• Milhares de Projetos de P&D ao mesmo tempo?
    Receba a nossa ferramenta exclusiva e gratuita para Gestão de Múltiplos Projetos de P&D!

    E mais: participe da comunidade privada de +2000 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos. Sem spam. Só inovação.

ENTREVISTA COM SANDRA MIAN: INOVAÇÃO EM ALIMENTOS, UMA PERSPECTIVA HUMANA

Na entrevista de hoje, vamos falar com Sandra Mian, que é consultora em Desenvolvimento de Produtos e Inovação para empresas de alimentos e bens de consumo. Brasileira residente do Canadá, Sandra nos traz sua visão única sobre a inovação em alimentos, profundamente baseada na relação entre o alimento e o ser humano. Uma visão que foi formada ao longo de um caminho de estudo de temas como engenharia de alimentos, história, sociologia e antropologia.

Num mundo cada vez mais alienado, em que as pessoas estão sempre conectadas a algo, mas incrivelmente desconectadas entre si, a indústria de alimentos enfrenta um enorme dilema. Como responder às brutais pressões do mercado e ter sucesso, justamente produzindo o item da nossa cesta de compras que mais carrega memória afetiva?

Na parte inicial da entrevista, Sandra fala sobre o processo de inovação e suas dores – como a necessidade de mudanças nas pessoas. Ela também aborda a questão do estímulo à criatividade e como evitar que este processo saia pela culatra (tendo uma visão de inovação de longo prazo).

Entrando em questões mais subjetivas – e totalmente relacionadas ao alimento – Sandra discorre sobre a dimensão humana da inovação, da relação do alimento com a vida das pessoas e dos profissionais por trás dele.

Uma das suas frases seminais: “comida é alimento com algo mais”. A indústria produz um alimento, porém é apenas quando ele entra no carrinho de compras, ou é preparado para ir à mesa, que vira comida. Comida é história, cultura, afeto, religião. É muito mais do que apenas uma embalagem, uma formulação e um processo.

Estamos passando por um momento em que a dimensão humana do que produzimos é simplesmente esquecida – e com isso, perdemos o contato com o que de fato aquele alimento representa.

Como diz Sandra “a pessoa não está comprando apenas a latinha de alguma coisa – assim que este alimento é preparado e servido, ele passa a carregar muitas outras coisas que vão além de proteína, gordura, fibras”.

Entender esta relação entre alimento e comida é a chave para o desenvolvimento de produtos que de fato mudem o jogo. Não falamos aqui sobre alimentos que transformem consumidores em fãs?

Pois esta entrevista lhe dá um caminho muito claro de como fazer isso.

 

 

Responde aqui nos comentários: você leva em consideração a comida nos seus desenvolvimentos?

 

Você pode contatar Sandra Mian através da sua página no Linkedin. Ela também contribui para a Carnetec.

Para quem se interessar sobre o uso de pesquisas etnográficas por empresas, aqui saiu um artigo na HBR.

Sandra cita algumas obras de referência, aqui estão elas:

  1. Ian Leslie: Curious: the desire to know and why your future depends on it
  2. Fiodor Dostoievski: sua última obra, considerada o epítome de seu trabalho, é “Os Irmãos Karamázov”.
  3. Honore de Balzac: A Comédia Humana volume 1, volume 2, volume 3.
  4. Shakespeare
    1. Sobre liderança, leia Henrique V.
    2. Sobre loucura e vingança, leia Hamlet.
    3. Sobre vaidade e sucessão de empresas, leia O Rei Lear.
    4. Sobre inveja e ganância, leia Macbeth.
    5. Sobre paixão, leia Romeu e Julieta.

Gostou da entrevista? Cadastre-se no nosso canal no Youtube que vem muita coisa nova por aí! 

Para continuar recebendo informações sobre inovação de alimentos, e receber uma ferramenta bem bacana para gestão de projetos, coloque o seu e-mail a caixa abaixo! 

Sobre Cristina Leonhardt

Eu quero que você alcance todo o potencial de inovação que existe dentro da sua empresa de alimentos. Se conseguirmos criar um produto diferenciado, não teremos mais consumidores. Teremos uma legião de fãs. Quer me conhecer melhor - pode me adicionar no Linkedin: www.linkedin.com/in/cristina-leonhardt/
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Milhares de Projetos de P&D ao mesmo tempo?
    Receba a nossa ferramenta exclusiva e gratuita para Gestão de Múltiplos Projetos de P&D!

    E mais: participe da comunidade privada de +2000 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos. Sem spam. Só inovação.