos: Probióticos presentes até em produtos surpreendentes, como um lámen da empresa Nudo. Um exemplo dos efeitos de campanhas voltadas ao consumidor final feitas por empresas de ingredientes.

Ameixa desidratadas com probióticos: Ameixas já são associadas com a saúde intestinal, o que faz sentido a gente agrupar com o consumo de lactobacilos.

Cookies com prebióticos: Cookies sem glúten, sem lactose e com inulina de chicória prebiótica para auxiliar na digestão.

Aliás, um bom exemplo de embalagem cheia de claims que conseguiu transmitir a mensagem desejada (inclusive que contém o sabor de liberdade da Ucrânia), sem parecer poluída.

E no Brasil?

Observamos um crescente interesse por produtos que promovem a saúde intestinal. No entanto, é essencial comunicar de forma clara os benefícios dos pro e prebióticos, pois são termos pouco conhecidos pelo público e, apesar de terem nomenclaturas semelhantes, representam componentes distintos. Portanto, o primeiro passo é educar o consumidor sobre esses ingredientes e seus efeitos, pois dificilmente ele comprará algo que não compreende.

Para desenvolvimento produtos, podemos pensar em:

  • Purês de frutas e vegetais para crianças
  • Bebidas funcionais
  • Iogurtes, kefir e kombuchas
A tonturinha está mudando de fonte

Bebidas sem álcool tendem a crescer cada vez mais, impulsionados pela maior conscientização sobre os impactos negativos do álcool na saúde, na violência, nos acidentes de trânsito e na rotina diária. Embora o consumo de álcool esteja em declínio, as pessoas ainda buscam experiências de alteração de consciência, através de outros ingredientes como, por exemplo, extratos de cogumelos e canabinoides.

De acordo com o gráfico a seguir, divulgado pela Organização Mundial da Saúde com foco nos países europeus, os franceses lideram o consumo de álcool puro per capita. No entanto, esse volume tem apresentado uma tendência de queda ao longo dos anos.

Fonte: European Health Information Gateway

Bebidas sem álcool: Mercado movimentado especialmente em cervejas, mas também vinho e drinks. Como exemplo, cervejas não alcoólica com inclusão de frutas (cereja, framboesa, pêssego e entre outras), e gengibre verde fresco, cerveja sem sem álcool para esportistas (e com adição de proteína) e um spritz sem álcool.

Nova tecnologia para remoção do álcool

A Prodalim desenvolveu uma tecnologia inovadora de desalcoolização (chamada Solos), que remove o álcool de bebidas alcoólicas sem alterar seu sabor original.

A tecnologia promete separar retornar os compostos aromáticos perdidos na evaporação do álcool, e retorná-los à bebida, mantendo a “assinatura” sensorial de cada fabricante.

Bônus: quem desenvolveu a tecnologia patenteada foi uma pesquisadora, a Dra Claudia Geyer.

Outras fontes: A alteração de consciência continua presente, porém vinda de outras fontes. Encontramos café com alegações de adaptogênicos, devido ao uso de extrato em pó de cogumelos (reish, shiitake e juba de leão), uma bebida afrodisíaca com extratos de maca e damiana, e elixires naturais com composição complexa, para serem usados como um booster da vitalidade.

Mas as pessoas ainda bebem álcool

Apesar do crescimento do mercado de bebidas sem álcool, as opções alcoólicas continuam em evoluindo. Marcas estão investindo em combinações de sabores inovadoras, marketing direcionado e ingredientes de alta qualidade, além de apostarem em embalagens modernas e atraentes.

Bebidas de celebridades: Uma tendência que une Beyoncé, George Clooney, Matthew e Camila McConaughey e Galvão Bueno.

Na Sial, temos a Phunk, marca de drinks alcoólicos da Angel portuguesa da Victoria’s Secret, Sara Sampaio. São 7 sabores, como limão e menta, lima e jalapeno e entre outros.

Coquetéis prontos para beber: Os coquetéis ready-to-drink são bebidas pré-misturadas que oferecem o sabor e estilo de um coquetel artesanal, sem nenhuma complicação. A holandesa The Stillery’s apresenta coquetéis prontos para beber, em potes de vidro, enquanto a 24Ice apresenta picolés alcoólicos baseados em drinks conhecidos.

E no Brasil?

Algumas bebidas sem álcool que podem ser exploradas no Brasil:

  • Caipirinha
  • Batidas
  • Bebidas com frutas brasileiras
  • Cerveja

A experiência na SIAL 2024 nos permitiu ver que tem muita empresa pensando no mercado de forma mais ousada e protagonista. Encontramos empresas que estão desafiando as lógicas do mercado e buscando por inovações que causam mudança.

Mas então, diante disso tudo…

De que forma a sua empresa poderia ser mais criativa?

Eu lhe ajudo a encontrar caminhos de inovação prósperos, valiosos e únicos para o futuro do seu negócio.

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