• Milhares de Projetos de P&D ao mesmo tempo?
    Receba a nossa ferramenta exclusiva e gratuita para Gestão de Múltiplos Projetos de P&D!

    E mais: participe da comunidade privada de +2000 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos. Sem spam. Só inovação.

TESTE BUDISTA MILENAR PARA SABER SE VOCÊ DEVE FAZER O ETHNOVATION

As inscrições para o Ethnovation – Pesquisa em Food Design estão acontecendo – você já garantiu a sua vaga?

Talvez você esteja pensando se este curso é para você: eu, com certeza, estaria aqui fazendo as minhas ponderações.

Para lhe ajudar a decidir, vou lhe propor um Teste Budista Milenar: leia as frases abaixo e marque as respostas que você concordar. Depois some o número de marcações e veja o resultado na sequência.

Antes de começar o teste, respire fundo e elimine todos os pensamentos da mente.

Pronto para começar?

Vamos lá:

 

TESTE BUDISTA MILENAR

Templo Gami, em Aba, Sichuan, China. Foto tirada durante o nosso sabático em 2015 – clique para saber a história dessa viagem 😉

Você já ouviu falar de design thinking e pensa: por onde eu começo?

Você desenvolve alimentos do mesmo jeito que seu/sua chefe sempre fez (aliás, ele/ela que lhe ensinou).

Você recentemente começou a trabalhar com P&D de alimentos e não faz ideia se está fazendo a coisa certa.

Você usa algumas ferramentas de design no desenvolvimento de produtos e quer se aprofundar.

Só de ouvir falar em “escutar o usuário”, você se arrepia.

A última vez que você ouviu falar de pesquisa qualitativa, um professor de engenharia disse que não era válida porque “não se aplica estatística”.

Você nunca ouviu falar de pesquisa qualitativa.

Um monte de start-ups está invadindo o mercado da sua empresa – e as pessoas parecem gostar mais delas do que de vocês.

Ultimamente seus lançamentos não têm tido tanto sucesso como no início da carreira.

A sua empresa tem tido um crescimento muito pequeno nos últimos 3 anos.

Quem ataca a indústria não entende o que ela faz.

Você quer começar um negócio novo em alimentos.

É impossível escutar o consumidor de uma empresa multinacional.

Design Thinking é apenas para empresas B2C.

Decidir que produtos lançar é a tarefa mais difícil do seu mês.

Muitas vezes, você fica sem argumentos contra as solicitações de novos produtos do pessoal de Vendas.

Você trabalha com Desenvolvimento de Produtos, e toda a sua formação foi em Exatas ou Gestão.

Você até já tentou escutar o consumidor, mas ele não comprou os produtos que disse que queria.

Você procura cursos que possam ser incorporados na sua prática de trabalho.

Você procura cursos que lhe diferenciem no mercado de trabalho.

Uma formação abrangente e holística é benéfica para o visionário de alimentos.

Conhecimento aprofundado é melhor do que conhecimento superficial.

Você faz entrevistas com o usuário para a sua empresa, mas nunca ouviu falar em Pesquisa Etnográfica.

Com tanta gente igual ao redor, encontrar pessoas de mente aberta e pensamento inovador para conversar é um desafio.

Você caiu de paraquedas em P&D há alguns anos, e se pergunta se não há algo novo acontecendo neste processo.

Você quer passar uma semana ao lado do Dafné.

Você quer passar uma semana ao meu lado.

Você quer passar uma semana ao lado da Sandra.

Você quer passar uma semana ao meu lado, do Dafné e da Sandra.

 

ANÁLISE CIENTÍFICA DOS DADOS

 

Buda no Templo Gami, em Aba, Sichuan, China. Foto tirada durante o nosso sabático em 2015 – clique para saber a história dessa viagem 😉

Se você marcou 5 ou menos:  Você está vibrando numa energia diferente de todos os demais, visionário. O resultado do teste aponta que você é um ser iluminado, próximo ao Nirvana do Desenvolvimento de Produtos. Um ser cheio de luz, que não precisa de aperfeiçoamento – praticamente um Buda de P&D.

Se você marcou entre 6 e 10: Você está num estágio bem avançado de desenvolvimento – com uma energia muito especial. O resultado do teste aponta que você está no caminho ao Nirvana da Inovação de Alimentos, mas ainda há uma trilha a ser percorrida. Você é um potencial candidato a ser o próximo Dalai Lama dos Alimentos, mas precisa continuar estudando e se aperfeiçoando. Para chegar lá, procure formações aprofundadas, únicas, que lhe diferenciem no mercado e tragam uma visão mais sistêmica sobre a produção de alimentos. O Ethnovation pode ser um Caminho do Meio para você.

 

 

Se você marcou entre 11 e 20: Você é um verdadeiro visionário de alimentos: um Monge da Inovação que está meditando pelo caminho para alcançar a Iluminação. Sua trilha até aqui foi parecida com a de seus pares, porém um chamado muito pessoal lhe apontava a direções únicas. Você é um revolucionário, um inquieto, alguém que não aceita o status quo, um líder não compreendido. Você entende o mundo como um lugar repleto de oportunidades de crescimento e desenvolvimento – e procura exercitar a curiosidade e criatividade por onde vai. Você já tem uma cesta variada de competências pessoais e técnicas, porém está buscando completar a formação com ferramentas modernas e úteis para a Inovação de alimentos. O Ethnovation é o curso para a sua carreira em Inovação de Alimentos em 2017.

 

Se você marcou 21 ou mais: Só faça o curso.


Gostou do resultado obtido, visionário? Responde para mim quantos pontos você marcou!

Ah, e se marcou 5 ou menos, e mesmo assim quer fazer o curso, nós seremos muito honrados com a sua Iluminada Presença. 😉

 

Eu posso falar por mim: quero passar 5 dias na sua companhia!

 


 

Há muitos cursos de design thinking no mercado, mas muito poucos ensinam o que é mesmo a base do processo: a Pesquisa Etnográfica.

É a Pesquisa Etnográfica que permite ao pesquisados obter os dados (codes) que vão ser usados nos processos posteriores do design thinking: as análises (geração de insights, descoberta de áreas de oportunidade) e as sínteses (ideação, geração de conceitos e protótipos).

E é justamente o que faremos neste intensivo de 5 dias!

Através de exercícios práticos, os participantes vão estar capacitados para começar a criar projetos de pesquisa qualitativa aplicada, trabalhar no guia das entrevistas, fazer entrevistas etnográficas, coletar dados de maneira formal e válida, bem como utilizar esses dados nos processos de geração de insights, ideação e validação de conceitos.

O Ethnovation – Pesquisa Etnográfica em Food Design acontece em Campinas, SP, nos dias 11 a 15 de setembro de 2017, das 8h30 às 17h30.

Para ver a programação completa e formas de inscrição, acesse esta página
 

 

 

 

 

Sobre Cristina Leonhardt

Eu quero que você alcance todo o potencial de inovação que existe dentro da sua empresa de alimentos. Se conseguirmos criar um produto diferenciado, não teremos mais consumidores. Teremos uma legião de fãs. Quer me conhecer melhor - pode me adicionar no Linkedin: www.linkedin.com/in/cristina-leonhardt/
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Milhares de Projetos de P&D ao mesmo tempo?
    Receba a nossa ferramenta exclusiva e gratuita para Gestão de Múltiplos Projetos de P&D!

    E mais: participe da comunidade privada de +2000 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos. Sem spam. Só inovação.